A posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) foi tema de um discurso da vereadora Goretti Queiroz (PSC) na Câmara do Recife nesta quarta-feira (21). Na tribuna, a parlamentar desejou sucesso à nova gestão – e disse que a defesa da categoria será uma de suas lutas na Casa de José Mariano.
Membro do PCdoB na Câmara Municipal do Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) leu em plenário, na reunião desta quarta-feira (21), nota em defesa do deputado federal Orlando Silva, também PCdoB, autor do projeto de lei 3369/2015, que cria o “Estatuto da Família do século 21”. O vereador leu na íntegra o texto cujo título é ‘Amor, Ódio, Pós-verdade e Democracia’ e afirmou: “A indústria de fake news nas redes sociais, em grande medida responsável pela intoxicação do ambiente político e pela manipulação da opinião pública que resultou na eleição de Bolsonaro, continua funcionando a pleno vapor”.
O vereador João da Costa (PT) manifestou solidariedade ao deputado federal Orlando Silva, membro do PCdoB, que, em seu entendimento vem sendo vítima de fake news nas redes sociais, desde que a Câmara dos Deputados colocou em pauta o projeto de lei 3369/2015, que cria o Estatuto da Família do Século 21. “O que está em pauta, através desse episódio, é algo muito grave. A nossa democracia está sendo destruída e temos que nos insurgir contra essas iniciativas para estabelecer um debate real dos fatos”, disse, em reunião ordinária desta quarta-feira (21).
Uma semana depois de ter realizado a exposição “Universo singular”, composta por 20 quadros a óleo sobre tela, com obras de crianças e jovens com autismo, o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) prestou contas no plenário da Câmara Municipal do Recife. “Todas as obras foram vendidas e arrecadamos R$ 10 mil. Esse dinheiro será totalmente entregue ao grupo de voluntários que se chama Projeto Compartilhar Solidariedade, formado por educadores, psicólogos e assistentes sociais”, disse o vereador, na reunião desta quarta-feira (21).
Desejar sucesso à nova presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho. Foi com esse objetivo que o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (21). O parlamentar disse acreditar que, com a mudança na direção, a Companhia tomará novos rumos.
Em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (21), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes distribuiu 24 projetos de lei para análise e emissão de pareceres e discutiu outros 11. “Entre os que nós discutimos, nove foram aprovados; um, rejeitado e o outro recebeu pedido de vistas para avaliarmos os detalhes apresentados na proposta”, afirmou a presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (PRB). Além dela, esteve presente o vereador Hélio Guabiraba, atualmente sem partido.
Com a presença de amigos e representantes do chamado trade turístico, a Câmara Municipal realizou solenidade, na noite desta terça-feira (20), para entrega do título de cidadão recifense ao empresário madrilenho Enrique Martín-Ambrosio Merino. Entre os anos de 2013 e inicio de 2019, ele foi, no Recife, diretor geral de Expansão na América Latina da Empresa Aérea Espanhola Air Europa. Nesse período Enrique, foi o principal responsável pela vinda do voo Recife – Madri, que beneficia todo o Nordeste.
"A falta de informação e excessos praticados pela fiscalização da Prefeitura do Recife" foram alvo de críticas do vereador Ivan Moraes (PSOL), quando locutores de lojas do comércio do centro da cidade acabaram sendo proibidos de atuar, quando "a ação deveria ser educativa". Para ele, os equipamentos de som são permitidos dentro da loja e se não ultrapassar 70 decibéis, conforme regulamentação existente sobre o assunto. Ele disse na tarde desta terça-feira (20), na Câmara do Recife, que houve falha na condução da ação. “Os fiscais deveriam orientar no sentido dos lojistas buscarem licença ambiental, mas acabou sendo uma ação truculenta”.
A falta de informação e excessos praticados pela fiscalização da Prefeitura do Recife foram alvo de críticas do vereador Ivan Moraes (PSOL), quando locutores de lojas do comercio do centro da cidade acabaram sendo proibidos de atuar, quando a ação deveria ser educativa. Para ele, os equipamentos de som são permitidos dentro da loja e não ultrapassar 70 decibéis, conforme regulamentação existente sobre o assunto. Ele disse na tarde dessa terça-feira (20), na Câmara do Recife, que houve falha na condução da ação. “Os fiscais deveriam orientar no sentido dos lojistas buscarem licença ambiental, mas acabou sendo truculenta”.
Em tramitação no Congresso Nacional, a Medida Provisória nº 881/2019, que institui a Declaração de Direitos da Liberdade Econômica, já foi aprovada na Câmara dos Deputados e deve ser votada no Senado ainda nesta semana. Na Casa de José Mariano, o tema foi levado à tribuna nesta terça-feira (20) pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), que elogiou a proposta. Segundo ele, a MP vai dinamizar a economia nacional ao adotar medidas liberalizantes.