Notícias

A vereadora Ana Lúcia (PRB) cobrou respostas a requerimentos de autoria dela dirigidos à CTTU. Segundo ela, o órgão não responde aos vereadores do Recife e "essa dificuldade não é só minha, mas de outros colegas também". A parlamentar ressaltou na tarde dessa terça-feira (18), na Câmara do Recife, que as respostas, quando chegam, são sempre negativas. Ela também criticou a atuação da CTTU durante as últimas chuvas da semana passada, transformando a cidade em um verdadeiro caos. “Não se via um único agente de trânsito. Fiquei presa na Avenida Domingos Ferreira e não havia ninguém para orientar. Crianças mergulhavam para informar a profundidade do local”.

Nesta terça-feira (18), a Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Brasil completa 108 anos de sua fundação. A data foi lembrada na Câmara do Recife pelo vereador Fred Ferreira (PSC) durante a reunião plenária desta tarde. Em seu discurso, o parlamentar enalteceu o trabalho social das entidades religiosas no País.

Um dia depois de a Câmara Municipal ter recebido três projetos de lei do Poder Executivo, que chegaram com pedidos para serem analisados em regime de urgência, a Comissão de Legislação e Justiça realizou reunião extraordinária, na manhã desta terça-feira (18), para ouvir esclarecimentos do secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio. Os projetos de lei são os de números 11, 12 e 13/2019 e dizem respeito às remunerações dos servidores, gratificações, criações e extinções de cargos. A reunião, com a presença de nove vereadores, foi preparatória e serviu para nortear o parecer do relator.

A vereadora Ana Lúcia (PRB ) parabenizou a equipe pedagógica da Escola Municipal Otávio Meira Lins, no Vasco da Gama, e as três estudantes que vão representar a rede municipal de ensino do Recife na Genius Olympiad, em Nova York (EUA). Durante a reunião plenária desta segunda-feira (17), no plenarinho da Casa, a parlamentar destacou que o trabalho a ser mostrado é “A questão da fome: de Josué de Castro à segurança alimentar e nutricional”.

Eles já fazem parte do cenário urbano do Recife – e agora vão ser regulamentados pela Câmara Municipal. Os patinetes elétricos e bicicletas compartilhados por aplicativos, sem o intermédio de estações, são alvo do projeto de lei nº 69/2019, que foi analisado pela Comissão de Legislação e Justiça nesta segunda-feira (17). Presidido pelo vereador Aerto Luna (PSB), o grupo concedeu um parecer positivo à matéria.

As fortes chuvas que têm caído na capital e Região Metropolitana do Recife têm provocado vários transtornos e dificultado a vida de muitas pessoas. O vereador Ivan Moraes (PSOL) destacou na tarde desta segunda-feira (17), durante a reunião ordinária, no plenarinho da Casa, que “a gente não pode cair na armadilha de críticas fáceis. Mas é importante cobrar da Prefeitura as ações que são dignas”. Ele fez esta afirmação, antes de destacar que visitou pela manhã o Canal de Guarulhos, em Jardim São Paulo.

O vereador Aerto Luna (PSB) discordou da avaliação de que a execução do Plano de Drenagem do Recife não saiu do papel e que estaria engavetado pela gestão. Ele disse em resposta à crítica feita na tarde dessa segunda-feira (17), na Câmara do Recife, que o plano existe e se encontra no Ministério das Cidades. “A gestão aguarda verbas para executar as obras ao custo de mais de R$ 1 bilhão. Engloba a dragagem das bacias dos rios que cortam o Recife, e inclui 33 microdrenagens em vias laterais, 12 pontos em vias principais e mais 13 pontos de alagamentos”.

Desde 2016 que o Plano de Drenagem do Recife está na gaveta das secretarias da gestão municipal, de acordo com críticas feitas na tarde dessa segunda-feira (17), pelo vereador Renato Antunes (PSC). Segundo ele, não se pode culpar o prefeito, mas ao mesmo tempo não dá para não criticar a demora na discussão e execução do Plano de Drenagem da cidade. “Desde 2015 eu cobro nessa Casa a execução desse plano importante para a cidade”.

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) se pronunciou na Câmara do Recife nesta segunda-feira (17) para repercutir uma visita realizada por vereadores e membros do Poder Executivo ao Parque 13 de Maio, no bairro da Boa Vista. Segundo a parlamentar, seu mandato produziu um relatório sobre a inspeção – o documento que será entregue à Comissão de Meio Ambiente da Casa de José Mariano. Dentre os problemas detectados, estão as condições precárias das instalações dos animais expostos no local.

A Câmara do Recife aprovou as contas da área da Saúde municipal relativas ao primeiro quadrimestre de 2019, que compreende os meses de Janeiro a Abril deste ano. Os dados apresentados pela Prefeitura foram analisados pela Comissão de Saúde da Casa de José Mariano numa audiência pública realizada nesta sexta-feira (14), na sede do Poder Legislativo.