Notícias

A aprovação da regulamentação do registro e da venda de medicamentos à base de maconha, decidida na manhã desta terça-feira (03) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi tema de um discurso da vereadora Michele Collins (PP) na Câmara do Recife, durante a reunião plenária. Na tribuna, a parlamentar ressaltou que o plantio e a comercialização da planta para uso recreativo continuam proibidas no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou na manhã desta terça-feira (3) a comercialização de produtos à base do canabidiol, subproduto da maconha. Segundo o vereador Ivan Moraes (PSOL), que discursou à tarde na tribuna da Câmara do Recife, a decisão não atende às necessidades de quem precisa do remédio. Segundo o parlamentar, a resolução do órgão é uma “pegadinha” que visa beneficiar a indústria farmacêutica e que pode prejudicar quem já conseguiu judicialmente o direito de usar a medicação produzida por associações especializadas. O canabidiol tem propriedades relaxantes e pode ser utilizado para diversos tratamentos, da dor crônica à convulsão.

“Identificar empresas, produtos e prestadores de serviços que, de alguma maneira, colaboram para promover a proteção e o bem-estar animal e ambiental”. Foi com este objetivo que a vereadora Goretti Queiroz (PSC) promoveu uma reunião solene em homenagem às Empresas Amigas da Sustentabilidade e dos Animais, na manhã desta terça-feira (03), no plenário da Câmara Municipal do Recife. A parlamentar entregou certificados para 45 instituições. A solenidade foi presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD).

A Lei Federal nº 13.146/2015 instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. E cerca de 13 milhões de pessoas possuem doenças raras no Brasil, onde 539 mil indivíduos estão em Pernambuco, sendo em sua maioria crianças. Os assuntos foram abordados na manhã desta terça-feira (3), por meio de uma reunião pública promovida pela vereadora Michele Collins (PP), cujo tema foi debater as políticas públicas e outras iniciativas destinadas à pessoa com deficiência e doença rara. Justamente no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), o plenarinho ficou tomado por associações, mães e crianças com deficiência e doenças raras.

Conhecido como o gênero musical que identifica o Brasil, o samba tem seu dia nacional comemorado nesta segunda-feira (2) e foi festejado em reunião solene realizada pelo vereador Hélio Guabiraba, atualmente sem partido. O plenário e as galerias da Câmara Municipal do Recife ficaram lotados de cantores, compositores, representantes de escolas e produtores que trabalham com o samba, para assistir à solenidade que começou às 19h. O vereador destacou 47 pessoas que trabalham com o estilo musical e com a dança, prestou homenagem a elas e entregou certificados. “Hoje comemoramos o Dia Nacional e Municipal e por isso vamos realizar uma grande homenagem para os sambistas”, disse.

Denunciar abusos cometidos por policiais militares contra uma associação localizada na comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife. Foi esse o objetivo de um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) na tribuna da Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (02). De acordo com ele, no dia 22 de novembro um grupo de cinco policiais do 19º Batalhão adentraram a Associação Cultural, Artística e Ambiental do Pina (ACAAP) durante uma atividade com crianças e submeteram os membros da entidade a uma revista vexatória.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) reverenciou um dos mais brasileiros dos ritmos: o samba. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (2), ele leu uma relação de nomes de artistas, músicos, compositores e intérpretes. Fez questão, ainda, de dizer que se tratavam de “sambistas que marcam presença em Pernambuco. Sambistas de renome no Estado”. O parlamentar lembrou também que 2 de dezembro é considerado o Dia Nacional do Samba.

O vereador Fred Ferreira (PSC) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (2) para destacar um evento esportivo que aconteceu neste fim de semana no Recife. O Campeonato Pernambucano de Duathlon reuniu cerca de 70 atletas no último sábado (30), na Via Mangue. A modalidade alia corrida e ciclismo em uma só competição.

Em reunião solene realizada no final da tarde desta segunda-feira (2) os vereadores e as vereadoras da Câmara do Recife participaram de eleição com vistas ao restabelecimento da composição da Comissão Executiva do Poder Legislativo Municipal. O objetivo foi eleger, exclusivamente, o primeiro vice-presidente. Aerto Luna (PSB) foi o escolhido, numa eleição para o cargo disputado, também, por Ivan Moraes (PSol) e Ana Lúcia (Republicanos).

O samba é um ritmo que nasceu nos morros e periferias e se espalhou pelo país, chegando a cruzar fronteiras internacionais. Por força de lei, o dia 2 de dezembro é considerado desde 1964, o Dia Nacional do Samba, e a partir de 2012, o Recife ganhou o Dia Municipal do Samba. Por isso, o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) ocupou a tribuna nesta segunda-feira (2), destacou a importância do ritmo e convidou a todos para a reunião solene nesta noite, que ele promoverá, no plenário da Casa, em homenagem ao Dia do Samba.