Notícias

Na próxima sexta-feira (15), vai a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo o Bloco Nordeste de privatização de Aeroportos, que inclui seis equipamentos da região – entre eles, o Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes. Na Câmara do Recife, o assunto foi levado à tribuna pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD). O parlamentar repercutiu críticas aos valores previstos de investimento para o aeroporto, de R$ 865,2 milhões, e ao formato do pregão em bloco.

“Minha história de vida e minha história política se confundem com a cidade do Recife.” Foi com essas palavras que o vereador João da Costa (PT) deu início a um discurso de homenagem aos 482 anos do Recife na tribuna da Casa de José Mariano. O parlamentar e ex-prefeito da capital pernambucana se pronunciou nesta terça-feira (12), data em que é celebrada a fundação do município.

Os questionamentos que pairam sobre o Caso Serrambi – como ficou conhecido o crime que vitimou, em 2003, as jovens Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão – foram levados à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (12), pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). O parlamentar abordou o assunto após um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) sobre os avanços na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro.

A Comissão de Legislação e Justiça discutiu dez projetos, aprovando cinco e rejeitando cinco, na tarde desta segunda-feira (11), na sala das Comissões. Na reunião, também foram distribuídas dezesseis propostas entre os membros do colegiado e mais 196 projetos foram encaminhados para análise da Procuradoria e Consultoria da Câmara do Recife.

Aproveitando a passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no 8 de março, o vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou números da violência cometida contra mulheres e o projeto de lei, de autoria dele, Maria da Penha vai à Escola, com objetivo de conscientizar crianças e adolescentes da necessidade de respeitar mulheres e especialmente não praticarem violência contra elas.

O vereador Chico Kiko (PP) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife na tarde desta segunda-feira (11), para reforçar que “os vereadores do Recife são representantes do povo e que merecem respeito”. Cobrou mais atenção da Prefeitura, afirmando que “diariamente recebemos as demandas da população e cobramos as melhorias do Executivo”.

Aproveitando a passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no 8 de março, o vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou números da violência cometida contra mulheres e o projeto de lei de autoria dele Lei Maria da Penha vai às Escolas, com objetivo de conscientizar crianças e adolescentes da necessidade de respeitar mulheres e especialmente não praticarem violência contra elas.

O trabalho realizado pelos taxistas durante o carnaval foi elogiado pelo vereador Aerto Luna (sem partido), pelo atendimento dispensado ao público que foi às ruas nos festejos. “As cidades, Recife e Olinda, estavam repletas de turistas e moradores locais que brincaram o carnaval. Basicamente não aconteceram incidentes e todos foram muito bem atendidos”.

O vereador Aerto Luna (sem partido) destacou a Campanha da Fraternidade deste ano, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. O parlamentar, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (11), lembrou do lançamento oficial na quarta-feira de cinzas, que dá início ao período da Quaresma. Segundo o vereador, o objetivo é estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum.

Destacar a importância do Carnaval como um momento cultural, político e de consagração de liberdades. Foi com esse objetivo que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (11), durante a reunião plenária. Em seu discurso, o parlamentar repercutiu uma publicação polêmica a respeito da festa feita pelo presidente Jair Bolsonaro na rede social Twitter.