O vereador Aerto Luna (sem partido) ressaltou a importância do Maio Roxo. Foi através do requerimento de número 2040/19 de sua autoria, que a Casa de José Mariano está sinalizada na cor roxa. “A Câmara Municipal do Recife está iluminada com esta cor com o intuito de incentivar a campanha Maio Roxo, que visa à conscientização dos cidadãos em relação às doenças inflamatórias intestinais, incluindo a doença de Crohn e retocolite”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (6).
As necessidades de pessoas com deficiência e acessibilidade reduzida no contexto da reforma da avenida Conde da Boa Vista foram tema de um debate realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife. Reunido nesta segunda-feira (6), na sede da Casa de José Mariano, o grupo discutiu problemas relativos à obra com integrantes da Prefeitura, Governo do Estado, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (Comud) e outras entidades do setor.
No momento em que o Brasil assiste, vive e sofre as consequências de um conjunto de notícias ruins, motivadas pelas situações política, econômica e social, o vereador Ivan Moraes (PSol) inovou: usou o microfone do plenário, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (6), para comentar apenas coisas boas. Ele quis falar apenas de bons acontecimentos na vida cotidiana e particular das pessoas, independentemente do contexto geral. “Eu acordei triste com tantas notícias ruins nos jornais e pedi, nas minhas redes sociais, que as pessoas me mandassem apenas boas notícias. E as recebi”, disse.
Representantes da União dos Vereadores do Brasil (UVB) visitaram a Câmara Municipal do Recife na manhã desta sexta-feira (03). Em pauta, a proposição de uma reunião solene que marcará os 55 anos da entidade e o convite para um congresso em Caruaru. O presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu o presidente da UVB, Gilson Conzatti (MDB), vereador da cidade de Iraí (RS) e o superintendente da UVB – Seccional Pernambuco, Marquinhos da Garagem (PSB), presidente da Câmara Municipal de Bonito (PE).
O projeto de lei do Executivo (PLE) 9/2019, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2020, já chegou à Câmara o Recife e já está tramitando. Esta semana o PLE foi lido em plenário. O prazo para emendas dos vereadores vai até o dia 15 deste mês. O diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério Nascimento, disse na manhã desta sexta-feira (03), que o projeto deve ser devolvido para o Executivo até o dia 15 de junho.
O feriado do Dia do Trabalhador não atrasou o ritmo de análise de projetos da Comissão de Educação, Turismo e Esportes da Câmara do Recife. O grupo, que se encontra às quartas-feiras, promoveu uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (2), na sede do Poder Legislativo, para dar pareceres a cinco projetos que tramitam na Casa. Presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), a Comissão distribuiu outros dez projetos aos relatores.
A vereadora Michele Collins (PP) foi empossada no cargo de conselheira Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, na condição de representante da Casa de José Mariano. A solenidade de posse ocorreu na tarde de terça-feira (30). Participam do colegiado entidades da sociedade civil, Prefeitura do Recife e Câmara do Recife.
Com o objetivo de homenagear o Dia Estadual Mulher Evidência, instituído pela Lei nº 16.824/2018 que definiu no calendário oficial anual a data de 30 de abril, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), promoveu uma reunião solene no plenário da Casa de José Mariano, na noite desta terça-feira (30), que contou com a presença de várias personalidades e autoridades. Na ocasião, 13 mulheres receberam uma menção honrosa pelo seu destaque no estado e país.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) criticou as declarações recentes e cortes de verbas de universidade federais realizados pelo Ministério da Educação. Os cortes de 30% foram nas universidades da Bahia, de Brasília, e a Fluminense. “Um ministro que afirma que no Nordeste só se deve estudar agricultura e que todas as universidade são comunistas, esquece que temos aqui um grande centro científico, um polo médico dos melhores do país”.
A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara promoveu reunião na tarde desta terça-feira (30), na Sala das Comissões. Durante o encontro foram analisados 12 projetos de lei elaborados pelos parlamentares e, destes, dez receberam parecer pela aprovação e dois pela rejeição. “A reunião foi muito produtiva, porque discutimos amplamente várias proposições. Temos certeza que a Comissão tem dado uma contribuição importante para análise de projetos que podem resultar em leis para a cidade”.