O atual chefe de gabinete do prefeito Geraldo Julio, cotado para ser secretário de Administração e Gestão do Recife, Marconi Muzzio, compareceu à Câmara Municipal do Recife para esclarecer dúvidas dos vereadores sobre o projeto de lei 01/2019, do Executivo, que extingue 295 cargos comissionados e promove a reestruturação da administração direta e indireta do município do Recife. Dentro da reestruturação administrativa proposta pela Prefeitura está o desmembramento da Secretaria de Infraestrutura e Habitação (ela passa a ser duas, de Infraestrutura e de Habitação) e a Secretaria de Planejamento e Administração de Gestão de Pessoas (também passa a ser duas, de Planejamento e Gestão e de Administração de Gestão de Pessoas).
Quando a orquestra tocou os primeiros acordes, os passistas começaram a fazer evoluções e foi o suficiente para alguns transeuntes pararem à frente da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (7). Mas, não se tratava de uma simples apresentação para dar visibilidade à música e à dança que são espelhos da cultura pernambucana. Tratava-se de um chamamento para que o povo participasse da audiência pública realizada com o objetivo de escutar as demandas da sociedade com relação às políticas públicas sobre o frevo, por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSol), dois dias antes de se comemorar o Dia do Frevo.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife foi instalada na tarde desta quarta-feira (6), na Sala das Comissões, após a reunião plenária. Para o biênio 2019/2020, os vereadores Carlos Gueiros (PSB) e Chico Kiko (PP) foram reconduzidos à presidência e vice-presidência, respectivamente. Também integra o colegiado, como membro efetivo, o vereador João da Costa (PT), além de Benjamim da Saúde ( PATRI) e Rodrigo Coutinho (SD), que são suplentes.
Um homem à frente de seu tempo, que esta semana completaria 100 anos se vivo fosse, recebeu inúmeras homenagens. E não podia ser diferente. Afinal, foi o professor Fernando Figueira que criou instituições renomadas. Mais ainda. Nos idos de 1960 liderou médicos de diversas especialidades para sair de seus consultórios, em uma atitude inédita, e atender pessoas carentes. Nascia ali uma série de instituições voltadas ao atendimento dos mais necessitados.
O vereador Chico Kiko (PP) subiu à tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta quarta-feira (6), e abordou a publicação no Diário Oficial do Município do edital de contratação de uma empresa de engenharia. O contrato se refere a um projeto e planilha orçamentária para a construção de um hospital do idoso no Recife.
Responsável pelo projeto Raio-X das Escolas, que fiscaliza as unidades de ensino do Recife, o vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (6) para discutir o assunto. O parlamentar retomou o debate que já havia promovido no plenário nesta semana acerca do discurso do prefeito Geraldo Julio proferido na última sexta-feira (1º) na sede do Poder Legislativo. Na ocasião – a volta dos trabalhos da Câmara após o recesso parlamentar –, o chefe do Executivo havia feito um balanço de sua gestão.
Para o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), a questão da segurança pública no país não se resolve apenas com boas leis. Elas são necessárias, mas é preciso cuidar do entorno, que cerca as populações. “Sem saúde, educação, infraestrutura e uma vida digna não é possível cuidar da segurança das cidades”.
Dar conta das discussões da última reunião do Conselho Municipal do Idoso (COMDIR), realizada na terça-feira (5). Foi com esse objetivo que a vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (6). Em seu discurso, a parlamentar falou da necessidade de atualizar o regimento da entidade, da preparação para a Conferência Municipal do Idoso e das perspectivas para a concretização do Hospital do Idoso, a ser construído na capital.
Na tarde desta terça-feira (05), foi instalada a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife. Para o biênio 2019/ 2020, o vereador Gilberto Alves (PSD) foi reconduzido ao cargo de presidente do colegiado e Aerto Luna (PRP) assume a vice-presidência. Este encontro da Comissão é destinado ainda para a posse dos demais membros.
O vereador Eriberto Rafael (PTC) foi reconduzido ao cargo de presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife para o biênio 2019/ 2020. À vice-presidência do grupo também foi reconduzido o vereador Rinaldo Junior (PRB). A reunião de instalação do colegiado ocorreu na tarde desta terça-feira (05), na Sala das Comissões e, conforme prevê o Regimento Interno, é nesse primeiro encontro que os membros e suplentes tomam posse, além de ser realizada a eleição para presidente e vice-presidente do grupo.