Notícias

O vereador Jairo Britto (PT) condenou, na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife, acusações feitas ao Partido dos Trabalhadores durante discursos sobre as eleições presidenciais. Disse ser integrante do partido dos Trabalhadores, mas que não fazia parte de nenhuma quadrilha e não iria agredir o partido dos outros e nem alimentar ódios.

O vereador André Régis (PSDB) ressaltou os efeitos causados pela Operação Lava Jato da Polícia Federal nas eleições deste ano. Segundo afirmou na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (9), houve uma renovação de mais de 80% no Congresso Nacional. Ele também aproveitou a ocasião para agradecer aos pernambucanos a expressiva votação que obteve na sua candidatura a deputado federal.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) congregou na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife, a todos os democratas a se unirem neste segundo turno das eleições presidenciais, em 28 de outubro, em torno do projeto democrático. Para ele, o pleito se configura como uma disputa entre democracia e fascismo "e por isso todos devem se unir para combater um perigo real".

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes se reuniu na tarde desta terça-feira (9) para analisar e dar parecer a proposições em tramitação no colegiado. Na ocasião, foram discutidos cinco projetos, destes, quatro foram aprovados e um rejeitado. Outros 16 foram distribuídos entre os membros do grupo. Dentre as medidas aprovadas está o projeto de lei número 122/ 2018, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PRB), que cria o boletim escolar eletrônico nas escolas da rede pública municipal do Recife.

Gestor de carreira, o vereador Renato Antunes (PSC) elogiou com ressalvas a realização de concurso público para cargos de analistas de gestão e planejamento. No entanto, lamentou na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife, que tenham sido abertas apenas 25 vagas quando a necessidade seria de cerca de 600. “Essa pauta foi assunto de minha primeira e única reunião que tive com o Prefeito do Recife ao longo de meu mandato. Na ocasião cobrei dele um olhar mais profissional para a gestão municipal. O concurso é bom, mas deixa a desejar”.

A vereadora Ana Lúcia (PRB) repercutiu a sanção da lei municipal 18.519/2018, que transforma a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) em Patrimônio Cultural Imaterial, e disse esperar que o ato do Poder Executivo venha a ser “apenas o início de um tratamento diferenciado para com um equipamento que nos orgulha”. Ela fez o comentário durante a reunião ordinária desta terça-feira (9), uma vez que é autora do projeto de lei 74/2018 que originou a proposta. “Foi um reconhecimento, mas é preciso que o poder público tenha um novo olhar para a cultura”, acrescentou.

Com uma pergunta que reflete a atribuição parlamentar de fiscalizar as contas do Poder Executivo, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública na manhã desta terça-feira (9) para questionar: “Pra onde vai nosso dinheiro?”. O foco do interesse eram as verbas orçamentárias referentes às políticas de comunicação da Prefeitura do Recife. A previsão inicial da Lei Orçamentária Anual de 2018, aprovada no ano passado pela Câmara Municipal do Recife, era de R$ 10,9 milhões com gastos referentes à Coordenação, Supervisão e Execução das Políticas de Comunicação e Relações Institucionais. “Entretanto, ao longo do ano de 2018, em apenas oito meses, houve suplementações de crédito bastante significativas na rubrica”, esclareceu o vereador.

Um dia após as eleições, nesta segunda-feira (8), a vereadora Ana Lúcia (PRB) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para destacar o desempenho do Partido Republicano Brasileiro (PRB). “Nós não seremos mais chamados de partido nanico. Elegemos 30 deputados federais”, comemorou. O resultado, segundo a parlamentar, é fruto da visão estratégica do grupo. “O partido traz pessoas como eu, uma professora. Surgiu trazendo pessoas anônimas, fazendo o porta a porta, buscando o eleitor”.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu o resultado das eleições nacionais e estadual e disse, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (8), que o partido ao qual é filiado tem um jeito diferente de fazer política. “Nós temos um jeito diferente de dizer as coisas. Elegemos aqui em Pernambuco o primeiro coletivo formado por cinco mulheres para a Assembleia Legislativa. Muitas pessoas estão se perguntando como esse mandato irá funcionar, pois têm curiosidade sobre como será a atuação de cinco mulheres ocupando o mesmo mandato”, afirmou.

Integrante do Partido Progressista (PP) na Câmara do Recife, o vereador Romero Albuquerque será agora deputado estadual. Ele foi eleito, no último domingo, com 29.262 votos para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativo de Pernambuco (Alepe), a partir de janeiro do próximo ano. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (8), o parlamentar comemorou a vitória em nome da causa animal.