Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (29), o vereador Almir Fernando (PSB) relatou problemas enfrentados pelos moradores de morros da cidade. Ele cobrou à Compesa melhorias no abastecimento de água e reclamou da situação do transporte coletivo. “No Grande Recife Consórcio [responsável pelo transporte público no Recife e Região Metropolitana] eu não tenho mais esperança para nada. Aqui foi votado o ar condicionado nos ônibus, que não chegou ainda no nosso transporte. A qualidade é péssima, e o pior é que até o transporte estão tirando das comunidades. Eu moro no Alto José Bonifácio e tiraram linhas de lá”, afirmou.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (29), o requerimento, de sua autoria, que concede voto de aplausos às escolas da Rede Municipal de Ensino pelo bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. Ela destacou nominalmente as 10 primeiras melhores escolas colocadas nas classes de alfabetização, anos iniciais e anos finais. “O grande avanço que a gente pode chamar nesse Ideb é o Programa de Alfabetização na Idade Certa”, disse. O requerimento foi aprovado em plenário.
O vereador Zé Neto (PSB) ressaltou a questão da restauração, manutenção e construção das pontes do Recife, durante pronunciamento realizado na manhã desta terça-feira (29) na reunião plenária da Câmara do Recife. “Essas pontes são, sem dúvida, parte da identidade e da paisagem urbana do Recife, mas também representam um desafio constante de manutenção e investimento. Quero parabenizar a gestão pelo que já foi realizado e reafirmar o compromisso desta Casa em fiscalizar e apoiar ações que façam do Recife uma cidade melhor para se viver, com pontes seguras e bem cuidadas”.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (29), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) parabenizou a passagem do Dia do Servidor Público, celebrado ontem (28), e fez uma retratação direcionada ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). “Quero parabenizar todos os servidores municipais, estaduais e federais pelo Dia do Servidor. Quero dizer também que houve um equívoco de minha parte sobre a questão do intervalo bíblico nas escolas. Eu disse, anteriormente, que o Sintepe teria entrado com uma representação no Ministério Público, mas o Sintepe foi chamado pelo Ministério Público, juntamente com a Secretaria de Educação. Achei por bem vir à tribuna e me retratar nessa questão porque temos muito respeito por esse grande Sindicato”.
O projeto de lei (PLO) número 207/2022, que dispõe sobre as bases para elaboração da “política municipal de uso e distribuição de remédios derivados da cannabis sp.” foi discutido e aprovado em primeira votação na Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (29). Trata-se de uma proposição histórica, por ser assinada por 26 vereadores da Casa de José Mariano. Na prática, a proposta autoriza a Prefeitura do Recife a fazer parcerias com instituições que produzem medicamentos à base da cannabis sp., e a fazer a distribuição deles pela rede municipal de saúde, tendo em vista a “comprovação dos benefícios do uso da substância no tratamento de diversas doenças, como epilepsia, autismo e Alzheimer, além da necessidade de regulamentação do uso”.
Às vésperas do encerramento do mês em que ocorre o movimento de conscientização para o controle do câncer de mama, a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta terça-feira (29) palestras para marcar o Outubro Rosa, visando compartilhar informações e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença. Desde o dia primeiro, como forma de se integrar à campanha mundial, a Casa de José Mariano também manteve a fachada externa com iluminação na cor que é a marca registrada para alertar mulheres e homens sobre a importância da prevenção do adoecimento.
Após pronunciamentos de vereadores que cobraram melhorias na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), controlada pelo Governo do Estado, o vereador Felipe Alecrim (Novo) subiu à tribuna da Câmara do Recife para fazer ponderações sobre o tema. Em seu discurso proferido nesta terça-feira (22), Alecrim afirmou que as reclamações sobre a Compesa parecem ser, para ele, sinais do início da disputa político-partidária pelo Governo de Pernambuco, cuja eleição ocorre em 2026. Nesse contexto, o parlamentar enumerou uma série de problemas que poderiam ser observados no âmbito municipal, em áreas como saúde, habitação e empreendedorismo.
Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (22), vereadores defenderam a necessidade de se melhorar a atenção, nas áreas de educação e saúde do Recife, às crianças com autismo. “Ao longo da campanha eleitoral eu identifiquei mais de 400 crianças com autismo, mas as mães não têm laudo para aposentar, para ganhar BPC (Benefício de Prestação Continuada) e partir para a luta do tratamento, da terapia ocupacional, da medicação, da fonoaudiologia”, afirmou o vereador Paulo Muniz (PL). Além dele, também abordaram o assunto os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Amaro Cipriano Maguari (PP).
O processo de renovação de matrículas na rede pública municipal de educação 2025 foi tema do pronunciamento da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) nesta terça-feira (22). A parlamentar disse estar preocupada com as pessoas que não possuem acesso digital. O assunto foi levado à reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. “Sabemos que é a forma eletrônica que se faz a renovação, mas nós ainda temos muitos excluídos digitais e são essas famílias que me preocupam. É preciso que a Secretaria de Educação amplie o número de polos de matrícula. Outro apelo que faço é contratar professores docentes e profissionais não docentes visando cumprir aula atividade desde o primeiro dia do ano letivo”.
A greve nacional dos trabalhadores portuários, que acontece nesta terça-feira (22), foi tema de um discurso proferido pelo vereador Osmar Ricardo (PT) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta manhã. O parlamentar explicou que a categoria se mobiliza diante da possibilidade de alteração na Lei dos Portos, o que pode afetar a exclusividade da contratação pelo órgão gestor de mão de obra e abrir caminho para um processo de terceirização. No pronunciamento, Osmar Ricardo falou em lançar um ato de repúdio contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), que criou uma comissão de juristas para modificar a lei e que deve analisar, nesta terça-feira, o anteprojeto dessa reformulação.