A crise dos combustíveis deflagrada por protestos de caminhoneiros nas estradas brasileiras foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta terça-feira (29). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar defendeu que o ponto central da crise foi a mudança na política de precificação dos combustíveis realizada pela atual gestão da Petrobras. Além de criticar a política, que permite o reajuste diário de preços, Ivan Moraes afirmou que houve omissão do assunto na cobertura midiática dos protestos.
O vereador André Régis (PSDB) criticou a Secretaria de Educação do Recife que, segundo ele, até o momento não conseguiu distribuir o fardamento para todos os alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Durante a reunião plenária desta terça-feira (29), o parlamentar assegurou que somente os estudantes das RPAs 1 e 2 (o Recife tem seis Regiões Político Administrativas) estão com fardas. “Mesmo assim os uniformes entregues até este mês têm tamanhos incompatíveis para com vários alunos”, advertiu.
A vereadora Michele Collins (PP) disse que é "uma agressão à família e às instituições cristãs” a realização da segunda edição da exposição coletiva “Tramações”, que está em cartaz no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A mostra lança olhares para as questões de gênero e sexualidade e, segundo a parlamentar, que fez discurso durante o pequeno expediente da reunião plenária, na tarde desta terça-feira (29), “vai contra todos os princípios religiosos”.
O vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (29), para repercutir a 20ª Festa de Frei Damião. O evento aconteceu entre os dias 24 e 27 de maio no Convento São Felix de Cantalice, no bairro do Pina. A festividade lembrou os 21 anos da morte do frade e o processo de beatificação, iniciado em 2003, após a coleta oficial dos materiais dos milagres realizados por Frei Damião.
Nesta terça-feira (29), encerra-se o prazo para a apresentação de emendas ao projeto de lei de autoria do Poder Executivo nº 11/2018, que trata da regulamentação do transporte remunerado privado individual de passageiros intermediado por plataformas digitais. Durante a reunião plenária desta tarde, o vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna da Câmara do Recife para tratar do assunto. O parlamentar apresentou 17 emendas ao substitutivo nº 5 do projeto.
Por causa da suspensão do expediente desta segunda-feira (28) - em virtude da greve dos caminhoneiros e as conseqüências nos mais diversos setores – todas as proposições em tramitação na Câmara Municipal do Recife têm prazo regimental para recebimento de emendas ampliado em mais um dia. De acordo com o presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB), a iniciativa tem por objetivo não prejudicar o processo legislativo, tendo em vista que há medidas que terminariam o prazo de emendas neste dia, como é o caso do projeto de lei número 11/2018, do Poder Executivo.
A Câmara Municipal do Recife não terá expediente nesta segunda-feira, 28. A decisão foi tomada pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), considerando os efeitos causados pela greve dos caminhoneiros. "Diante dos impactos trazidos pelo movimento de paralisação da categoria dos caminhoneiros no funcionamento das instituições e serviços públicos em todo o país, a Câmara resolve suspender o expediente nesta segunda-feira", informou o parlamentar.
Nesta segunda-feira (28) termina o prazo para apresentação de emendas ao projeto de lei número 11/2018, do Poder Executivo, que dispõe sobre a regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros intermediado por plataformas digitais no Recife. A medida começou a tramitar na Câmara Municipal desde o último dia 14, quando foi lida em plenário e distribuída às Comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento, e Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Conforme prevê o Regimento Interno da Casa, foi estabelecido o prazo de dez dias úteis para o recebimento de emendas aditivas, supressivas e modificativas.
“Repórter do povo” e, agora, cidadão do Recife. Natural de São Lourenço da Mata, o radialista Ciro Bezerra conquistou os ouvintes recifenses ao longo de sua trajetória, iniciada em 1986. Nesta quinta-feira (24), sua importância para o município foi reconhecida durante uma reunião solene realizada na Casa de José Mariano. Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), o Poder Legislativo concedeu o título de cidadão do Recife ao comunicador.
Para registrar e despertar uma reflexão e mobilização na Casa de José Mariano acerca do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião pública no Plenarinho, na manhã desta quinta-feira (24). O tema é considerado pela parlamentar como bastante relevante “no processo de construção de um Recife mais justo e cidadão. É muito importante discutirmos a questão para que frutos e desdobramentos sejam gerados nessa reunião”. A data foi instituída pela lei federal nº 9.970, motivada pelo crime ocorrido contra a menina Araceli Cabrera Crespo, de apenas oito anos, no início da década de 70, que foi barbaramente espancada, violentada e assassinada, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.