Celebrado em 15 de outubro, com o objetivo de salientar a importância dos profissionais da educação na sociedade, o Dia do Professor foi destacado na Câmara do Recife, durante a reunião plenária nesta terça-feira. O tema foi abordado na tribuna da Casa pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e pelos vereadores Chico Kiko (PSB) e Marco Aurélio Filho (PV). A data faz referência ao dia em que a lei que cria as escolas de ensino elementar no Brasil foi sancionada, em 1827.
O vereador Felipe Alecrim (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (15) para expressar sua preocupação com denúncias de problemas na coleta de lixo da capital. De acordo com o parlamentar, o seu mandato visitou duas ruas no bairro da Madalena – as ruas Monsenhor Silva e Jaguaribe – onde o problema foi constatado. Ele pediu que a gestão municipal tomasse providências. “Nós precisamos voltar o nosso olhar para essa realidade, porque nós não estamos aqui falando apenas da situação do paisagismo da nossa cidade. Isso afeta saúde, bem-estar”.
Na condição de segunda vice-presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Ana Lucia (Republicanos) avisou, na reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (15), que se encerra no próximo dia 21, às 18h, o prazo regimental de emendas aos projetos de lei do Executivo (PLE) que tratam das leis orçamentárias. Elas são a Lei Orçamentária Anual (LOA 2025), prevista no PLE 23/2024 e o Plano Plurianual (PPA 2022-2025), contido no PLE 24/2024.
Ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta terça-feira (15), o vereador Fred Ferreira (PL) falou de dois temas: ele agradeceu os 11.804 votos que o reelegeram nas eleições de 6 de outubro e repercutiu a informação de que o Ministério Público abriu procedimento administrativo para analisar a prática do intervalo bíblico nas escolas. “Infelizmente, crianças e adolescentes estão impedidos de expressar sua fé nas escolas. Nós, evangélicos, somos atingidos por essa medida”, disse.
Uma reunião pública foi realizada na noite desta segunda-feira (14), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). O objetivo foi discutir a causa Palestina, sob o tema: "Um ano de genocídio e 76 anos de limpeza étnica na Palestina". Participaram do evento militantes e representantes de entidades ligadas aos direitos humanos.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (14) para fazer o seu primeiro discurso como parlamentar reeleita para a próxima legislatura da Casa de José Mariano. “Nada vence o trabalho. É um lema que carrego comigo e que me faz acreditar que é preciso seguir na política fazendo mais e melhor a cada dia”, disse. Vereadora mais bem votada do pleito, ela comemorou o seu desempenho eleitoral fez um agradecimento especial aos seus 15.198 eleitores. “Esses votos não são apenas números. São o reflexo da esperança e do desejo de mudança de cada um de vocês”.
O vereador Aderaldo Pinto (PSB) fez um agradecimento aos 15.793 eleitores que votaram para a sua reeleição e o fizeram, desta vez, o terceiro vereador mais votado do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira (14). “Tenho uma gratidão do tamanho da Avenida Caxangá, a maior em linha reta do mundo, como o nosso bairrismo atesta. Foi um resultado para atestar que o trabalho nas ruas, a presença marcante no dia a dia das comunidades, as cobranças diárias em busca de melhoria na prefeitura, faz, sim, a diferença”. Segundo ele, marcas importantes foram alcançadas nestas eleições. “Como a de vereador mais votado da sétima Zona Eleitoral pela terceira vez seguida”. O parlamentar reafirmou, ainda, o compromisso com a população recifense. “Vamos continuar nesse ritmo de ações e de presença marcante”.
A necessidade de mudanças na próxima gestão do prefeito reeleito João Campos (PSB), em especial nas pastas de Segurança Cidadã e de Assistência Social, foi alvo de um debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (14). Durante a reunião plenária, o tema foi levantado pelo vereador Paulo Muniz (PL) e discutido por outros parlamentares, que se pronunciaram em apartes.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (14), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PP) pediu que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reforce a fiscalização nas eleições. Ele disse ter recebido denúncias sobre tentativa de compra de votos de eleitores dele no último pleito, dia 6 de outubro. O parlamentar disse, ainda, que fará uma denúncia no órgão. “Eu vou fazer uma redação para o TRE. Eu quero ter uma conversa com o Dr. Orson Lemos e com o desembargador. Eu enfrento, porque isso é um absurdo, a dignidade de um eleitor não pode ser comprada”, reforçou.
O evento Sim à Vida foi o tema do pronunciamento do vereador Felipe Alecrim (Novo) na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (14). Realizado no último dia 8 no bairro de Boa Viagem, o Sim À Vida teve como objetivo chamar a atenção para a defesa da vida, especialmente a do nascituro. “A caminhada proclamou aos quatro cantos da cidade do Recife o Sim, desde a concepção até o seu fim natural e foi organizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife”.