Um ano voltado para iniciativas de ajuste de custeio, transparência, eficiência e de readequação física da Câmara do Recife. Foi isso que 2017 representou para a Comissão Executiva da Casa de José Mariano, que – por meio de seu presidente, o vereador Eduardo Marques (PSB) – apresentou um discurso de balanço durante a reunião plenária desta segunda-feira (18).
“Um ano de desafio.” Essa foi a definição do ano de 2017 do primeiro-secretário da Câmara do Recife, o vereador Marco Aurélio (PRTB), que falou sobre a gestão da Comissão Executiva durante a reunião plenária da Casa nesta segunda-feira (18). Em sua intervenção no plenário, o parlamentar fez comentários sobre os esforços da Comissão para atender os anseios da população – e afirmou que a aquisição de um novo prédio para o Poder Legislativo deve ser oficializada em breve.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) anunciou nesta segunda-feira, 18, que a partir do mês de janeiro dará início a campanhas de esterilização em cães e gatos, utilizando uma unidade móvel, chamada “castramóvel”. Segundo destacou na tribuna da Câmara Municipal do Recife, “o serviço será ofertado exclusivamente para animais de estimação de famílias de baixa renda, que já são atendidas por programas sociais. As pessoas serão avisadas previamente sobre o dia e o horário programados”.
Na tarde desta segunda-feira (18), durante reunião plenária, o vereador Ivan Moraes (PSOL) se posicionou contra portaria do Ministério da Saúde, aprovada no último dia 14, que trata de saúde mental e permite o atendimento de casos emergentes em policlínicas, incluindo as comunidades terapêuticas, apesar de vetar a ampliação de leitos psiquiátricos em hospitais especializados. “A reforma antimanicomial existe há 30 anos e defende que pessoas com transtornos mentais tenham direito à vida independente, porém, os itens que constam nessa portaria simbolizam o retrocesso que o Brasil vive”.
No último dia 14, foi aprovada uma portaria do Sistema Único de Saúde (SUS) que permite mudanças na política de saúde mental do País. A resolução veta a ampliação de leitos psiquiátricos em hospitais especializados, mas permite o atendimento de casos emergentes em policlínicas e inclui as comunidades terapêuticas no quadro de componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAP). E na tarde desta segunda-feira (18), durante reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) comemorou as modificações.
Projeto de Lei de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) aprovado hoje, 17, na Câmara do Recife, determina que os Centros de Formação de Condutores tenham intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Apesar da Resolução do Contran prever intérpretes para fazer a Carteira de Habilitação, o vereador disse que é necessário que os centros de formação do Recife também tenham intérpretes de Libras.
O vereador André Régis (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (18), para retomar uma cobrança feita por ele na semana passada: a realização de um maior número de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR). Segundo o parlamentar, a entidade teria se apresentado apenas dez vezes durante 2017.
Nascida em Valinhos, São Paulo, Flavia Picolo é diretora da Accenture Brasil, empresa que oferta serviços de estratégia empresarial, consultoria digital, tecnologia e operações. Aportou no Recife com o desafio de colocar à prova a capacidade da cidade de ser, de fato, um centro de referência global em tecnologia da informação. Desde então, tem sido uma grande parceira da cidade e uma liderança global que atrai para o Porto Digital do Recife olhares de todo o mundo. E diante do seu empenho na capital pernambucana, Flavia Picolo recebeu o Título de Cidadã do Recife hoje (20), sob a iniciativa do vereador Jayme Asfora (PMDB).
Aos 86 anos e com a simplicidade de quem conhece a vida, a médica do Trabalho Jandira Dantas Machado, emocionou e arrancou risos da plateia, ao receber o Título de Cidadã do Recife hoje, 15, concedido pelo vereador Jairo Britto (PT), na Câmara Municipal. A paixão pela Saúde do Trabalhador começou quando ela visitou pela primeira vez um parque industrial, a da Fábrica de Tecidos Paulista, impressionando-a de tal modo que nunca mais se distanciou da causa. Já foi rotulada de “maluca”, porque de medicina do trabalho ninguém tinha ouvido falar naquela época. Mas ela abraçou a causa e batalhou pelo que acreditava.
Um dos gêneros musicais mais apreciados pela população recifense – o brega – foi homenageado na Câmara do Recife nesta sexta-feira (15). Por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC), o Legislativo municipal realizou, no plenário, uma reunião solene em celebração ao ritmo. Romântico, popular e diversificado, o brega recebeu o reconhecimento da Casa por meio de homenagens a 49 bandas e personalidades ligadas ao meio musical.