A Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene na noite desta segunda-feira (10), por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PL), em que o "Louva Recife" – evento de adoração e louvor – prestou homenagem a lideranças religiosas, músicos, empresários e voluntários. Com o plenário lotado de fiéis evangélicos, pastores, bispos, entre outras autoridades eclesiásticas, a solenidade, presidida pelo vereador Thiago Medina (PL), contou com várias apresentações musicais marcadas por louvor e adoração a Deus.
Uma audiência pública sobre a importância da cirurgia bariátrica e as dificuldades de acesso no Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada na tarde desta segunda-feira (10), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu o evento que contou com a participação de diversos profissionais da área médica e multidisciplinar.
O vereador Chico Kiko (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (10) para destacar a celeridade da construção da ponte Júlia Santiago, que vai conectar os bairros de Areias e Imbiribeira. Segundo o parlamentar, que visitou o canteiro na última sexta-feira (7) com o prefeito João Campos (PSB), as obras já entraram na reta final e a entrega da ponte é esperada para o primeiro semestre de 2026. No discurso, Chico Kiko frisou a importância da nova rota e lembrou que o nome dela, que homenageia a primeira vereadora mulher do Recife, foi uma sugestão de seu mandato. “[A ponte Júlia Santiago] é o resultado de muitos anos de muita luta para que essa ponte saísse do papel. É um sonho não só das pessoas da Zona Oeste ou da Zona Sul, mas de todas aquelas pessoas que trafegam naquela região”.
A Câmara do Recife aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei nº 104/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), que propõe instituir no Calendário Oficial de Eventos da capital a "Semana de Conscientização Sobre a Síndrome Pós-Aborto". Antes da votação, cinco parlamentares – Felipe Alecrim (Novo), Jô Cavalcanti (PSOL), Eduardo Moura (Novo), Gilson Machado Filho e Ana Lúcia (Republicanos) – ocuparam a tribuna da Casa para se pronunciar. A proposição seguirá para análise do prefeito da cidade.
O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (10) e destacou 14 requerimentos de sua autoria voltados à Policlínica Salomão Kelner, no bairro de Água Fria, Zona Norte da cidade. As solicitações versam sobre obras de manutenção e reparo das portas dos consultórios, reabastecimento da farmácia, instalação de cobertura na área externa, correção e isolamento de fios elétricos expostos, aquisição de aparelhos dentre outros itens. "Eu encontrei uma policlínica que funciona num galpão e, mesmo com esta precariedade, estes profissionais fazem um atendimento que nenhum paciente reclama do atendimento na policlínica. Mas isso tem um custo, que é a saúde dos profissionais", disse. Ele também falou sobre o requerimento de nº 11.709/2025, que pede a adoção de providências quanto à falta de segurança e manutenção dos brinquedos do Parque da Tamarineira, localizado no bairro Tamarineira, Zona Norte.
Durante a reunião plenária desta segunda-feira (10), na Câmara Municipal do Recife, gerou debate a operação realizada pela Prefeitura para antecipação de recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). O leilão dos precatórios do Fundef, vencido pelo Itaú Unibanco, rendeu R$ 443,4 milhões ao Município que ofereceu créditos de R$ 567,1 milhões a serem pagos pela União entre os anos de 2026 e 2028. Os vereadores Eduardo Moura (Novo), Júnior de Cleto (PSB) e Eduardo Mota (PSB) ocuparam a tribuna da Casa e fizeram considerações sobre o tema.
O suposto fechamento da Unidade de Saúde da Família (SF) João Rodrigues, localizando no bairro do Pina, Zona Sul da cidade, e a importância da campanha de prevenção no combate à violência contra a mulher, foram assuntos destacados na plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (10), pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). “Faço um apelo à secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, porque desde sexta-feira (7), tem uma notícia circulando de que o posto João Rodrigues vai fechar. Não sei se a notícia é verídica, mas é preciso dialogar com a população", ressaltou. "O segundo assunto que eu quero falar é sobre a violência contra as mulheres. Uma pauta, para mim, importante. Reforçar campanhas educativas é dizer que nós não estamos parados. Nenhuma política pública é eficaz se uma sociedade não estiver informada. A política de prevenção é feita com campanhas educativas”.
Através do requerimento número 10969/2025, de sua autoria, o vereador Alef Collins (PP) dirigiu apelo ao prefeito João Campos, para que viabilize a implantação de um serviço complementar à rede pública municipal de saúde voltado especificamente à prevenção e ao tratamento dos portadores de diabetes mellitus. O parlamentar debateu a proposição, assim como o vereador Rodrigo Coutinho e a vereadora Ana Lúcia, ambos do Republicanos.
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, esta segunda-feira (10), o vereador Fred Ferreira (PL), criticou a realização da Marcha da Maconha, que ocorreu sábado (8), e teve concentração na Praça do Derby. “Aconteceu mais uma vez. Este já é o meu terceiro mandato e eu sempre repudio a realização dessa marcha, que ocorre todos os anos. A maconha é a porta de entrada de drogas maiores", disse. Ele criticou o tema escolhido pelos organizadores neste ano "fumo de negro, lucro de branco". bem como as pessoas que defendem o uso recreativo da maconha. O parlamentar comentou vários problemas causados pelas drogas e afirmou que a falta de controle do tráfico, no Rio de Janeiro, resultou na chacina ocorrida naquele estado há três semanas.
Estudantes de duas escolas da rede estadual – Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Efrem) Barros Carvalho, do Cordeiro; e a Efrem Joaquim Xavier de Brito, da Iputinga – foram recebidos pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB), na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (10). O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento e saber como a sociedade pode acessar o Poder Legislativo Municipal, para o pleno exercício da cidadania. “Eu fui aluno da Barros Carvalho da década de 1980 e sei da necessidade de os alunos conhecerem as instituições. É importante para o exercício da cidadania”, disse o parlamentar.