Notícias

O Requerimento n º 5775/2017, de autoria do vereador Ricardo Cruz (PPS), que solicita ao prefeito a contratação dos candidatos aprovados na 3ª turma da Guarda Municipal do Recife, logo após a conclusão do curso de formação, foi aprovado por unanimidade hoje (28), na Câmara. Os futuros guardas acompanharam a votação do documento nas galerias da Casa.

As chuvas recentes deixaram creche de Cajueiro em situação precária, mas antes mesmo da situação piorar, o vereador Ivan Moraes (PSOL) já havia elaborado requerimento solicitando providências. Ele disse que semana passada – dia 22 – o equipamento em questão havia passado por uma reforma que, no entanto, não resolveu o problema.

Denunciar o uso inapropriado de fiteiros e bancas de revista e destacar a necessidade de valorizar as calçadas do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Wanderson Florêncio (PSC) subiu à tribuna da Casa de José Mariano durante a reunião plenária desta quarta-feira (28). Segundo o parlamentar, esses espaços de venda tem tido seu uso desvirtuado e servido como pontos de serviço para o jogo ilegal.

Numa reunião solene marcada por manifestações de emoção, o vereador Benjamim da Saúde (PEN) homenageou o médico Glaucius Nascimento, na manhã desta quarta-feira, 28, pelos relevantes serviços prestados à população em 16 anos de carreira. Num de seus plantões no Hospital Memorial, em Jaboatão, o obstetra reanimou uma parturiente que parou de respirar, enquanto dava à luz uma bebê. O caso, raríssimo, foi parar no programa Fantástico, da TV Globo. “A equipe do Doutor Glaucius Nascimento foi responsável pelo parto de alto risco, no dia 6 de janeiro. A paciente Michelle Santiago, de 27 anos, foi vítima de uma embolia por líquido amniótico e ficou 10 minutos sem dar sinal de vida. O trabalho em equipe, liderada pelo médico, salvou a vida de Michelle e de sua filha”, relatou o vereador.

Nos primeiros quatro meses deste ano a Secretaria de Saúde do Recife atingiu o limite constitucional de investimentos (15%). Apesar da crise econômica que o País atravessa, não houve retração de serviços, mas ampliação e requalificação de unidades, garantindo a assistência da população. Foi o que disse a secretária Adjunta de Saúde, Danielle Duca, na audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, 28.

A carreira de GGOV (Gestor Governamental) foi criada em 2008, durante o mandato do então Governador Eduardo Campos . Com o propósito fundamental de fortalecer o nível estratégico de governo em suas capacidades de concepção e implementação das políticas governamentais, a profissão foi enaltecida na Câmara em uma Reunião Solene pelo Dia do Gestor Governamental, promovida na noite de hoje (27), pelo vereador Renato Antunes (PSC).

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (27), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei de autoria do poder Executivo nº 05/2017, que autoriza a construção de edifícios sem elevador de até cinco pavimentos. A medida foi defendida pela bancada de governo como uma forma de possibilitar moradias populares mais próximas ao centro da cidade. A matéria, entretanto, também recebeu críticas dos parlamentares de oposição, para os quais significa um aceno ao mercado imobiliário e uma queda no padrão habitacional dos mais necessitados.

O Projeto de Lei do Executivo número 12 foi aprovado em duas votações no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 27. Antes da votação, o vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu para discutir a medida que estabelece procedimentos para aprovação de projetos arquitetônicos iniciais, de reforma, legalização ou de alteração durante a obra e para a emissão de Habite-se e Aceite-se, no Recife.

O vereador André Régis (PSDB) fez uma retrospectiva da necessidade de ordenamento urbano ao lembrar que o Prefeito quando assumiu colocou um secretário de Controle Urbano com o discurso de colocar ordem na cidade, mas o que vemos hoje é o total indisciplinamento, bastando se deslocar pelos bairros, incluindo os nobres, para se verificar a desordem instalada. “A lei não permite, no entanto a ordem não está sendo imposta, denotando fracasso no cumprimento da lei, provavelmente pela falta de respaldo legal”.

Um projeto de lei de autoria do poder Executivo recebeu críticas do vereador Ivan Moraes (PSOL) antes de ser votado – e aprovado – pela Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (27). O projeto de nº 11/2017, que tramita na Casa em regime de urgência, prorroga de forma extraordinária os prazos de aprovação de projetos de construção, alvarás de construção e licenças ambientais do município. De acordo com o parlamentar, a matéria beneficia o Novo Recife, projeto de urbanização que pretende fazer alterações na área do cais José Estelita.