O debate sobre as mudanças nas regras eleitorais brasileiras foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) proferido nesta terça-feira (22). Discutida no Congresso Nacional, a proposta que prevê a utilização, para as eleições parlamentares, do chamado distritão – modelo eleitoral que não leva em conta os votos para os partidos e coligações, apenas a escolha da maioria – foi criticada por ele.
Na tarde desta segunda-feira (21), durante reunião plenária, o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre o crescente índice de insegurança e lamentou o desarmamento da Guarda Municipal do Recife. “Minutos antes de chegar à igreja, na minha comunidade, havia ocorrido um assalto. Mesmo sendo policial civil, se tivesse presenciado a ação, não poderia reagir, pois não ando armado e não exerço mais a profissão. Quem precisa dar segurança ao cidadão é a polícia”.
“Nossa primeira lei, que institui o mês de mobilização de todos contra o fim da violência as mulheres, foi publicada no Diário Oficial, sendo intitulada de Campanha do Laço Branco. Essa será mais uma data para que possamos incentivar, lembrar e fazer campanhas educativas”, afirmou a vereadora Ana Lúcia (PRB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (21).
Lembrando episódio ocorrido na rede municipal de São Paulo aonde crianças receberam uma marca na mão para assegurar que já haviam recebido a merenda e não repetir, a vereadora Ana Lúcia (PRB), que é professora, afirmou que o ato era indigno até porque muitas daquelas crianças têm na merenda a única refeição do dia. Lembrou que a merenda na capital paulistas da mesma forma que a daqui do Recife é terceirizada. “Sabemos o quanto essa merenda que vem de fora é criticada pelos alunos e pais pela falta de qualidade. Não é apenas uma merenda é uma refeição importante para a maioria deles”.
Ao ouvir entrevista do ministro da Defesa, Raul Jungmann, em defesa dos municípios também colaborarem na segurança pública, o vereador Amaro Cipriano Magauri (PSB) argumentou que concorda integralmente com o ministro. Para ele, a segurança não pode ser feita somente pelo governo Federal e pelos Estados. “Os municípios grandes têm toda a condição de se engajarem na defesa da segurança pública dos cidadãos. Toda ajuda é bem vinda”.
Na última sexta-feira (18), moradores da comunidade Vila da Imbiribeira interditaram a avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul da capital, em protesto contra a insegurança na região. O ato foi repercutido na Câmara do Recife nesta segunda-feira (21) pelo vereador Marco Aurélio (PRTB), primeiro secretário do Legislativo municipal. Ele ainda deu destaque a dificuldades enfrentadas pelos moradores em relação à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
As ações voltadas para as comunidades do Recife foram tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Teixeira (PRTB) na Câmara do Recife nesta segunda-feira (21). O parlamentar elogiou duas intervenções da Prefeitura no bairro de Santo Amaro – mas não deixou fazer cobranças por mais iniciativas e pedidos de informações ao Executivo municipal.
Na manhã desta sexta-feira, 18, a Comissão da Lei Orgânica reuniu-se com a presença dos vereadores Carlos Gueiros (PSB), Antonio Luiz Neto (PTB), Gilberto Alves (PSD), Felipe Francismar (PSB), Ivan Moraes (PSOL) e Chico Kiko (PP). A Procuradoria da Câmara, além das assessorias dos parlamentares também marcaram presença no encontro que debateu as emendas apresentadas pelos vereadores e vereadoras do Recife.
Com o sonho de difundir os ensinamentos contidos nas artes marciais, o jovem Hayashi Kawamura saiu de Tóquio, no Japão, onde cursou Administração e integrava a equipe de judô da Universidade para ensinar aquele esporte pouco conhecido no Ocidente. Veio para o Brasil, desembarcando em São Paulo, depois Rio de Janeiro. Mas um convite do Estado da Paraíba para ensinar o judô em escolas e centros sociais mudou o rumo da vida dele. Convite do governo de Pernambuco para treinar policiais selou até os dias de hoje esta parceria profissional e emocional com o Recife. E foi por isso que o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) indicou o professor para receber o Título de Cidadão de Recife, outorgado nesta sexta-feira, 18, na Câmara do Recife. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB).
O 7º Parlamento Jovem do Recife – projeto da Câmara que visa promover a participação da juventude na política municipal – realizou nesta quinta-feira (17) sua sexta reunião plenária. No plenarinho da sede do Legislativo, os jovens vereadores debateram assuntos diversos e votaram sobre os temas em pauta. Um deles foi a definição das atrações e do nome de um evento cultural: o ‘Juventude em Ação na Câmara’, que deve acontecer no dia 30 de agosto, na Casa de José Mariano.