Notícias

No Recife, a figura do pescador é celebrado com uma data reservada no calendário oficial do município: o dia 29 de junho. A homenagem surgiu com a aprovação do projeto de lei nº 23/2023, que deu origem à lei municipal nº 19.075/2023. O vereador Samuel Salazar (MDB) é o autor da legislação.

Nesta quarta-feira (15), última reunião plenária deste período extraordinário instalado na Câmara Municipal, o projeto de lei do Executivo (PLE) número 01/2025 foi aprovado pelos vereadores do Recife. A segunda votação da medida, que dispõe sobre as competências dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, obteve 25 votos favoráveis e seis contrários. O PLE segue para sanção do prefeito João Campos.

Na última reunião plenária deste período de convocação extraordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira (15), foram destacadas benfeitorias realizadas pela Prefeitura em vários bairros da cidade. Também foi ressaltado o trabalho de diversos secretários municipais, alguns que deixaram a gestão e outros, que assumiram novas pastas. As ações da gestão foram trazidas à tribuna da Casa de José Mariano pelo vereador Júnior de Cleto (PSB) e contou com diversos apartes.

Durante a reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (15) na Câmara Municipal do Recife, os vereadores discutiram os resultados de visitas de fiscalização à Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, no Ibura, na Zona Sul, bem como na Maternidade Barros Lima, na Encruzilhada. Foram elencados vários problemas. Além disso, outros assuntos foram abordados, como transtornos causados pelas recentes chuvas na cidade e o desabastecimento de água por conta de uma obra pública.

“É importante salientar que a oposição não tem a missão de criar a teoria do caos”. A afirmação foi feita pelo líder da bancada de oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Felipe Alecrim (Novo), ao iniciar o seu discurso durante a reunião extraordinária da Casa nesta quarta-feira (15). Ele criticou as políticas públicas e cobrou a divulgação de dados sobre pessoas em situação de rua, reclamou de questões relacionadas aos habitacionais entre outros assuntos.

Em seu primeiro discurso na Câmara Municipal do Recife, durante a reunião extraordinária desta quarta-feira (15), o vereador Eduardo Mota (PSB) agradeceu os 11.786 votos recebidos, parabenizou os colegas pelo sucesso na campanha para alcançar o mandato legislativo e pregou o fortalecimento da Casa a partir do respeito entre os parlamentares. Em seguida, o parlamentar levantou uma das pautas que considera prioritárias do mandato: a atenção com os serviços públicos em áreas limítrofes da cidade.

Durante a reunião extraordinária da Câmara do Recife desta quarta-feira (15), vereadores debateram a importância da garantia do acesso às praias em Pernambuco. A discussão foi iniciada pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), que defendeu a demolição de um muro de troncos de coqueiro na praia de Pontal de Maracaípe, Litoral Sul do Estado. Em aparte, os vereadores Osmar Ricardo (PT) e Gilson Machado Filho (PL) também falaram sobre o assunto.

Durante a reunião extraordinária da Câmara Municipal do Recife desta quarta-feira (15), o vereador Thiago Medina (PL) discutiu o projeto de lei do Executivo nº 01/2025, que dispõe sobre as competências dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal e dá outras providências. Segundo ele, a medida “esvazia” a Secretaria de Meio Ambiente. “Aqui no Recife, temos o Fundo Municipal do Meio Ambiente que, quem era responsável, era o secretário de Meio Ambiente. Depois desse projeto do Executivo, não vai ser mais o secretário de Meio Ambiente. Vai ser, agora, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento", questionou.

Na última reunião plenária realizada nesta quarta-feira, 15, na Câmara do Recife, em convocação extraordinária, o aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana, bem como os problemas enfrentados diariamente por usuários e trabalhadores do transporte público foram tema de debate entre os parlamentares. A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) destacou que, desde o dia 5 de janeiro, o valor do Bilhete Único passou de R$ 4,10 para R$ 4,30.

Empresas de terceirização contratadas pela Prefeitura do Recife que não pagam os salários de seus trabalhadores em dia, mesmo quando o Poder Executivo cumpre as obrigações dos contratos regularmente. Esse foi o tema de um discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) durante a reunião plenária extraordinária desta quarta-feira (15). O assunto gerou debate no plenário da Casa e pedidos de rescisão dos contratos das empresas ADLIM Terceirizações e B1 Vigilância, que terceirizam a contratação de trabalhadores para unidades de saúde municipais.