Nesta terça-feira (5), a Prefeitura do Recife vai discutir o projeto da Vila Naval com moradores do bairro de Santo Amaro, no centro expandido da capital. A audiência, que vai acontecer às 18h30 na rua Mario Albuquerque Cavalcante, foi tema de discurso do vereador Rinaldo Junior (PRB) proferido na Câmara Municipal nesta tarde. Ele convidou os colegas a participarem do debate.
“Já fiz esse apelo antes e volto a fazê-lo mais uma vez. Os moradores do Córrego do Euclides precisam da volta do ônibus que faz o percurso da Linha do Tiro. A mobilidade dessas pessoas tem sido prejudicada com a ausência dele. Foi feito um acordo com a Grande Recife Consórcio de Transportes, mas até então, não foi cumprido”, relatou o vereador Almir Fernando (PCdoB), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (05).
Para expandir as oportunidades de os recifenses influenciarem na formatação de políticas públicas e nos debates de prioridades focando o governo municipal, a Câmara Municipal do Recife irá realizar, pela primeira vez em sua história, o Projeto Câmara nos Bairros, com uma reunião ordinária no dia 26 deste mês, a partir das 15h, no Ginásio Esportivo Wilson Campos, do Sesc de Santo Amaro. “Será um momento histórico do Legislativo Municipal, que por natureza é a casa do povo. Mas, pela primeira vez os vereadores estão saindo do plenário e indo para as comunidades, debater os problemas junto com a população”, disse o presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB).
A criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária proposta pelo projeto de lei 13/2017 de Wanderson Florêncio (PSC) ganhou adesão de diversos vereadores que se pronunciaram a favor da mesma. Entre eles o vereador Rinaldo Júnior (PRB) que defendeu a proposta por considerar que estamos passando por um momento de crise e de desemprego. Lembrou que semana passada fez uma audiência pública sobre o desemprego e que ficou patente a necessidade de se apoiar a economia solidária que já responde por 8% do PIB nacional.
Na reunião da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife quinze projetos foram analisados, dos quais doze receberam aprovação e três foram rejeitados. O presidente da Comissão, vereador Aerto Luna (PRP) distribuiu mais 52 projetos de lei para serem avaliados pelos vereadores Wanderson Florêncio (PSC) e Eriberto Rafael (PTC), ambos membros do colegiado para que elaborem seus pareceres.
O vereador Carlos Gueiros (PSB) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 04, para cobrar maior diálogo entre o poder Executivo e o Legislativo Municipal. “Nós vereadores somos os olhos da Prefeitura junto à população”, disse ele, acrescentando que tomou a decisão de levar este assunto a público porque, comumente, “a bancada governista faz reclamações aos secretários municipais, mas chegou ao ponto de fazermos como a oposição”.
“O Parque Ibirapuera é considerado o melhor parque do país e em sua página oficial, tornou público seu apoio a nossa luta pela construção do Parque Boa Viagem, um parque verde no terreno do antigo Aeroclube”, relatou o vereador Wanderson Florêncio (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (04).
O requerimento 8201/2017 da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife vai levar a reunião ordinária da Casa para os bairros das seis RPAs da cidade. O início do projeto “Câmara nos Bairros” será no próximo dia 26, às 15h, no Sesc de Santo Amaro. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), defendeu a ideia e pediu apoio de todos os parlamentares. “Este é um desejo antigo desta Casa e que vem ao encontro dos anseios da população. É uma maneira de chegar mais perto do cidadão. Além de todo ritual da reunião ordinária, vamos abrir os microfones para as reivindicações da comunidade”.
Nesta segunda-feira (4), a Câmara do Recife votou – e aprovou – o requerimento nº 7.986/2017, de autoria do vereador Romero Albuquerque (PP), que solicita ao Poder Executivo o reforço do policiamento ostensivo na avenida Saldanha Marinho, no bairro do Ipsep. A matéria, juntamente a outros requerimentos do parlamentar que pediam por segurança em logradouros específicos, geraram um debate sobre os requerimentos da Casa e a questão da violência na capital.
O projeto de lei nº 157/2017 recebeu parecer pela aprovação durante reunião da Comissão de Direitos Humanos na tarde desta segunda-feira (04). A matéria dispõe sobre a divulgação de lista de pacientes que aguardam por consultas, exames e cirurgias agendadas na Rede Pública de Saúde da Cidade do Recife. Outras 15 propostas foram discutidas pela presidente da comissão, Michele Collins (PP), e o vice-presidente, Ivan Moraes (PSOL).