Notícias

Ele nasceu no Japão e aprendeu a falar português com sotaque pernambucano – o que o fez famoso na Internet. Ao conhecer o Recife, confessa que se apaixonou pela cidade e pela sua cultura, passando a morar e a divulgar as suas belezas para o mundo inteiro. Na tarde desta segunda-feira (10), o japonês Ryu Uchihara recebeu da Câmara Municipal, o Título de Cidadão do Recife. A honraria foi entregue pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), na Sala da Presidência.

Durante a reunião Ordinária dessa segunda-feira (10), o vereador Osmar Ricardo (PT) reclamou que não houve diálogo entre moradores e governo do Estado para a construção de um habitacional no campo de várzea, próximo ao Mercado Público de Santo Amaro, área central do Recife. Segundo ele, os frequentadores do espaço foram surpreendidos pela presença de trabalhadores da construção civil no local.

Uma reunião solene foi realizada na tarde desta segunda-feira (10) em homenagem ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), pelos 90 anos de existência e assistência aos engenheiros, agrônomos e geocientistas. A iniciativa do evento partiu do vereador Tadeu Calheiros (MDB). Vários profissionais estiveram presentes na Casa e receberam um certificado. O vereador Victor André Gomes (PV) presidiu a solenidade.

A reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se na tarde desta segunda-feira (10), por videoconferência. A presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (Republicanos) esteve presente junto com a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e o vereador Hélio Guabiraba (PSB).

Para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, os alunos do primeiro ano da Escola de Referência do Ensino Médio (Erem) Sizenando Silveira visitaram a Câmara do Recife na manhã desta segunda-feira (10), quando foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB). A visita funcionou como um passeio onde os cerca de 45 jovens de 15 a 17 anos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do prédio onde funciona o Poder Legislativo. Eles também ficaram sabendo onde trabalham e quais as prerrogativas de vereadoras e vereadores.

A 1ª Regata do Meio Ambiente do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, que aconteceu no sábado (8), com o intuito de preservar a natureza, foi repercutida pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) nesta segunda-feira (10), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Segundo ele, a competição proporcionou a retirada de mais de 100 quilos de lixo das águas das bacias do Pina e do Cabanga. “Eu gostaria de parabenizar o Cabanga Iate Clube de Pernambuco e o comodoro Altair Júnior por realizar a 1ª Regata do Meio Ambiente”, disse.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10), o vereador Davi Muniz (PSD) parabenizou o ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, por seus trabalhos à frente da pasta. Ele pediu exoneração do cargo na semana passada. O parlamentar citou, por exemplo, a melhoria na Arena Pernambuco e o aumento no índice de turismo no Estado.

A venda de cobre queimado sem a demonstração legal da origem está proibida no Recife desde o último sábado (8). A medida foi adotada por meio da sanção, pelo prefeito João Campos (PSB), do projeto de lei de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que deu origem a lei municipal número 19.240/2024. Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (10), o parlamentar ocupou a tribuna para tratar das consequências benéficas da proibição – que, segundo ele, deve coibir o furto de fios de cobre no Recife.

A vereadora Michele Collins (PP) fez questão de destacar o requerimento nº 5374/2024, de sua autoria, que consiste num voto de aplausos e congratulações ao Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), pela comemoração dos 115 anos de relevantes serviços prestados ao Estado de Pernambuco. “É justa a proposição que essa Casa Legislativa faz ao Instituto que chega aos seus 115 anos sendo um órgão importante, vital para o nosso Estado”. A proposição foi aprovada na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (10).

“O prédio está abandonado há mais de 60 anos e representa um alto risco para a vizinhança, comerciantes e as pessoas que circulam pelo local”. Esse foi o alerta feito pelo vereador Alcides Cardoso (PL) sobre a situação do Edifício 13 de Maio, que fica na Rua da União, no bairro da Boa Vista. Na tribuna do plenário da Câmara Municipal, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (10), o parlamentar cobrou da Prefeitura do Recife a demolição do imóvel. “Desde 2019, a demolição do edifício está autorizada pela Justiça”.