Notícias

O trânsito do Recife foi alvo de críticas do vereador Carlos Gueiros (PTB) durante a tarde desta segunda-feira (15). Para ele, a cidade sofre com a deficiência de agentes de trânsito e está limitada a uma fiscalização virtual. “Nas horas de pico, quando precisamos do raciocínio de um homem para resolver o problema, a cidade fica engarrafada, porque os sinais estão vermelhos mesmo sem haver fluxo. Quando procuro os gestores do trânsito, eles dizem que o problema é a falta de agentes para atender à demanda”.

Os vereadores Luiz Eustáquio (PT) e Aline Mariano (PSDB) repercutiram durante a sessão desta segunda-feira (15) a reunião da Frente Parlamentar contra o Crack realizada na semana passada com o Conselho Municipal de Álcool e Drogas e o secretário de Saúde, Gustavo Couto. Luiz Eustáquio fez uma análise positiva do resultado da reunião. “O compromisso da Frente e de todos os vereadores é poder fazer mais pelo Recife e proteger nossos jovens. Colocamos ao secretário que as políticas atuais são insuficientes e tivemos como resposta o compromisso de que o conselho eleja um presidente, e que trabalhe junto com esta Casa e outras secretárias para se elaborar uma Conferência Municipal de Combate ao Crack”.

Na primeira reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em 2010, a vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da comissão, recebeu representantes dos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e do IASC. Eles reclamaram dos poucos avanços conquistados nas negociações entre a categoria e a Prefeitura do Recife por melhores salários e condições de trabalho.

Às vésperas de uma nova campanha salarial dos servidores municipais, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife vai se reunir com os funcionários da Secretaria de Ação Social e do Instituto da Ação Social e Cidadania (Iasc) nesta segunda-feira pela manhã, na Sala das Comissões. O objetivo, no entanto, não se limita a discutir as questões salariais, mas definir estratégias e planos de ações que permitam melhorar as condições de trabalho visando atender bem a população e a valorização dos profissionais.

Os vereadores da Frente Parlamentar de Combate ao Crack pediram, em reunião na Sala das Comissões da Câmara, a colaboração do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, na luta contra a droga que a cada dia ganha mais força em todo o país. Também participaram da reunião o diretor municipal de Direitos Humanos, Cirilo Mota e representantes de ONGs e do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas.

A Frente Parlamentar de Combate ao Crack vai se reunir nesta sexta-feira (12) com o secretário Municipal de Saúde, Gustavo Couto, e representantes do Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas. O encontro será na Câmara do Recife e servirá para discutir estratégias de atuação conjunta no combate ao crack, buscando criar novas políticas públicas que busquem diminuir ou acabar com o comércio e consumo da droga na cidade.

O tom poético do discurso do vereador Jurandir Liberal (PT) marcou a solenidade em homenagem aos 473 anos do Recife. O parlamentar leu versos de Antônio Maria, Manuel Bandeira e Carlos Pena Filho para falar da paixão pela cidade. E foi assim que ele definiu o Recife do século XXI: “Uma metrópole moderna, que não perde suas raízes na arquitetura, nas lutas pela emancipação, nos traços guerreiros do seu povo, no frevo, no carnaval multicultural, nos caboclinhos e no maracatu”.

Está confirmada a audiência pública que vai discutir, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, no dia 24 de março, a destinação do Sítio da Tamarineira, que abriga o Hospital Ulysses Pernambucano. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11, a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito confirmou o debate. “Ele será importante porque o tema, até agora, tem sido discutido entre as autoridades, empreendedores e imprensa. A audiência dará voz ao povo recifense”, disse o vereador Daniel Coelho (PV), presidente da comissão.

A vereadora Aline Mariano voltou a repercutir em plenário a denúncia feita na terça-feira (9) sobre equipamentos quebrados na Maternidade Bandeira Filho. Ela e uma comissão parlamentar formada por Luiz Eustáquio (PT), Vera Lopes (PPS) e Daniel Coelho (PV) visitaram o hospital na manhã desta quarta-feira (10) e confirmaram a denúncia.

Às nove da manhã desta sexta-feira (12) o Parlamento Metropolitano promove mais uma reunião para tratar sobre a destinação do lixo na RMR. O encontro será no auditório Peixe Boi, na ilha de Itamaracá. Na ocasião a secretária Executiva da Secretaria das Cidades, Ana Suassuna, irá apresentar a proposta final do Consórcio Metropolitano sobre Resíduos Sólidos. O presidente do Parlamento, vereador Josenildo Sinesio (PT) reforçou a importância do tema e convidou os colegas a participarem do evento.