Famílias inteiras participaram da Marcha para Jesus, realizada sábado na orla de Boa Viagem, dizendo não às drogas e levando a mensagem de Jesus para a população, de acordo com o vereador Luiz Eustáquio (PT). Na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 17, ele afirmou que milhares de evangélicos estiveram presentes “consagrando aquele espaço para o Senhor, que pode transformar vidas e melhorar a sociedade”, disse.
Durante o Pequeno Expediente desta quarta (8), o vereador Almir Fernando (PCdoB) agradeceu à Emlurb pelo atendimento do requerimento de sua autoria que solicitava a recuperação das telas da quadra do Alto José Bonifácio. “Naquele momento falei sobre a quadra de esportes tão importante na nossa comunidade e que até já consideramos ginásio, pois várias atividades e cursos são realizados, além do São João com as apresentações das quadrilhas. As telas estavam deterioradas, então fizemos a solicitação na tribuna e a Emblurb começou a recuperação dessa tela. Agradeço a recuperação das telas, pois poderia até causar um acidente”, disse.
Durante a Reunião Plenária desta quarta (14), o vereador Estéfano Menudo (PSB) ressaltou o trabalho realizado pela Comissão Especial de Monitoramento dos Prédios-Caixão em Situação de Risco no Recife, criada pela Casa. “Faço uma referência ao fato que aconteceu no Recife, quando os jornais locais noticiaram problemas de fissura e infiltração no Conjunto Habitacional Novo Prado. No momento em que surgiu essa notícia, a Casa de José Mariano criou a Comissão Especial de Monitoramento dos Prédios-Caixão, presidida por Gilberto Alves (PTN) e demais colegas da Câmara.”,disse.
O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Luiz Eustáquio (PT), que também preside a Comissão de Saúde, parabenizou a Prefeitura do Recife pelo convênio firmado com a Universidade Federal de Pernambuco para realização de curso técnico de qualificação dos 1800 agentes de saúde da família. “Com isso, os agentes de saúde, os PSFs e as policlínicas municipais irão prestar um melhor atendimento à população. Com os cursos oferecidos as equipes ganharão em qualidade. E isso é muito bom para o povo”, afirmou durante o grande expediente da reunião plenária desta terça-feira, 13.
Nesta terça-feira, 04, é comemorado no Brasil o Dia do Agente Comunitário de Saúde. Para lembrar a esta data, o vereador Almir Fernando (PCdoB), destacou nesta tarde, o início do curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde oferecido pela prefeitura do Recife. Estão participando cerca de 1.450 profissionais que receberam a aula inaugural, no Centro de Convenções, no último dia 12 de setembro.
A Câmara Municipal do Recife recebeu nesta terça-feira, 25, a visita de 50 alunos da Escola Estadual Educador Paulo Freire, no bairro do Bongi. A maioria ainda não conhecia a sede do Poder Legislativo. No plenarinho, os jovens tiveram uma aula com o vereador Estéfano Menudo (PSB) sobre o papel dos parlamentares na sociedade. “Nós representamos vocês, fiscalizamos o Poder Executivo, estamos sempre atentos para cobrar do prefeito, por exemplo, a realização de obras do orçamento participativo. Vejam só a importância que tem um representante político para a sociedade”, concluiu o parlamentar.
José Francisco Leite André Gomes mora em frente à Maternidade Barros Lima, no bairro de Casa Amarela. Na unidade, não há cardiologistas, mas foi para lá que ele foi levado ao se sentir mal, no último dia 23 de outubro. Era um infarto fulminante com uma parada cardíaca de 50 minutos. O relato emocionado dessa história foi feito na reunião plenária desta quarta-feira, 12, pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB). Ele agradeceu a todos os funcionários da maternidade pela vida do irmão. “A eficiência, a destreza, o esforço e o comprometimento com a vida daquele que ali chegava já sem forças para reação aos procedimentos médicos, dava lugar ao amor pelo próximo, à ética médica a vontade de enfrentar a morte que já se anunciava”.
Projeto de Lei de autoria do vereador Maré Malta (PSD), que dispõe sobre a utilização de rack dianteiro para transporte de bicicleta em ônibus, está tramitando nas Comissões de Legislação e Justiça; Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; Finanças e Orçamento e Desenvolvimento Econômico. O rack, de acordo com a proposta, deverá conter espaço para no mínimo duas bicicletas com travamento semiautomático, mecanismo de segurança por encaixe e pino de travamento.
O vereador Raul Jungmann (MD) propôs a criação de uma comissão suprapartidária para acompanhar e apurar se houve ou não falta de comunicação entre o executivo municipal e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), em relação ao boletim emitido com alerta de chuva, na quinta-feira 16. O parlamentar disse que prefeitos da Região Metropolitana, incluindo Jaboatão dos Guararapes, não foram avisados da possibilidade de chuvas fortes. Também recolheu, ontem na Câmara do Recife, assinaturas para um projeto de lei de sua autoria para que seja obrigatório o aviso à população e autoridades, através de SMS, quando houver possibilidades de chuvas intensas. “Nas regiões serranas do Rio de Janeiro o aviso já é feito e isso tem evitado tragédias maiores”.
O vereador Jurandir Liberal (PT) parabenizou a vitória dos vereadores Priscila Krause (DEM) e André Ferreira (PMDB) para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), durante reunião plenária desta segunda, 6. “Quero dirigir-me à Priscila Krause, parabenizando-a pela eleição ao cargo de deputada estadual. A parlamentar possui conhecimentos e trabalhos realizados extremamente importantes. A Câmara do Recife perde, mas a Assembleia ganha. A admiração é forte, mesmo não sendo do mesmo partido". Ele também destacou a eleição de André Ferreira: "Parabéns André Ferreira, que Deus dê muita energia para esses novos desafios”, disse.
A remuneração dos cerca de 30 mil servidores da Prefeitura do Recife e a criação do plano de cargos dos auditores do Tesouro Municipal, previstas no projeto de lei do Executivo número 02/2012, foram o tema da reunião pública especial que a Comissão de Finanças e Orçamento realizou na manhã desta terça-feira, 27. O plenarinho da Câmara Municipal do Recife ficou lotado com servidores das diversas categorias que acompanharam os debates envolvendo cinco secretários municipais – Finanças, Petrônio Magalhães; Assuntos Jurídicos, Virgínia Pimentel; de Administração, Dácio Rossiter; de Coordenação Política de Governo, Henrique Leite e de Realações do Trabalho, Paulo Ubiratan – além de 15 vereadores.
Fruto de uma viagem realizada no início deste ano por uma comissão de vereadores para visitar as câmaras legislativas de São Paulo, Curitiba e Fortaleza, a Câmara do Recife aprovou na tarde desta terça-feira 2, um pacote de medidas de transparência. Entre as medidas estão o fim da votação secreta para cassação de mandato, a tribuna popular, criação de uma ouvidoria e de uma corregedoria, concurso público para servidores do legislativo, entre outras. O presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), disse que este era um dia histórico que tornará a casa legislativa ainda mais transparente.
O primeiro encontro “Mãe Coruja” realizado pela prefeitura do Recife no sábado (10), na Policlínica Salomão Kelner, foi tema do discurso em plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta segunda-feira, 12. “A iniciativa tem como objetivo reduzir a mortalidade materna e infantil”.
Por indicação da vereadora Priscila Krause (DEM), a jornalista Ana Cláudia Thorpe recebeu na tarde desta quinta-feira 22, na Câmara do Recife, o Título de Cidadã do Recife. De acordo com a proposição da autora, a homenageada já é uma filha querida da cidade. “Ela nasceu em São Paulo, mas cursou comunicação social e relações públicas na Universidade Católica. Ela também foi a primeira autora de uma monografia em relações públicas no Estado”.
Na tarde desta segunda-feira, 12, o presidente da Câmara, vereador Jurandir Liberal (PT), destacou na tribuna da Casa as intervenções na Avenida Agamenon Magalhães anunciadas pelo Governo do Estado. O parlamentar defendeu ainda uma discussão maior no legislativo municipal a respeito do assunto. “Preocupado com esse tema nós procuramos o secretário das Cidades Danilo Cabral, que se colocou a disposição para vir aqui explicar os projetos”, disse.
Nascido na Itália, Monsenhor Enrico Adriano Rosa, desde 2003 frequenta a Paróquia de Jardim São Paulo. Ele veio a primeira vez ao Recife a convite do Padre Luciano e não parou mais. Dono de um longo curriculum pastoral se encantou pela cidade, serviu aos três últimos Papas. Logo procurou estudar português. Já em 2006 ministrou conferência sobre Direito Canônico e sobre o Sagrado Tribunal da Rota Romana para alunos do curso de mestrado da Unicap.
A vereadora Priscila Krause (DEM) repercutiu a visita da bancada da oposição da Câmara às obras da Via Mangue, durante Reunião Plenária desta segunda, 14. “Na última sexta-feira , a bancada de oposição realizou uma visita às obras da Via Mangue, motivada por algumas questões, devido à importância e relevância da obra, tanto para o desenho urbanístico quanto para mobilidade. Estamos acompanhando a Via desde antes do início de sua execução e já foi bastante discutida por todos nós, na Casa. Também alertarmos o governo para algumas ações adotadas que modificaram a ideia original”, disse.
Desde o início da década de 1980, o comércio internacional de bens culturais aumentou mais de seis vezes e subiu de 9,5 bilhões de dólares para 60 bilhões de dólares em 2002. Já as indústrias culturais e criativas são responsáveis por mais de 7% do PIB mundial. Baseado nesses dados da Unesco e do Banco Mundial, o vereador Wilton Brito (PHS) propôs a criação de polos de cultura popular em vários bairros do Recife. O requerimento do parlamentar foi aprovado por unanimidade na reunião plenária desta terça-feira, 09, e será encaminhado ao Executivo.
Preocupado com a acessibilidades de portadores de deficiências ou com mobilidade reduzida, o vereador Gilberto Alves (PTN) elaborou projeto de lei estabelecendo diretrizes de acessibilidade nos cemitérios públicos municipais. Ele exlica o acesso deve contemplar mecanismos de locomoção interna nos cemitérios de tal forma que atendam às limitações de pessoas com deficiência, problemas de saúde, idosos e obesos, através da disponibilização de veículos, preferencialmente elétricos, adequados para trafegar em pistas estreitas de forma autônoma em suas dependências.
Encerra-se no dia 21 deste mês o prazo para recebimento de emendas aos projetos de lei que dispõem sobre o Plano Plurianual para o período 2014 – 2017 (o PPA) e o que contém a Proposta do Orçamento Anual do Município do Recife para o exercício de 2014 (a LOA). Os projetos são de autoria do Poder Executivo e funcionam, ao mesmo tempo, como instrumentos de planejamento orçamentário e como declaração oficial das necessidades gerais da população do Recife. Ambos estão tramitando na Câmara, já tendo sido apresentados em reunião plenária e enviados para a Comissão de Finanças e Orçamento para análise e emissão do parecer. Os vereadores têm até o dia 30 de novembro para enviar os projetos ao Executivo.