Para homenagear os 50 anos do surgimento do movimento hip-hop e de suas expressões na poesia e na música (o rap), na pintura (o grafite) e na dança (o break), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) realizou reunião solene na noite desta quinta-feira (13), quando o plenário e as galerias da Câmara Municipal ficaram superlotados de jovens que são adeptos das chamadas cultura da periferia e da arte urbana. Centenas de rappers, artistas plásticos e poetas receberam certificados das mãos da parlamentar que é uma incentivadora deste movimento cultural popular, na Casa de José Mariano.
Saúde, educação, mobilidade. As dificuldades para acessar direitos como esses no bairro do Passarinho, na Zona Norte do Recife, motivaram a realização de uma audiência pública nesta quinta-feira (13) na Câmara Municipal. O debate foi uma iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL) e contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, como a ação política Ocupe Passarinho, produzida pela associação Grupo Espaço Mulher.
Considerado um dos xilogravuristas brasileiros mais conhecidos no mundo, além de ser um verdadeiro mestre da Literatura de Cordel, José Francisco Borges, popularmente conhecido como J. Borges, acumula mais uma distinção ao seu vasto currículo: o poeta e artista popular agora é, também, Cidadão Recifense. Ele recebeu o Título em reunião solene realizada na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira, 13, por iniciativa do vereador Gilberto Alves (PRD). Na verdade, a honraria já tinha sido concedida pelo plenário da Casa de José Mariano em 2020, faltando apenas a solenidade de entrega.
Na manhã desta quinta-feira (13), o plenário da Câmara Municipal do Recife ficou repleto de trabalhadoras e trabalhadores que prestam serviços à Prefeitura da cidade. Eles vieram prestigiar a reunião solene promovida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), em homenagem aos Trabalhadores Terceirizados. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB).
Na manhã desta quinta-feira (13), uma audiência pública foi realizada, no plenarinho da Casa de José Mariano, com o objetivo de discutir sobre "A política de moradia e os despejos na cidade do Recife". A iniciativa partiu do vereador Ivan Moraes (PSOL). Representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) e da Secretaria de Habitação do Recife (SEHAB) compuseram a mesa.
Existe um nome que é dado para todos aqueles e todas aquelas que cantam, dançam, tocam, compõem, produzem e divulgam o gênero musical forró. Chama-se forrozeiro, ou forrozeira, nesse caso, dependendo também do gênero. Mas, não vem ao caso: ser forrozeiro, ou forrozeira, é uma atitude que exige crença, amor, e, principalmente, respeito, pelo segmento musical. Por valorizar e reconhecer tudo isso, o vereador Almir Fernando (PSB) realizou reunião solene nesta quarta-feira (12) para celebrar o Dia Municipal do Forrozeiro, quando homenageou 36 pessoas e grupos que engrandecem e reverenciam o forró.
Primeira vencedora do prêmio máximo do quadro “Quem Quer Ser Um Milionário?”, do Programa Domingão com Huck, da Rede Globo, a jornalista Jullimária Dutra recebeu nesta quarta-feira (12) o Título de Cidadã do Recife. A homenageada, mais conhecida como Jullie Dutra, recebeu a comenda da Câmara Municipal em uma cerimônia no plenário da Casa realizada por iniciativa do vereador Zé Neto (PSB). O vereador Victor André Gomes (PV) presidiu o evento.
A Casa de José Mariano foi o local escolhido para receber o projeto “Vem Ler!”, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), nesta quarta-feira (12), numa ação do setor Psicossocial da Divisão de Pessoal da Câmara do Recife. Os funcionários (as) e público em geral puderam apreciar, no hall de entrada da Casa, publicações produzidas pela Cepe. Foram expostos 350 livros, 350 revistas, além de 13 obras de arte produzidas com material reciclado. Cada pessoa pôde levar um livro e uma revista gratuitamente.
A importância da conservação de um campo de futebol de várzea no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, foi o tema destacado pelo vereador Alcides Teixeira Neto (Avante), durante reunião plenária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (11). Na tribuna da Casa, o parlamentar explicou que os moradores estão reclamando da construção, por parte do governo do Estado, de um habitacional no Campo do DER.
A mais alta comenda da Câmara do Recife foi concedida na noite desta terça-feira (11) ao artista plástico Leopoldo Nóbrega. O homenageado recebeu a Medalha de Mérito José Mariano em cerimônia promovida no plenário do Poder Legislativo municipal por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PSB). O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu a reunião solene.