Uma reunião realizada na Câmara do Recife nesta sexta-feira (11) deu oportunidade para que vereadores da Casa de José Mariano debatessem, com integrantes do Poder Executivo municipal, três projetos do pacote enviado neste fim de ano pela Prefeitura. Dentre os parlamentares que compareceram à reunião, estavam os vereadores Carlos Gueiros (PTB), Eriberto Rafael (PTC), Gilberto Alves (PTN), Jurandir Liberal (PT) e Romerinho Jatobá (PR).
“Profissional dedicado a construir o melhor caminho para o desenvolvimento de uma cidade”. Com esta afirmação o vereador Jurandir Liberal (PT) definiu o trabalho do engenheiro, durante a reunião solene que homenageou a categoria na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 11. Ele fez questão de destacar que há 15 anos promove uma solenidade na Casa para celebrar a data, as conquistas realizadas pelo sindicato da categoria e o orgulho de sua formação acadêmica. “Sou engenheiro com muito orgulho e se eu tivesse que fazer uma opção, faria de novo engenharia”, ressaltou o parlamentar.
Com preocupação pelo momento político pelo qual o país está passando, o vereador Luiz Eustáquio (REDE), avalia que existe tentativa de golpe. Para ele, não há na sociedade a percepção de que deva existir o impeachement da presidente. “Vejo parlamentares em situação de conchavo, defendendo o indefensável, como a permanência e Eduardo Cunha na presidência da Câmara Federal. Um parlamentar que quebrou o decoro da Casa. Outros, por muito menos se afastaram daquela Casa”. Ele disse ainda que até agora nada foi provada contra a presidente que permita ao impeachement.
Sete projetos de autoria do poder Executivo foram aprovados durante a Reunião Plenária Extraordinária realizada na tarde de hoje,10. A primeira matéria da pauta (PLE 49/2015), que obteve 22 votos dos parlamentares, tratou da criação do Programa de Melhoria Habitacional. O programa realizará melhorias de unidades habitacionais para promoção da Dignidade da Pessoa Humana e da Função Social da Cidade, às famílias de baixa renda cuja moradia necessite de melhorias de infraestrutura básica.
Preocupado com fatos políticos recentes, como o pedido de impeachement da presidente que tramita na Câmara Federal, o vereador André Régis (PSDB) disse que está preocupado com os acontecimentos e a situação do país. Ele disse que faz tempo a sociedade vem pedindo a saída da presidente por abuso de poder político ou que ela renuncie pala falta de condições de governabilidade. “Seria um grande gesto. Fomos mais uma vez rebaixados por uma agência de risco, perdemos mais um grau de investimento. Significa mais desemprego, menos investimentos, menos repasses para estados e municípios”.
O vereador Jurandir Liberal (PT) repercutiu a audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira 10, sobre a Petrobras. Defendeu a empresa afirmando que a mídia embarcou na Lava Jato e não consegue ver nada de positivo. Petrobras teve prejuízo de R$ 700 milhões e a Lava Jato foram R$ 10 milhões, no entanto destacou que hoje cerca de 40% do petróleo explorado e comercializado pela estatal vem do pré-sal. Para ele é preciso preservar este patrimônio nacional.
Com a intenção de celebrar e reverenciar o livro sagrado para os Cristãos de todo o mundo, a Câmara Municipal do Recife promoveu na manhã desta quinta-feira, 10, uma reunião solene em homenagem ao Dia da Bíblia. O autor da iniciativa foi o vereador Luíz Eustáquio (Rede ) que ressaltou a importância “da Palavra de Deus para a nação”. Lembrou que no calendário oficial do Brasil, a data foi instituída pela lei federal número 10.335/ 2001, no segundo domingo de dezembro. Afirmou ainda que “a Bíblia foi constituída ao longo de milhares de anos. Feita em momentos diferentes e que tem uma sequencia que fala de Deus, de Jesus Cristo. Uma lâmpada para os pés”.
“Defender a Petrobras é defender o Brasil”. Sob esse mote, escrito em uma faixa erguida no plenarinho da Casa de José Mariano, foi realizada nesta quinta-feira (10), na Câmara do Recife, uma reunião pública sobre a defesa da maior empresa brasileira e dos recursos da camada do pré-sal do país. Requerido pelo vereador Jurandir Liberal (PT), o encontro contou com a participação de autoridades e representantes de entidades sindicais.
A comissão de Legislação e Justiça convidou o secretário de Finanças, Ricardo Dantas, para esclarecer o projeto de Lei do Executivo (PLE 36/2015) que altera a legislação tributária do Recife, além de apreciar as cinco emendas apresentadas à matéria. Dentre elas, três são de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT) e duas de Carlos Gueiros(PTB). Após as discussões , um parecer será elaborado e seguirá para o plenário. O encontro foi realizado na tarde de hoje,9. Participaram das discussões os vereadores Jurandir Liberal (PT), Gilberto Alves (PTN), Carlos Gueiros (PTB), Aerto Luna (PRP), Almir Fernando (PCdoB) e Romerinho Jatobá (PR).
A primeira reunião plenária do 6º Parlamento Jovem ocorreu na tarde desta quarta-feira,9, no Plenarinho. Durante o encontro, o presidente Luis Victor anunciou que duas comissões seriam criadas. Uma tratará da análise e aprimoramento de projetos de lei, com cinco integrantes, e a outra será a de comunicação e eventos composta por três parlamentares. “Se a demanda for grande, poderemos aumentar o número de participantes”, frisou o presidente.