Notícias

“Se somos feitos da matéria de nossos sonhos, então sou o que o Recife me fez. Sou o produto da cidade e de seu povo... Adotei há muito o Recife como meu. Agora a cidade me abraça como seu”. Foi com versos de sua autoria que o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, agradeceu e exaltou o Título de Cidadão Recifense. A nova cidadania foi entregue pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB) em uma solenidade marcada pela emoção e pelo carinho de familiares, amigos e personalidades políticas que lotaram o plenário da Casa de José Mariano na manhã desta sexta-feira, 16.

Após 21 reuniões, a Comissão Especial que Revisa o Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife finalizou os trabalhos e entregou ao presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), o substitutivo ao Projeto de Resolução 29/ 2013. A entrega do documento, na manhã desta sexta-feira, 16, representa o esforço concentrado dos vereadores membros da Comissão, dos consultores legislativos, assessores jurídicos, bem como setores da Casa, a exemplo do Departamento Legislativo e da Coordenação Geral.

As implicações da Proposta de Emenda à Constituição nº 287 – que trata da reforma da previdência social brasileira – foi alvo de uma audiência pública na Câmara do Recife nesta sexta-feira (16). A discussão, feita por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB), levou especialistas no assunto ao plenarinho da Casa de José Mariano e ouviu representantes de diversas entidades sindicais.

Miguel Arraes de Alencar nasceu em Araripe, no Ceará, no dia 15 de dezembro de 2016. Mudou-se para o Recife na década de 1930 para trabalhar no Instituto do Açúcar e do Álcool. Graduou-se na Faculdade de Direito da capital pernambucana. Foi deputado estadual, prefeito do Recife, governador do Estado deposto pelo golpe militar de 1964, exilado político na Argélia por 14 anos – e, de volta a Pernambuco, deputado federal e novamente governador. Morreu em 2005, ainda em atividade política.

Em uma única reunião solene na Câmara Municipal do Recife, o mundo artístico e a ideologia da paz foram destaques através do reconhecimento ao trabalho desenvolvido por duas personalidades distintas. A cantora e compositora Nena Queiroga recebeu o Título de Cidadã do Recife e o líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar, representado por Iberé Matias, a medalha de Mérito José Mariano. As homenagens ocorreram na manhã desta quarta-feira, 14, numa iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT).

Discutir a reestruturação de dois dos maiores bancos públicos do país: o Banco do Brasil – que já possui um programa de fechamentos de agências e cortes no quadro funcional em curso – e a Caixa Econômica Federal, que também planeja mudanças relevantes em sua estrutura física e pessoal. Foi com esse objetivo que foi realizada uma reunião pública na Câmara do Recife nesta quarta-feira (14), por iniciativa do vereador Jurandir Liberal (PT). Com setores sindicais interessados, principalmente o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o parlamentar ainda debateu a conjuntura política nacional e as medidas tomadas pelo governo de Michel Temer.

Um incêndio de grandes proporções atingiu a comunidade da Vila de Santa Luzia, na Torre, durante a manhã de ontem, 13 de dezembro. Na reunião plenária de hoje, o vereador Aderaldo Pinto (PSB) disse que foi até a comunidade e viu a situação de perto. “É desesperador ver famílias, mães com crianças de colo em busca de recuperar algum móvel ou pertence em meio às chamas”.

Uma proposta da vereadora Marília Arraes (PT) gerou debate na Câmara do Recife antes de ser votada em segunda discussão nesta terça-feira (13). O projeto de lei nº 43/2015, que acabou sendo aprovado por 20 votos a dois, estipula uma quantidade mínima de vagas de estacionamento para bicicletas tanto nos edifícios habitacionais – nos quais a reserva deve corresponder ao número de unidades residenciais – como nos edifícios não habitacionais, em que essas vagas devem corresponder a 20% daquelas destinadas aos carros. Para a vereadora Michele Collins (PP), que disse ter sido procurada por entidades preocupadas com o tema, o projeto deveria ter sido retirado de pauta para ser discutido.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55) que estabelece um teto para os gastos públicos foi aprovada hoje no Senado Federal. A medida, segundo o vereador Jurandir Liberal (PT), é ruim para a população. “Os mais necessitados, aqueles que precisam do serviço público e dependem da saúde pública sofrerão na pele a partir do próximo ano”, destacou durante a reunião plenária desta terça-feira, 13.

Hoje em dia mais de dez mil religiões existem em todo mundo. A bíblia por sua vez é considerada um dos livros sagrados da humanidade. E na tarde desta terça-feira 13, durante reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) falou sobre o Dia da Bíblia, comemorado em 11 de dezembro. “Esse é o livro com as revelações e ensinamentos de Deus para a humanidade. Por isso o homenageio nessa tarde. Ele guia meu caminho com o versículo que diz: Lâmpada para meus os pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”, enfatizou.