Por iniciativa da vereadora Aimée Carvalho (PSB), a Câmara do Recife realizou nesta quinta-feira (8) uma reunião solene em homenagem ao Dia Municipal do Idoso, ocorrido no dia 1º de outubro. A data, que coincide com o Dia Nacional do Idoso, foi criada pela lei municipal 18.009/2014, de autoria da parlamentar. A solenidade foi assistida por diversas entidades ligadas ao apoio ao idoso, como Programa de Apoio à Terceira Idade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Pernambuco (PROATI).
O funcionamento de abertura e fechamento da terceira porta existente no centro dos ônibus convencionais que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife – STPP/Recife, poderá ser controlado por lei, cujo projeto está tramitando na Câmara Municipal do Recife. O autor é o vereador Carlos Gueiros (PTB), para quem o funcionamento da chamada “porta do meio” dos coletivos deve ficar restrito aos terminais de integração e, ao longo dos itinerários das linhas, somente para o embarque e desembarque de cadeirantes, se nelas estiverem sido instaladas plataforma elevatória para uso exclusivo desse tipo de usuário.
O vereador Luiz Eustáquio (Rede) mostrou preocupação com o consumo de drogas ilícitas em ruas da região central do Recife em um pronunciamento feito na Casa de José Mariano nesta terça-feira (6). O parlamentar chamou a atenção principalmente para o tráfico de entorpecentes que estaria ocorrendo nos arredores de um evento realizado no bairro da Boa Vista.
O vereador Carlos Gueiros (PTB) destacou em pronunciamento feito no plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira (6) um projeto de lei de sua autoria. A matéria dispõe sobre o funcionamento de abertura da terceira porta existente nos ônibus convencionais utilizados no sistema de transporte público do Recife. “Essa porta não deveria ser usada para o sobe e desce de todos os passageiros, o uso dela traz danos à porta e ao equipamento", frisou.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (6) para falar de visitas feitas por seu mandato e abordar demandas de comunidades do Recife. Dentre os pleitos trazidos à tona pelo parlamentar, as obras de infra-estrutura predominavam.
No mês em que se comemora o Outubro Rosa, movimento mundial de alerta ao câncer de mama surgido em 1990 para chamar atenção de todos sobre a necessidade de prevenção e tratamento, o laço rosa se consolida como símbolo desse movimento. Michele Collins (PP) congregou a todos e todas a fazerem parte efetiva dessa campanha afirmando que o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo, mais frequente entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos notificados.
O substitutivo a dois Projetos de Lei, o de número 115/ 2015, de Aerto Luna (PRP) e o de número 154/2015, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT) - que foi aprovado na semana passada em primeira e segunda discussões no plenário da Casa - foi o assunto tratado pela parlamentar na tribuna nesta terça--feira, 6. “O substitutivo ao meu projeto, o qual dispõe sobre a proibição do uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas, foi votado na minha ausência e quero deixar claro que não houve nenhuma participação pessoal. Essa proposta não contempla o meu projeto de lei”, lamentou Isabella de Roldão.
As inscrições para participar do Parlamento Jovem estão abertas e o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) fez questão de ressaltar o evento, durante a Reunião Plenária desta terça-feira,6. “Convoco os jovens do Recife para que possam participar das atividades, aqui na Câmara. A programação iniciou-se na tarde de ontem e vai até o dia 22. As inscrições podem ser feitas no gabinete e já estamos divulgando amplamente na mídia”.
“Parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar cem cigarros”. Citando o slogan de uma campanha do Ministério da Saúde sobre o assunto, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez uma alerta para as consequências do uso do narguilé – um cachimbo que utiliza água para o fumo de tabaco que tem se disseminado no Brasil. O pronunciamento da parlamentar ocorreu nesta terça-feira (6), no plenário da Câmara do Recife.
As eleições realizadas no domingo para 40 vagas para oito Conselhos Tutelares do Recife foram consideradas uma vergonha pelo vereador Osmar Ricardo (PT), que manifestou seu descontentamento em pronunciamento feito nesta segunda-feira (5), na Casa de José Mariano. Segundo ele, a Câmara Municipal fez uma comissão de vereadores para acompanhar o pleito e pôde constatar a desorganização e falta de orientação na apuração dos votos, que segue até quinta-feira próxima. “As pessoas esperavam até três horas nas filas para votar. Os nomes não constavam e elas eram transferidas para outros locais. Em algumas salas não havia o número de identidade do eleitor”.