Notícias

Diante do não atendimento de requerimentos dirigidos à Compesa sobre conserto de canos em vários locais da cidade, o vereador Almir Fernando (PCdoB) dirigiu-se à tribuna hoje,2, para fazer um apelo ao presidente do órgão. “Temos visto nas comunidades inúmeros canos estourados. Já elaborei diversos requerimentos solicitando a manutenção e faço aqui um apelo ao presidente da Compesa. Temos cobrado e não estamos conseguindo resposta. Portanto espero que aqui, diante da tribuna, a Compesa atenda as nossas solicitações”.

O vereador Amaro Cipriano (PSB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira,2, para lamentar os casos de violência que estão ocorrendo no Recife. O parlamentar citou um caso em que uma criança de 1 ano faleceu no bairro de Prazeres. “Diante da insegurança que se alastra em todo o Brasil, o bairro de Prazeres está tornando-se uma verdadeira calamidade. Houve um desentendimento entre cidadãos, onde uma pessoa levou um tiro e uma criança de 1 ano e 2 meses veio a falecer ontem. Um fato lamentável para a sociedade”.

Através de um voto de aplauso e congratulações, aprovado por unanimidade em plenário nesta quarta-feira, 02, o vereador Jadeval de Lima (PTN) homenageou a nova diretoria da Associação dos Servidores da Prefeitura da Cidade do Recife - ASPCRE. No dia 30 de novembro, foi realizada a eleição para o quadriênio 2016-2019.

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, durante reunião plenária da Câmara do Recife desta quarta-feira (2), a realização de um seminário nacional que comemorou os 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Pernambuco. A parlamentar agradeceu a homenagem feita a ela durante o evento, que começou na última terça-feira (01), no Recife, e segue até a próxima quinta-feira (03).

O projeto de lei 49/2015 que trata do programa de melhoria habitacional e concede auxílio de R$ 5 mil para reforma de moradias carentes, foi debatido hoje na Câmara do Recife. André Régis (PSDB) disse que o PLE não traz argumentação técnica razoável. “É difícil ir contra a melhoria da dignidade das pessoas, mas não há estimativa de custos, se fere ou não a Lei de Responsabilidade Fiscal, ou qual o montante que será destinado e muito menos o critério de escolha”.

O Projeto de Lei do Executivo 18/2015, que dá nome ao Compaz do Alto de Santa Terezinha Eduardo Campos voltou ao plenário da Câmara do Recife hoje para ser votado em segunda discussão, foi novamente debatido pelos mesmos motivos anteriores. Alguns vereadores se colocaram contrários em virtude de dois projetos de lei der autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT), que tratavam do mesmo assunto, mas davam nomes diferentes a dois Compaz, terem voltado para as comissões por terem recebido emenda de plenário.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) repercutiu na tarde desta terça-feira (01), durante reunião plenária na Casa de José Mariano, um estudo da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) que demonstra que mais da metade das mortes violentas de mulheres no Brasil são cometidas por familiares. De acordo com a vereadora, a pesquisa – denominada “Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres” – também aponta que 33,2% dessas mortes são cometidas por parceiros ou ex-parceiros.

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu nesta terça-feira (01), na Câmara do Recife, um ato feito pelo grupo Amigos do Bairro de São José pela recuperação da Igreja Matriz de São José, fechada há cerca de dois anos. De acordo com o vereador, o grupo esteve presente em uma missa campal feita no último domingo (29) no bairro de São José.

Acompanhando as notícias sobre o avanço do zika vírus e da dengue no Recife e no estado de Pernambuco, o vereador Jurandir Liberal (PT) disse que ficou preocupado com as divulgações constantes sobre as doenças. “Tenho visto as reportagens no final de semana sobre a zika e a dengue e fiquei muito preocupado. Se a administração da cidade fosse do Partido dos Trabalhadores diriam que a culpa dessas doenças seria do PT. Os vereadores estão fazendo debates sobre o assunto, pois a Câmara não pode ser omissa nessa situação tão preocupante e negativa para o estado”.