Notícias

A Câmara aprovou, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 19, um voto de aplauso ao padre João Bosco, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, pela iniciativa da 1ª Ação Cidadã. O evento ofereceu cerca de 1.500 atendimentos gratuitos na área de saúde, beleza e cidadania para moradores de diferentes comunidades do bairro de Boa Viagem, zona Sul do Recife.

A situação dos habitacionais no Recife foi o tema debatido no plenário desta segunda-feira,19, pelo vereador Osmar Ricardo (PT). O parlamentar questionou o número de residências que serão entregues pela atual gestão. “O prefeito disse que vai entregar mais habitacionais do que as gestões do Partido dos Trabalhadores que o antecederam. Gostaria de saber qual é o terreno que foi desapropriado recentemente. Cerca de oitenta a noventa por cento dessas obras estavam em andamento quando a atual gestão assumiu”.

A construção de uma ponte que liga a Rua Guarulhos à Rua Bragança, no Canal de Guarulhos, foi bastante comemorada pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). Ele elogiou a ação da Prefeitura na tarde desta segunda-feira, 19. Sem a ponte os moradores precisariam andar por cerca de um quilômetro para atravessar o canal.

A vereadora Marília Arraes (PSB) dirigiu-se à tribuna, na tarde desta segunda-feira, 19, para repercutir a reunião pública que debateu as eleições para a escolha dos 40 conselheiros tutelares das seis RPAs. O evento ocorreu na última sexta-feira,16, no Plenarinho. “Foram fatos lamentáveis que aconteceram nessas eleições. E nessa audiência foi admitido que a Prefeitura teve dificuldades no processo”.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara nesta segunda-feira (19) para elogiar as ações da Prefeitura do Recife em relação a requerimentos enviados ao poder público. O parlamentar destacou principalmente obras de infra-estrutura.

A vereadora Marília Arraes (PSB) realizou reunião pública, nesta sexta-feira, 16, para debater a realização das eleições de quatro de outubro para escolha dos 40 conselheiros tutelares das seis RPAs que formam a Capital, e contra as quais há suspeitas de irregularidades. “São muitos os indícios e nós não podemos fazer vistas grossas diante de problemas que podem comprometer o processo democrático”, afirmou a vereadora, acrescentando que a reunião não tinha como objetivo falar sobre quem ganhou ou perdeu. “Nossa obrigação é defender o Estado de Direito”, completou. As eleições envolveram 135 candidatos, contou com 317 urnas, em 90 locais de votação.

O advogado Jefferson Lemos Calaça receberá o Título de Cidadão do Recife na próxima terça-feira, 20, às 18h no plenário da Câmara Municipal do Recife. A homenagem será concedida pelo vereador Augusto Carreras (PV) em reconhecimento à atuação do homenageado na defesa dos interesses da população recifense. “Ele tem dedicado a vida pessoal e profissional aos trabalhadores da cidade e de Pernambuco. Atua em diversos órgãos de classe e presta serviços profissionais a cerca de 50 mil trabalhadores da capital Pernambucana, através da atuação em diversos sindicatos”.

Aperfeiçoar a escrita daqueles que são responsáveis pelos documentos que fazem a Câmara do Recife cumprir o seu papel. É com esse intuito que o Poder Legislativo municipal vai realizar, entre os dias 20 e 23 de outubro, um curso de redação de textos administrativos e oficiais para membros de gabinetes de vereadores e demais servidores da Casa. As inscrições foram encerradas na última quinta-feira (15).

A Câmara do Recife aprovou emenda modificativa à Lei Orgânica. A mudança foi proposta através de projeto de lei do Executivo, permitindo a contratação de servidores temporários por dois anos e com possibilidade de renovação por mais 2 anos. A aprovação aconteceu por votação nominal no plenário, mas não sem muita discussão e encaminhamento de voto contrário à emenda.

Vereadores de diversas bancadas da Câmara do Recife foram unânimes em criticar a eleição de conselheiros para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente – Comdica – semana passada. Marília Arraes (PSB) puxou o coro de descontentamento. Para ela "a eleição foi uma verdadeira aberração, com urnas desaparecidas, compra de votos, cédulas eleitorais previamente assinadas".