Em reconhecimento ao “importante papel educacional e profissional” que exerce no Recife, o presidente do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, Petrônio Omar Querino Tavares, recebeu na manhã deste 1º de junho, o título de Cidadão Recifense. O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes, foi o autor do requerimento, dando sequência à proposta original do então vereador e atual deputado federal Raul Jugmann. “Recife está orgulhoso, e eu falo enquanto representante de um Poder, de tê-lo como filho. Esta cidade adotou um filho de grande importância e, para sempre, será reconhecido”, disse Vicente, repassando o discurso de saudação para Jungmann.
Dados preocupantes e imagens de flagrantes desrespeitando as regras de trânsito marcaram a audiência pública que discutiu sobre a regulamentação das cinquentinhas. A capital pernambucana já possui uma lei municipal que prevê a regulamentação desses veículos desde 2013. A iniciativa do evento, que ocorreu no final da tarde desta quinta-feira,28, partiu da vereadora Vera Lopes (PPS).
Dedicada, prestativa, amiga, caritativa, amável, comprometida, afetiva são as virtudes que acompanham a irmã Luciana, nascida Luciana Nunes de Araújo na cidade de Maraial, Zona da Mata Sul de Pernambuco, em 25 de dezembro de 1972. O autor da proposta do Título de Cidadã, vereador Vicente André Gomes (PSB), ressalta em sua justificativa que durante todo o percurso da vida dela, o caráter, a personalidade e o comportamento social, apontavam para alguém que teria a condução de vida dedicada ao próximo e à transcendentalidade divina.
Informações de má utilização da área onde se localiza a Cruz do Patrão, no Bairro do Recife, levaram o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) a realizar uma Audiência Pública na manhã desta quinta-feira 28, para discutir as perspectivas de requalificação daquele monumento histórico. O encontro, que foi realizado no Plenarinho, teve a mesa de convidados formada pelo presidente do Porto do Recife, Olavo de Andrade Lima Neto; integrante do Observatório do Recife, arquiteto Francisco Cunha; e pela representante da Secretaria de Turismo de Pernambuco, arquiteta Marisa Jordão.
A execução orçamentária e financeira da Prefeitura do Recife foi marcada pelo cumprimento das metas fiscais entre os meses de janeiro a abril deste ano “Tivemos um equilíbrio e vamos zelar para que os resultados continuem assim até o final deste ano”, disse o secretário municipal de Finanças, Ricardo Dantas, em audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, nesta quinta-feira, 28. No quadrimestre, a PCR poderia realizar até 33% da receita e chegou a 30,36% de um total de R$ 5 bilhões e 119 milhões. O saldo para se gastar até o final do ano é R$ 3 bilhões e 565 milhões.
Olidense, mudou-se para o Recife. Mas, foi no sertão que a vida de Paulo Figueredo Cavalcanti mudou para sempre. E não foi só a vida dele, mas a de muitas outras pessoas. Voltou do sertão transtornado com a fome e miséria do sertanejo. Adquiriu a consciência de que tinha de lutar para mudar aquela realidade. Trabalhava na Inspetoria de Obras Contra a Seca, lugar ideal para mudar vidas. Mas não foi assim. Logo diriam que ele era um espião do Partido Comunista Brasileiro. Mas a vida dele seguiu. Casou. Terminou o curso de Direito e assumiu o cargo de promotor no município de Alagoa de Baixo, hoje Sertânia. Em 1964 mudou-se para Goiana para ser promotor de justiça. Começou de forma sistemática a luta dele pela igualdade. Nascido em 1915, este ano completaria 100 anos e por isso está recebendo a homenagem proposta pelo vereador André Régis (PSDB).
O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou ontem (26), por 267 votos a 210 e 5 abstenções, o sistema eleitoral distrital proposto pelo relator da PEC da reforma política. Nesse modelo, conhecido como “distritão”, os deputados e vereadores seriam eleitos apenas de acordo com a quantidade de votos recebidos. O fato foi lamentado hoje (27), na tribuna, pelo vereador André Régis (PSDB).
A Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas reuniu-se na Sala das Comissões, na tarde desta quarta-feira,27. Um dos itens da pauta foi transmitir informações aos membros do grupo sobre a última audiência pública realizada no último dia 21. O evento exibiu as ações que vêm sendo realizadas pelo Poder Executivo municipal, as que precisam de avanços relacionados ao enfrentamento ao crack no Recife, bem como as ações previstas.
No último dia 25 de maio foi comemorado o Dia Nacional da Adoção e a vereadora Michele Collins (PP) comemorou a data na tarde desta quarta-feira, 27. “Neste contexto, faço referência à valiosa iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, em especial, a 2° Vara da Infância e Juventude da Capital, que está promovendo hoje, das 15h ás 17h, roda de diálogo sobre novas possibilidades no campo da adoção”.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu na tribuna da Casa, na tarde desta quarta-feira, 27, a audiência pública promovida por ela, pela manhã, que teve como tema “Saneamento, urbanização e a legalização voltada para Brasília Teimosa”. Ela reclamou da ausência de secretários municipais para discutir o assunto - destacando no entanto, a presença da secretária Executiva de Habitação - e enfatizou que “o bairro não tem projetos de urbanização”.