O Programa Mãe Coruja Recife inaugurado na quinta-feira (7), pela prefeitura do Recife, na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro foi o tema do discurso em plenário da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 12. “As novas instalações vão permitir a ampliação e qualificação da atenção às gestantes e recém-nascidos, com ações integradas de várias secretarias municipais. Mães e filhos ganham mais cuidados do pré-natal aos cinco anos da criança”.
Os filhos e filhas de mulheres vítimas de violência doméstica terão prioridade de matrícula em escolas municipais do Recife quando as mães se mudarem de uma comunidade para outra, como forma de se proteger de agressões físicas. A autorização está prevista no projeto de lei número 37/20014, de autoria doe vereador Estéfano Menudo (PSB), que recebeu parecer favorável da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Câmara Municipal do Recife, reunida na manhã desta terça-feira, 12. Ao todo foram analisados 12 projetos de lei.
A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira, 11. Foram aprovados três Projetos, dentre eles o de autoria da vereadora Michele Collins (PP). A matéria obriga a fixação de cartaz ou placa informativa contendo o 2º parágrafo do art. 52 da lei federal nº 8078, de 11 de setembro de 1990, que assegura ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos. A matéria prevê ainda que essas placas sejam anexadas nos estabelecimentos comerciais que trabalham com serviços de empréstimos ou compra financiada.
A vereadora Priscila Krause (DEM) lamentou a situação de uma casa de recuperação para drogados, localizada na Ilha de Itamaracá. A parlamentar relatou a visita ao local hoje (11) e ressaltou que o lugar necessita de atenção política. “Quero dividir com todos os vereadores uma experiência bonita ontem, que foi o de passar parte do dia em homenagem ao pais numa casa de recuperação para usuários de drogas, com enfoque no crack, em Itamaracá. É uma casa que acompanho o trabalho há 5 anos e que se mantém com muita dificuldade, através de doações e cooperações entre os próprios usuários que buscam recuperação. Chamou a atenção a participação e empenho das famílias movidos pela esperança da recuperação e de retomada da vida daqueles homens que estão ali. O local precisa de ajuda, pois não recebe nenhum apoio. Existe um esforço da Casa na tentativa de sensibilizar o prefeito Geraldo Júlio para a necessidade de que o poder público possa estender a mão para essas casas de recuperação localizadas no Recife”, disse
A data de hoje, 11 de agosto, traz três comemorações: a do advogado, garçom e estudante. E o vereador Almir Fernando (PcdoB) fez questão de lembrá-las, durante a Reunião Plenária. “A comemoração do Dia do Advogado é uma tradição que remonta ao Primeiro Império no Brasil (1822-1831). Dom Pedro I, que havia proclamado a Independência do Brasil anos antes, queria que o novo país tivesse suas próprias leis. Em 1824 é redigida a primeira Constituição brasileira. Mas não bastavam leis sem alguém que as executasse. Pensando nisso, o Imperador criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de Direito no país. Um foi inaugurado em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo”, disse. Já o dia do estudante foi instituído por D. Pedro I aos dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. “Um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima”, disse.
A geração de jovens que nem trabalham nem estudam intitulada “geração nem-nem” foi o tema do discurso em plenária da vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta segunda-feira, 11. “Esse é um assunto que preocupa os brasileiros e os recifenses. Uma matéria divulgada em rede nacional mostrou que dois em cada dez jovens brasileiros sofrem desse mal. De acordo com últimos dados do IBGE, a Região Metropolitana do Recife apresenta o maior índice de geração nem-nem do país. São 31,8% dos jovens de 18 a 24 anos sem qualquer atividade produtiva”.
O título que prestigia ou reconhece o trabalho de uma pessoa que tenha prestado serviços relevantes ao município, o de Cidadão do Recife, poderá ser entregue ao presidente nacional da Força Sindical e deputado federal pelo Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, também conhecido como Paulinho da Força, caso seja aprovado na reunião plenária de hoje, da Câmara Municipal do Recife, o projeto de Decreto Legislativo 38/2013. De autoria do vereador Marco Aurélio Medeiros, do mesmo partido do ex-metalúrgico, o projeto diz que a honraria deve ser entregue “em reconhecimento à seriedade, dedicação e profissionalismo com que ele sempre exerceu sua carreira, contribuindo para com a sociedade”.
Através de um pedido da comunidade 21 de abril, localizada no bairro da Várzea, o vereador Davi Muniz (PROS) promoveu audiência pública na manhã desta sexta,8, para discutir a questão da construção de um habitacional a ser erguido na área. “Há 60 dias atrás, muitas pessoas estiveram em minha casa e, como representante do povo, tive a iniciativa de promover essa Audiência Pública. Verificamos a angústia dos que aqui se encontram, pois muito deles não vão continuar a morar na comunidade, após a construção do habitacional. Continuamos a escutar a comunidade e várias denúncias foram feitas e solicitamos à Cehab uma lista das pessoas cadastradas”, disse Davi Muniz.
Dentro das comemorações dos 90 anos de Abelardo da Hora, a Câmara Municipal do Recife realizou sessão solene em homenagem ao artista plástico pernambucano, dono de vastíssima obra como escultor, pintor, desenhista, gravurista e ceramista. A iniciativa foi do vereador Almir Fernando (PCdoB), que deu entregou a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda do legislativo municipal. “Este pernambucano é um verdadeiro monumento à cultura. Além do grande artista, ele tem uma vida dedicada a um país mais justo e igualitário, através de sua trajetória de militância política”, disse o vereador.
Depois de treze anos de pesquisa, o historiador Tadeu José Gouveia de Sales concluiu uma biografia do abolicionista José Mariano, patrono da Câmara Municipal do Recife. Autor de diversos livros e ensaios biográficos, o escrito recebeu na tarde desta quinta-feira 07, homenagem proposta pelo vereador Davi Muniz (PROS). Ele é natural de Ribeirão, Zona da Mata Sul, onde viveu a infância e adolescência. Mas aos 30 anos veio para o Recife para cursar Relações Públicas e Direito. A homenagem também se estendeu à passagem dos 164 anos do patrono da Casa. O autor da biografia lançou o livro José Mariano e seu Tempo, durante a homenagem prestada a ele.