Notícias

Tornar obrigatória a fixação de uma placa na parte interna dos elevadores em funcionamento nos edifícios do Recife, contendo informações para prevenir acidentes, é o objetivo do projeto de lei do vereador Antônio Luiz Neto (PTB). A matéria encontra-se em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; Educação; Direitos Humanos e Finanças e Orçamento. Após as análises dos grupos, o projeto seguirá para votação no Plenário.

A instalação de equipamentos esportivos e de lazer adaptados para alunos com necessidades especiais nas escolas municipais pode virar lei na cidade do Recife. A proposta é do vereador Eriberto Rafael (PTC). O Projeto de Lei está aguardando pareceres das comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento e Defesa dos Direitos Humanos. “A iniciativa tem por finalidade proporcionar a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais com os demais colegas de escola, através da instalação de equipamentos esportivos e de lazer adaptados”, destacou Eriberto Rafael.

As comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor; e de Políticas Públicas da Juventude, da Câmara Municipal do Recife, estão analisando o projeto de lei número 73/2014, de autoria de Vicente André Gomes (PSB), estabelecendo que todos os órgãos da administração pública direta e indireta Recife ficam obrigados a disponibilizar em seus quadros de cargos efetivos e empregos públicos o limite mínimo de 20% das vagas e ou cargos públicos para negros, negras ou afrodescendentes.

A Rádio Maranata 103,9 FM celebrou 24 anos de atividades e a Câmara Municipal do Recife homenageou a emissora que tem como missão propagar a palavra de Deus e levar o conhecimento da palavra Cristã aos lares pernambucanos. A iniciativa partiu do vereador André Ferreira (PMDB) e o evento foi conduzido pelo presidente Vicente André Gomes (PSB).

O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife, vereador André Régis (PSDB), disse nesta quarta-feira, 24, que não há como contar a história política e cultural do Recife sem mencionar o nome do artista plástico, mestre das esculturas, Abelardo da Hora, que faleceu ontem. “Ele teve uma vida de grandes realizações e deixou um grande legado artístico para esta cidade e para o Estado”, afirmou. A Casa de José Mariano fez um momento de silêncio, em reunião plenária, em homenagem ao escultor, pintor, desenhista e gravador.

As creches e as escolas públicas e privadas do Recife serão obrigadas a realizar o Dia dos Pais e o Dia das Mães dentro das festividades do ano letivo. É o que propõe a vereadora Michele Collins (PP), que usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira, 23, para defender a iniciativa e pedir o apoio dos colegas. “O objetivo é agregar valor às referências emotivas dos pais no convívio escolar, pois acredito que isso seja uma das principais funções das nossas unidades educacionais, ou seja, aproximar os pais dos filhos”.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de destacar hoje (23), no Plenário, o levantamento realizado pela ONG inglesa Plan International, divulgado na semana passada, que aponta a diminuição dos casos de trabalho infantil no Brasil. Segundo dados da pesquisa, quase 14% das meninas brasileiras de 6 a 14 anos afirmam trabalhar ou já ter trabalhado para terceiros.

As obras de reestruturação de equipamentos públicos como as do Centro Social Urbano (CSU) e a retomada das obras da Rua Célia, ambos no bairro da Mustardinha, foram os temas abordados pelo vereador Estefano Menudo (PSB), na tarde desta terça-feira, 23. “Sabemos que já existem projetos da Prefeitura para as duas áreas citadas. Na reestruturação serão implantados equipamentos que trarão uma melhor qualidade de vida aqueles moradores. As obras do CSU terão interferência em diversas áreas sociais importantes, as quais proporcionarão o melhoramento de todos os índices que apontam para a vulnerabilidade da região”.

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) apresentou esta semana, na Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei número 185/2014, que dispõe sobre os requisitos para o funcionamento de escolas de futebol e a participação de atletas em formação, entre cinco e 17 anos de idade, em partidas oficiais, treinamentos e campeonatos, no Recife. “A escolinha de futebol ou centro de formação de atletas é um projeto educativo, que busca a integração das crianças com um grupo que não seja a sua escola e sua família. Deve ser um local em que a criança desenvolva disciplina, força de vontade e o sentimento de esportividade”, estabelece o projeto, que foi encaminhado para análise da Comissão de Legislação e Justiça.

Mineiro da cidade de Passos, o pastor da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Thalles Roberto, é agora também Cidadão do Recife. O título foi entregue pelo vereador André Ferreira (PMDB), na noite desta segunda-feira, 22, em uma reunião solene que trouxe ao plenário da Câmara Municipal amigos, familiares, fiéis e admiradores do homenageado. Thalles Roberto já lançou vários cd’s e dvd’s religiosos e foi indicado em 2003 ao Grammy Latino, como melhor álbum de música cristã em língua portuguesa.