Notícias

O Plenário da Casa de José Mariano celebrou, com muita alegria, os aniversários das cidades-irmãs Recife e Olinda, na manhã desta quarta-feira, 12, numa inciativa da vereadora Aimée Carvalho (PSB). Recife comemora 477 anos e Olinda, 479. A Mesa do evento foi composta pelo secretário de Relações Institucionais da prefeitura do Recife, Fred Oliveira; o secretário de Patrimônio e Cultura da prefeitura de Olinda, Lucilo Varejão, além dos vereadores de Olinda,Mônica Ribeiro e Algério A Nossa Voz. O vereador Eduardo Marques (PTB) conduziu a solenidade.

A vereadora Aline Mariano (PSDB), lamentou a morte do presidente do partido, deputado federal Sérgio Guerra, ocorrido semana passada em São Paulo, vítima de câncer no pulmão. Emocionada com o desaparecimento do líder do PSDB, ela prestou homenagem ao “amigo e presidente do partido”.

A vereadora Aline Mariano (PSDB), lamentou a morte do presidente do partido, deputado federal Sérgio Guerra, ocorrido semana passada em São Paulo, vítima de câncer no pulmão. Emocionada com o desaparecimento do líder do PSDB, ela prestou homenagem ao “amigo e presidente do partido”. A vereadora ressaltou que teve a honra e prazer de conviver na condição de líder do partido e de amigo, que teve uma carreira política absolutamente coerente em relação àquilo que pensava ser importante para o Brasil. “Em todos os cargos que ocupou, em todas as funções que desempenhou, seja em Pernambuco ou no plano nacional, Sérgio Guerra tinha acima de tudo uma característica que prezo e admiro nos homens públicos que é o destemor, a coragem para ir em frente, e capacidade de aglutinação e convergência”.

Para celebrar a passagem dos 477 anos de existência do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) fez na tarde desta terça-feira 11, homenagem antecipada. Ela disse que a data marcava revoluções, importantes atividades econômicas e diversas inovações culturais. “Aqui se encontra a ponte mais antiga da América Latina, a Maurício de Nassau”.

O projeto de lei 249/2013 que dispõe sobre os órgãos dos sistemas municipais de saúde e de educação, os quais deverão informar aos juizados e delegacias especializadas as ocorrências envolvendo crianças, adolescentes ou idosos, com indício de maus tratos, foi o tema do discurso da vereadora Michele Collins (PP), hoje (11). A matéria está na pauta desta terça para ser votada em primeira discussão. “Venho a esta tribuna, nesta tarde, ressaltar o projeto de lei ordinária nº 249/2013, de minha autoria, que se encontra em primeira discussão na ordem do dia de hoje. A notificação de que trata a matéria deve ser padronizada e conter informações, como nome completo do atendido e de seu acompanhante; cópia do boletim de atendimento com os procedimentos adotados, no caso de serviços de saúde; e relatório psicossocial do atendimento com os procedimentos adotados, no caso da área escolar”, disse

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. “Quero deixar bem claro que o dia da mulher são todos os dias. No sábado (8) iniciamos a campanha "Mulher Você Pode Ser O Que Quiser" e, no evento, distribuímos marcadores de livros, presente que representa mais uma conquista dessa classe que antigamente não podia ler e nem estudar”.

A repercussão positiva do Carnaval no Recife foi comemorada pelo vereador Gilberto Alves (PTN), na Tribuna desta terça (11). O líder do governo detalhou a festa através de números expressivos. “Vimos nas ruas a mais honesta e alegre expressão da nossa cultura popular. À prefeitura coube apenas o papel de organizar, com humildade e competência, a festa protagonizada pelo folião, recifense ou turista de qualquer lugar do Brasil e do Mundo,que vem brincar junto conosco. Atraímos 810 mil visitantes, quase cem mil a mais do que no ano passado. 98% das apresentações deste ano foram feitas por artistas da terra em 63 polos espalhados por toda a cidade, 14 a mais do que no ano passado. Três desses novos polos foram voltados exclusivamente para as crianças”, disse.

O reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais, Libras, como língua de instrução e meio de comunicação objetiva e de uso da comunidade surda é o que pede o projeto de lei número 323, de 2013. A vereadora Aimée Carvalho (PSB) é autora da matéria. “O objetivo é a difusão da Libras. Instituir como uma língua presente na vida social, escolar, política e econômica em prol da construção de uma sociedade inclusiva”. Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, cerca 9,7 milhões de brasileiros apresentam deficiência auditiva.

Ensinar robótica na rede muncipal onde escolas não apresentam infraestrutura adequada para o ensino básico é, para o vereador André Régis (PSDB), uma distorção da realidade. Ele disse que não é contra o ensino dessa cadeira, mas lamentou as notícias negativas acerca das escolas municipais veiculadas no final de semana por uma rede de TV. Mas o líder do governo na Câmara do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN) respondeu afirmando que não dá para deixar de fora o ensino de ponta. Foi mais além informando que cerca de 100 escolas estão sendo reformadas e sete novas de alto padrão estão em construção.

A pauta da reunião da Comissão de Legislação e Justiça contou com a distribuição para emissão de pareceres a 110 projetos de Lei e a votação de mais 11. Entre os aprovados está o que cria o Conselho da Cidade do Recife, de autoria do Executivo. “É um projeto muito importante para a cidade. O secretário de Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, participou da nossa última reunião para prestar esclarecimentos sobre a proposta. Também estiveram presentes representantes das outras comissões temáticas da Casa. Após o encontro seis emendas foram sugeridas, quatro delas, acatadas. E hoje opinamos pela aprovação do projeto”, comentou o presidente da Comissão, Aerto Luna (PRP).