Notícias

Para celebrar a passagem dos 477 anos de existência do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) fez na tarde desta terça-feira 11, homenagem antecipada. Ela disse que a data marcava revoluções, importantes atividades econômicas e diversas inovações culturais. “Aqui se encontra a ponte mais antiga da América Latina, a Maurício de Nassau”.

O projeto de lei 249/2013 que dispõe sobre os órgãos dos sistemas municipais de saúde e de educação, os quais deverão informar aos juizados e delegacias especializadas as ocorrências envolvendo crianças, adolescentes ou idosos, com indício de maus tratos, foi o tema do discurso da vereadora Michele Collins (PP), hoje (11). A matéria está na pauta desta terça para ser votada em primeira discussão. “Venho a esta tribuna, nesta tarde, ressaltar o projeto de lei ordinária nº 249/2013, de minha autoria, que se encontra em primeira discussão na ordem do dia de hoje. A notificação de que trata a matéria deve ser padronizada e conter informações, como nome completo do atendido e de seu acompanhante; cópia do boletim de atendimento com os procedimentos adotados, no caso de serviços de saúde; e relatório psicossocial do atendimento com os procedimentos adotados, no caso da área escolar”, disse

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. “Quero deixar bem claro que o dia da mulher são todos os dias. No sábado (8) iniciamos a campanha "Mulher Você Pode Ser O Que Quiser" e, no evento, distribuímos marcadores de livros, presente que representa mais uma conquista dessa classe que antigamente não podia ler e nem estudar”.

A repercussão positiva do Carnaval no Recife foi comemorada pelo vereador Gilberto Alves (PTN), na Tribuna desta terça (11). O líder do governo detalhou a festa através de números expressivos. “Vimos nas ruas a mais honesta e alegre expressão da nossa cultura popular. À prefeitura coube apenas o papel de organizar, com humildade e competência, a festa protagonizada pelo folião, recifense ou turista de qualquer lugar do Brasil e do Mundo,que vem brincar junto conosco. Atraímos 810 mil visitantes, quase cem mil a mais do que no ano passado. 98% das apresentações deste ano foram feitas por artistas da terra em 63 polos espalhados por toda a cidade, 14 a mais do que no ano passado. Três desses novos polos foram voltados exclusivamente para as crianças”, disse.

O reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais, Libras, como língua de instrução e meio de comunicação objetiva e de uso da comunidade surda é o que pede o projeto de lei número 323, de 2013. A vereadora Aimée Carvalho (PSB) é autora da matéria. “O objetivo é a difusão da Libras. Instituir como uma língua presente na vida social, escolar, política e econômica em prol da construção de uma sociedade inclusiva”. Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, cerca 9,7 milhões de brasileiros apresentam deficiência auditiva.

Ensinar robótica na rede muncipal onde escolas não apresentam infraestrutura adequada para o ensino básico é, para o vereador André Régis (PSDB), uma distorção da realidade. Ele disse que não é contra o ensino dessa cadeira, mas lamentou as notícias negativas acerca das escolas municipais veiculadas no final de semana por uma rede de TV. Mas o líder do governo na Câmara do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN) respondeu afirmando que não dá para deixar de fora o ensino de ponta. Foi mais além informando que cerca de 100 escolas estão sendo reformadas e sete novas de alto padrão estão em construção.

A pauta da reunião da Comissão de Legislação e Justiça contou com a distribuição para emissão de pareceres a 110 projetos de Lei e a votação de mais 11. Entre os aprovados está o que cria o Conselho da Cidade do Recife, de autoria do Executivo. “É um projeto muito importante para a cidade. O secretário de Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, participou da nossa última reunião para prestar esclarecimentos sobre a proposta. Também estiveram presentes representantes das outras comissões temáticas da Casa. Após o encontro seis emendas foram sugeridas, quatro delas, acatadas. E hoje opinamos pela aprovação do projeto”, comentou o presidente da Comissão, Aerto Luna (PRP).

A morte do deputado federal Sérgio Guerra, ocorrida no último dia 6, foi lamentada pelo vereador André Régis (PSDB), durante o Pequeno Expediente desta segunda, 10. O deputado federal pernambucano, ex-presidente nacional do PSDB, morreu aos 66 anos em São Paulo. “Não dá para contar a historia de Pernambuco sem falar em Sérgio Guerra. A cultura política foi marcada pelo nosso ex-senador que teve trajetória brilhante. Elegeu-se deputado estadual pelo PMDB, PDT, ocupando também a Secretaria de Desenvolvimento, na época de Miguel Arraes. Posteriormente a sua eeleição para os senado constitui o melhor momento”, disse.

A vereadora Michele Collins (PP), subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 10, para registrar o seu descontentamento com a falta de avisos, no carnaval, que alertem a população contra o consumo de drogas. “O que vejo nas ruas, em época de carnaval, são propagandas do tamanho de prédios e espalhados por toda a cidade fazendo apologia ao álcool. O que eu via em todos os cantos do Recife eram propagandas de cervejas. Álcool é a droga mais consumida no Brasil. É um problema de saúde. As crianças já veem com naturalidade e crescem achando que é bom. As pessoas têm que se conscientizar que droga mata”.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 10, para parabenizar o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, pela valorização dos músicos da Região Metropolitana do Recife no carnaval deste ano. “Fui procurado por essa classe e, com os depoimentos de todos, pude constatar o bom tratamento que a prefeitura deu. Pude ver a alegria das pessoas que também fazem parte para que o nosso carnaval seja tão especial”.