Uma dispensa de licitação referente à aquisição de imóvel, localizado na avenida Abdias de Carvalho, onde está sendo construído o Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Bongi, foi o tema do discurso da vereadora Priscila Krause (DEM), hoje,5. Segundo a parlamentar, a área teria sido doada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), no início do ano. “No dia 10 de janeiro, através de uma solenidade, o prefeito lançou o primeiro Compaz e a redação é muito clara: foi assinado entre o prefeito e o presidente da Chesf, um termo de doação onde está sendo construído o Compaz. Entretanto, no dia de hoje, 5 de novembro, somos surpreendidos no Diario Oficial, com um termo de dispensa de licitação, visando aquisição de imóvel, no valor de 13 milhões, a ser pago em 100 parcelas, corrigidos pelo IPCA. Ou o terreno foi doado ou comprado.”, disse.
Um protesto de crianças solicitando um parquinho numa escola municipal, em Brasília Teimosa, chamou a atenção do vereador Andre Régis (PSDB). Ele lamentou o ocorrido, durante discurso realizado hoje, 5, na Câmara. “É muito sério um protesto de crianças, é de cortar o coração. O parquinho não é opção. Quando vão à escola, as crianças precisam daquele momento para se desenvolver. A imaginação e o corpo precisam ser trabalhados, além da questão motora. Negar um parquinho a uma criança é desumano.”, disse.
O vereador Eriberto Rafael (PTC) fez um apelo hoje, 5, ao Secretário de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, para a realização de reforma no Campo do Cacique, localizado na comunidade do Cardoso, bairro da Madalena. “Diversos eventos acontecem no Campo do Cacique. E estamos com um problema sério com a estrutura porque a bola termina escapando da área, batendo no telhado das casas, gerando diversas reclamações”, disse.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu à Tribuna da Casa, hoje, 5, para repercutir matéria publicada no Jornal do Commercio a qual denunciou a rotina de três meninos de Saramandaia, que catam latas de alumínio em meio ao lixo do Canal do Arruda, na Zona Norte do Recife. “Quero, no dia de hoje, deixar aqui a nossa indignação, especialmente como presidente da Comissão de Direitos Humanos. O título do texto, “Um Mergulho no Absurdo”, é algo que nos entristece muito. É um retrato da degradação social e, infelizmente, já é destaque na Folha de São Paulo e nos jornais internacionais também.”, disse.
Há 17 anos o Projeto Recuperando Vidas com Jesus trabalha no resgate de pessoas que sofrem com a dependência química. A vereadora Michele Collins (PP) falou sobre a comemoração por mais um ano de funcionamento. O evento aberto ao público será no sábado, 9, na Orla de Piedade, às 19h. “Também haverá a entrega do Prêmio Saravida de Combate às Drogas, com homenagem a representantes do Ministério Público de Pernambuco, Tribunal de Justiça, entre outros”.
O Recife Bom de Bola, torneio de futebol de campo de várzea realizado pela Prefeitura do Recife, conta com mais de 500 equipes e 13 mil atletas dividido em aberto masculino, aberto feminino, sub-15 e sub-17. “ é o maior campeonato de campo de várzea do Mundo. Esse é o primeiro grande legado esportivo da copa do mundo para a capital pernambucana”, disse o vereador Estefano Menudo (PSB), na tarde desta terça-feira, 05.
O empresário Marcony Sobral de Mendonça, de 46 anos, com atuação nos setores imobiliário e de venda e locação de veículos, recebeu na manhã desta terça-feira, 5, o Título de Cidadão do Recife. A reunião solene, proposta pelo vereador Raul Jungmann (PPS) e realizada no plenário da Câmara, foi presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB), tendo a participação de funcionários, amigos e familiares do homenageado.
O Plano Plurianual de 2014-2017 (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano, que juntos formam as escolhas estratégicas e orçamentárias de toda a gestão do prefeito Geraldo Júlio, foram debatidos em audiência pública realizada na Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira, 5, com a presença do secretário municipal de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo. O presidente da Comissão de Legislação e Finanças, vereador Jairo Brito (PT), anunciou as emendas que os projetos, ambos de autoria do Poder Executivo, receberam: para a LOA (projeto de lei 40/2013) foram acolhidas 115 do Legislativo e uma do Executivo; para o PPA (projeto de lei 39/2013), 37 do Legislativo e uma do Executivo. Elas serão analisadas pelo relator e constarão do parecer que será votado em plenário até o final do mês.
Na pesquisa realizada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), com 1.100 entrevistados usuários dos Postos de Saúde da Família no Recife, 87% são mulheres. Dado que preocupou o parlamentar, pois para ele indica que homens e jovens em geral estão fora do atendimento de saúde. Mais ainda. Para ele ficou patente que no sistema de saúde há desigualdades profundas. “Na mesma rede de saúde é possível marcar especialista e ser atendido em 22 dias e em outros PSF a espera pode passar dos 290 dias”. A pesquisa também revelou que cerca de 3 a 4 usuários da rede de saúde municipal jamais recebeu a visita de um agente de saúde, porta de entrada para o sistema. “Esses dados revelam problemas de gerenciamento e controle por parte da gestão”.
Nove projetos de lei, de autoria do Executivo e de diversos parlamentares foram aprovados, durante a reunião da Comissão de Legislação, realizada hoje, 4. Estiveram presentes na ocasião, os vereadores Raul Jungmann (PPS), Henrique Leite (PT), Felipe Francismar (PSB) e o presidente, Aerto Luna (PRP).