Diante da chegada do projeto de lei de autoria do poder Executivo que dispõe sobre a instalação do “telhado verde”, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Jurandir Liberal (PT), ressaltou hoje, 14, ser fundamental discutir amplamente a matéria com os demais parlamentares. “É interessante o projeto encaminhado (PLE67/2013), que dispõe sobre a melhoria da qualidade ambiental nas edificações, o chamado “Telhado Verde”. Um tema bastante discutível e observo haver uma necessidade de tomar providências em relação à drenagem do Recife, uma vez que praticamente mais de 60% do solo está com problemas de drenagem. Consequentemente, vem gerando transtornos em toda a cidade. É uma ideia simpática, mas é um momento difícil de colocá-la em prática porque a maioria das edificações nem utilizam engenheiros capacitados. E como os telhados verdes seriam construídos em edificações habitacionais multifamiliares com mais de quatro pavimentos, exige-se uma responsabilidade técnica. E lembro também aos demais o não envio a essa Casa da Lei de Uso e Ocupação do Solo, um problema ainda mais sério”, resaltou.
O vereador Almir Fernando subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 14, para repercutir a inauguração da quinta Creche-Escola da gestão do prefeito Geraldo Júlio. A creche Mércia Maria Bezerra está localizada no bairro de Nova Descoberta e terá a capacidade de acolher até 110 crianças. “O espaço oferece estrutura completa para a educação infantil. As crianças aprenderão noções de como respeitar os mais velhos, não jogar lixo na rua, entre outras atividades. Essa creche é mais uma obra importante para o Recife e facilitará a vida de muitas famílias”.
Projeto de lei do vereador Almir Fernando (PCdoB) pretende acabar de forma gradativa com os Veículos de Tração Humana (VTHs), por entender que será possível melhorar o trânsito da cidade e também respeitar a pessoa humana. O projeto visa, sobretudo, proporcionar uma vida mais digna aos carroceiros, promovendo ações que possibilitem a mudança dos condutores de VTHs para outros mercados de trabalho.
Antes mesmo de aprender a falar, o hoje coronel da Polícia Militar Josiberto Barros de Andrade, chegou ao Recife com os pais, vindos de Maceió. Cresceu e logo ingressou na PM, antes de completar 18 anos. Tão logo entrou na corporação foi designado a servir no Corpo de Bombeiros, que era parte integrante da PM à época. Agora ele recebe o Título de Cidadão do Recife pelas mãos do vereador Carlos Gueiros (PTB), autor da proposta.
Eles são a cara do Recife e fazem parte da tradição da cidade. Os 16 mercados públicos, ainda assim, exigem melhores condições de higiene para acondicionamento de produtos e revitalização na parte interna dos prédios, fatos que levaram o vereador Luiz Eustáquio (PT) a realizar audiência na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 10. O tema dos debates foi “a situação dos mercados públicos do Recife e a aplicação da Lei municipal 17.676/2010”. A lei, que garante os ambientes higienizados nos mercados públicos, é de autoria do vereador. “São duas discussões importantes e interligadas, pois uma depende da outra. Não se consegue deixar esses espaços organizados sem prever as boas instalações dos boxes, o que passa pela higienização e limpeza”, disse.
Projeto de lei da vereadora Michele Collins (PP) prevê a criação de um guia de saúde da cidade. A iniciativa, segundo ela, vai dar acesso pela internet à relação de unidades de saúde públicas existentes e suas especialidades médicas e aos centros de atenção psicossocial (CAPs). O guia em questão deverá ser implantado no site da Secretaria de Saúde do município. “A proposta traz transparência, não gera despesas, não invade competências”.
O vereador André Régis (PSDB) questionou a aprovação de uma mista no lugar da CPI da Petrobras. Ele disse que a ampliação da investigação, incluindo o Porto de Suape e o Metrô de São Paulo, desvia a atenção do foco principal que a compra da refinaria americana por mais de R$ 1 bilhão, causando prejuízo aos cofres públicos. O vereador argumentou que o Supremo Tribunal Federal já criou jurisprudência sobre a instalação de investigação ampliada pelo legislativo federal no passado, desde que exista fato determinante e o desejo de dois terços da Casa. “Já houve precedente de instalação nessas condições para preservar o direito da população em conhecer os fatos de uma investigação e não de muitas.”
O vereador Luiz Eustaquio (PT) subiu à tribuna na tarde de hoje (9), para repercutir audiência pública de sua autoria que irá tratar das situações dos mercados públicos do Recife. “O encontro, a ser realizado amanhã, 10, vai tratar das revitalizações dos mercados públicos. Visitamos diversos locais e descobrimos vários problemas, inclusive com o condicionamento dos alimentos”.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 09, para repercutir a 13° Convenção Missionária Rompendo em Fé. O evento já faz parte do calendário oficial do município. “A igreja produz programas religiosos e eventos culturais, atua na missão evangelizadora”.
O mercado de São José é o mais antigo edifício pré-fabricado em ferro no Brasil e considerado um cartão postal do Recife. Mas, de acordo com vereadora Michele Collins (PP), o local está precisando de manutenção. Ela fez um alerta aos demais parlamentares sobre o assunto, durante a Reunião Plenária realizada nessa quarta, 9. “Faltando 64 dias para a abertura do mundial de futebol, o prédio tem goteiras no telhado, exibe vidraças quebradas e camadas de poeira cobrem as venezianas de vidro e de madeira das fachadas. Apesar de a prefeitura do Recife ter anunciado projeto de reforma do imóvel, a obra não fica pronta antes da Copa. Os locatários reclamam que o prédio necessita de reparos para receber melhor os visitantes, assim como de reforço na segurança no entorno do prédio e melhorias nos sanitários. O mercado também apresenta problemas no telhado que se encontra cheio de goteiras”, disse.