A reunião da Comissão de Legislação e Justiça recebeu na tarde desta segunda, 30, o Secretário Executivo dos Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal. O objetivo do encontro foi sugerir ideias e esclarecer as dúvidas do grupo em relação ao Projeto de Lei do Executivo número 30/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado no Recife. “O projeto é muito importante para a população, por isso precisamos discutir e participar com sugestões”, disse o vice-presidente da comissão, Felipe Francismar (PSB).
Na primeira reunião da Comissão dos Impactos das Obras das Concessionárias de Serviços Públicos no Recife, da Câmara Municipal, realizada na última semana, ficou definida a criação de um comitê gestor permanente para interferência em obras públicas. A decisão foi trazida ao plenário na tarde desta segunda-feira, 30, pelo vereador Eurico Freire (PV), que faz parte do grupo. “Dessa forma, a Compesa, Celpe, Emlurb, GVT e Copergás, por exemplo, poderão discutir e implementar formas de realizar seu trabalhos sem causar grandes danos e transtornos aos recifenses, evitando buracos nas ruas e fios expostos por muito tempo, que é uma demanda na nossa cidade”.
Uma entrevista concedida a uma rádio local pelo secretário de Mobilidade Urbana do Recife, João Braga, repercutiu no plenário da Casa, durante a reunião desta segunda-feira, 30. “Ao dizer que a Via Mangue é uma presepada e que quem vier não vai voltar, ele se aproxima do ponto de vista da Oposição ao reiterar que aquela obra não tem como resolver de forma estrutural o problema do fluxo que temos naqueles bairros de Boa Viagem, Piedade e Candeias. Mas 600 milhões de reais, para ser uma presepada, é um custo muito alto para a cidade do Recife”, ressaltou Raul Jungmann (PPS), líder da Oposição na Câmara.
Resquício da arquitetura neocolonial da década de 1940, o Edifício Caiçara, localizado na Avenida Boa Viagem, poderá desaparecer completamente da paisagem do Recife. A demolição parcial do prédio, que começou no último final de semana, repercutiu entre a população, as entidades de direitos urbanos e os parlamentares. Na reunião plenária desta segunda-feira, 30, o vereador Raul Jungmann lamentou o que chamou de violência contra a cidade.
Representantes dos setores de bares, restaurantes e comércio compareceram à reunião da Comissão de Direitos Humanos, na tarde desta segunda-feira, 30. O objetivo foi discutir dois projetos de Lei que estão em tramitação: o que determina a concessão de desconto em restaurantes para pessoas que realizaram cirurgia bariátrica e o que trata da proibição de cobrança em consequência da perda de comandas de consumo. Para a presidente da Comissão, Michele Collins (PP) o encontro foi muito importante para Casa. “O nosso papel é fazermos leis justas e ouvirmos o posicionamento da sociedade em relação às iniciativas”, afirmou .
A entrega do título de cidadão do Recife ao senador mineiro Aécio Neves provocou debate no plenário, durante a reunião desta segunda-feira. Antes da votação, o projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador André Régis (PSDB), foi questionado por Carlos Gueiros (PTB) que alegou descumprimento do Regimento Interno da Casa, uma vez que o artigo 414 proíbe a entrega de cidadania recifense e medalha a pessoas em exercício de cargos eletivos.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 30, para destacar duas ações da Prefeitura do Recife. A primeira foi um projeto de lei encaminhado ao Poder Executivo, para a retirada de carros abandonados nas ruas da cidade. “Esses veículos só servem para dificultar a mobilidade e como lugar de consumo de drogas”.
No segundo quadrimestre deste ano, que corresponde aos meses de maio a agosto, o prefeito Geraldo Júlio cumpriu as metas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e as contas públicas estão equilibradas. Isso ficou demonstrado em audiência pública na manhã desta segunda-feira, 30, na Câmara Municipal do Recife, para avaliar os números da execução orçamentária do Poder Executivo. A reunião, realizada por iniciativa da Comissão de Legislação e Finanças, é uma praxe que tem como objetivo permitir à população um conhecimento da situação financeira do município e dar aos vereadores a oportunidade de fiscalizar receitas e despesas.
O capitão-de-mar-e-guerra Anderson Luís Garcia de Castro recebeu a Medalha do Mérito José Mariano na manhã desta sexta-feira, 27. É a maior comenda entregue pela Câmara Municipal do Recife. “Esta casa orgulha-se em conceder a homenagem, reconhecendo suas ações em defesa das nossas crianças e na formação do caráter dos nossos jovens, futuros marinheiros, que conhecerão os segredos dos nossos mares, através dos ensinamentos daqueles que, como nosso homenageado, glorificam e envaidecem a Marinha do Brasil”, disse o vereador Eduardo Marques (PTB), que teve a iniciativa de entregar a medalha.
O Clube Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Ibura de Baixo visitou a Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta, 26. O grupo, formado por jovens com idades entre 9 e 15 aos, foi recebido pelo vereador Davi Muniz (PHS). Os jovens aprenderam como funciona a Casa de José Mariano e também receberam explicações do Diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério, e da Assessora de Relações Públicas, Ana Torti.