Uma noite de emoção marcou a entrega do Título de Cidadão do Recife para o Bispo Luis César Alves. A iniciativa foi do vereador Marco Aurélio Medeiros (Solidariedade). Amigos, familiares e religiosos prestigiaram a Reunião no plenário da Casa de José Mariano nesta terça, 17. Eduardo Marques (PTB) presidiu a solenidade e o vereador Henrique Leite (PT) esteve presente na homenagem.
Considerado pelo vereador Raul Jungmann (PPS) um dos projetos mais importantes do ano, por tratar de mudanças em alvarás de localização e funcionamento, acabou, segundo ele, sendo pouco debatido na Câmara do Recife. De acordo com o parlamentar, a medida proposta pelo Executivo, deve criar impacto em cerca de 500 mil imóveis da cidade, mas, no entanto, foi pouco debatido na Casa legislativa. “É de se lamentar a ausência de audiência pública para discutir assunto de tamanha monta. O Executivo não nos deu tempo para o debate”. O projeto foi aprovado na tarde desta terça-feira em primeira e segunda discussões e segue para sanção do prefeito.
O líder do Governo na Câmara do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN) fez breve balanço do primeiro ano da gestão, ressaltando que o governo já começou com mudanças contundentes. “Antes mesmo de se eleger o gestor se comprometeu com a cidade registrando em cartório programa de ações. Dos 196 pontos registrados, 142 já estão em andamento. O índice de aprovação de 70% mostra muito bem isso. Mas destaco três itens, como o ordenamento do espaço público, reconstrução do sentimento de cidadania e investimento no serviço público”.
Está em tramitação na Câmara o projeto do Executivo que institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, LGBT. Na tarde desta terça-feira, 17, o vereador Jayme Asfora (PMDB) falou sobre o assunto e ressaltou outras ações da Prefeitura para este segmento. “Faltava no Recife um conselho em defesa da liberdade e igualdade LGBT. O projeto ainda precisa ser discutido e aprimorado. Vamos realizar uma audiência pública no início de fevereiro e já convido toda sociedade para participar”.
Em um ano de mandato a vereadora Michelle Collins (PP) apresentou 48 projetos de lei, seis projetos de resolução, uma emenda à Lei Orgânica e 1.075 requerimentos na Câmara do Recife. Na tarde desta terça-feira, 17, a vereadora fez um balanço do trabalho desenvolvido. “As ações realizadas são importantes para dar conhecimento ao Executivo sobre as necessidades da população. Dos projetos que fiz, seis já viraram lei e dois aguardam sanção do Prefeito”.
Há três anos a professora Fabiana Barboza realiza um trabalho de alfabetização com 31 alunos da Escola Octávio de Meira Lins, no Vasco da Gama. Como fruto desse trabalho foram produzidos dois livros e um documentário. O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou a iniciativa. “Fabiana Barboza é um grande exemplo de uma professora dedicada. E a escola também, uma direção que apoia”.
O resumo do mandato e as ações à frente das comunidades, no ano de 2013, foram tema do pronunciamento do vereador Aderaldo Pinto (PRTB) na tarde de hoje, 17. Ele agradeceu à Polícia Militar e à Civil de Pernambuco, à Prefeitura da Cidade, à Fundação Cultura e ao Secretário de Turismo Felipe Carreras.
O vereador Felipe Francismar (PSB) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 17, para fazer um balanço da sua legislatura em 2013. O parlamentar destacou dois projetos, que para ele foram os mais importantes aprovados na Casa. O primeiro, de emenda à Lei Orgânica que propõe o fim do voto secreto para eleição da Mesa Diretora e para apreciação de vetos do Executivo. Também proíbe reuniões secretas no legislativo municipal. Ele destacou também o projeto de lei que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Guarda Municipal. “Ambos são de extrema importância para toda a cidade”.
O vereador Jurandir Liberal (PT), subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 17, para cobrar ao líder do Governo na Casa, Gilberto Alves (PTN) o envio pela Prefeitura do Plano de Mobilidade Urbana, complementar ao Plano Diretor do Recife.
Na tarde desta terça-feira, 17, o vereador André Régis (PSDB) destacou a fiscalização que realizou nas escolas e creches municipais durante um ano de mandato. “Foram mais de 10 mil quilômetros percorridos. Todo conteúdo produzido a partir das visitas resultou em mais de 2 mil páginas de relatório, que está disponível para consulta da população e Prefeitura. Também criamos um site onde o pai e a mãe pode entrar e acessar a escola do filho para ver a situação dela”.