Notícias

O vereador Luiz Eustáquio (PT) subiu à tribuna nesta segunda (25) para relatar a reunião pública que debateu o tema “Combate às drogas”, realizada na última quinta-feira (21), no Plenarinho. “Pedimos às secretarias competentes a construção de um plano para melhorar a rede de atendimento para os doentes que precisam de tratamento sobe o uso de drogas. Prevenção, repreensão e tratamento foram assuntos debatidos e várias propostas da sociedade civil foram colocadas. Agradeço a colaboração de muitos vereadores que estiveram presentes conosco, saibam que a participação foi importante”, disse.

O vereador André Régis (PSDB) elogiou a iniciativa da Prefeitura sobre a inauguração ontem (24) da Ciclofaixa de Turismo e Lazer que será montada todos os domingos e feriados, das 7h às 16h. “Elogio a PCR porque ontem trouxe mais alegria, saúde a autoestima para os recifenses. Saí de saca cedo para acompanhar esse projeto. A Prefeitura acertou e precisa continuar nessa direção. As redes sociais todas estavam apoiando a iniciativa. Realmente um fato digno de registro aqui na tribuna”, disse.

A instabilidade dos serviços de hemodiálise foi alertada pelo vereador Magauari (PSB), no Plenário hoje, (25). “Vários pacientes estão numa situação muito difícil. O recadastramento precisaria ser feito, pois o paciente não pode ter um atendimento irregular: um dia tem e na próxima hemodiálise, não tem. A questão tem que ser sequenciada. Faço um apelo ao Secretário de Saúde para que os pacientes continuem a receber o tratamento adequado”, ressaltou.

Os 91 anos de um dos partidos mais antigos do Brasil, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), foram lembrados pelo vereador comunista, Almir Fernando. O parlamentar leu o Editorial do partido, no site Portal Vermelho. “O Partido Comunista do Brasil chega aos seus 91 anos com um patrimônio de realizações que são também do povo brasileiro. Esta é a fonte da sua juventude e vigor. Partido longevo, permanecerá desempenhando papel decisivo na vida nacional, porque as razões que determinaram a sua criação persistem. Desde que foi fundado, afirmou-se como uma organização política indispensável na luta pela emancipação nacional e social, pela construção de uma sociedade justa, livre do jugo imperialista e da opressão e exploração capitalistas. Um partido que sempre defendeu os interesses dos trabalhadores e de todo o povo brasileiro”, disse.

O vereador Jurandir Liberal parabenizou hoje (25), o primeiro dia de funcionamento da Ciclofaixa Móvel de Turismo e Lazer, implantada pela Prefeitura. “Ontem foi um dia histórico para o Recife. O ciclista foi respeitado não só como esportista. Quero parabenizar a iniciativa da PCR e também quero lembrar que existe uma lei há 2 anos, criando o sistema cicloviário na cidade. Um conjunto de arquitetos, engenheiros e técnicos ajudaram a construção dessa lei e que está à disposição para contribuir com a mobilidade”, disse.

Para comemorar os dez anos de existência da Artepe – Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco -, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou uma reunião solene, com lançamento de um selo comemorativo na Câmara do Recife, ontem. A entidade foi fundada em janeiro de 2003, no Galpão das Artes de Limoeiro, mas tem sede em Recife. O objetivo dela é organizar e incentivar a atividade teatral no Estado.

O plenarinho da Câmara Municipal do Recife ficou lotado, na manhã desta quinta-feira, 21, com coordenadores de comunidades terapêuticas, organizações não-governamentais (ONG) e de assessorias de assistência em saúde que participaram de reunião pública promovida pelo vereador Luiz Eustáquio (PT) para debater o tema “Combate às drogas”. O encontro foi preparatório para a audiência pública que ocorrerá no dia 19 de abril, dessa vez com representantes da Prefeitura do Recife, com o objetivo de elaborar políticas públicas de enfrentamento ao combate ao uso de drogas no município.

Um projeto de emenda à Lei Orgânica determina que toda publicidade realizada pelo poder público municipal, mesmo aquelas em conjunto com governos estadual ou federal, respeite os símbolos e as cores oficiais do Recife. “O princípio da impessoalidade veda a vinculação de atividades da administração à imagem dos gestores, evitando que estes utilizem a propaganda oficial para sua promoção pessoal”, justificou na tarde desta quarta-feira, 20, a vereadora Michele Collins (PP), autora do projeto.

Baseado em números de recente pesquisa que aponta recorde de popularidade da presidente, enquanto o governador do Estado exorta o governo federal a fazer mais, o vereador André Régis (PSDB) conclamou na reunião plenária desta quarta-feira, 20, os colegas da Câmara do Recife a refletirem sobre o que ele denomina de contradição. O vereador ponderou que os índices de popularidade apresentados são maiores que os de Lula, a quem se atribuia um jeito de falar e de dizer as coisas de forma cativantes, enquanto o da presidente, com outro linguajar e estilo de trabalho, ultrapassou o antecessor.

O líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), que já esteve em Bogotá observando a transformação que a cidade viveu com ações integradas na mobilidade, segurança e equipamentos sociais, comentou, na tarde desta quarta-feira, 20, a série de reportagens veiculadas na imprensa local sobre cidades possíveis, enfocando a capital da Colombia e uma de suas principais cidades, Medellín. Ambas passaram por grandes intervenções e hoje são modelos de mobilidade na América Latina. “Acredito que o Recife depois das intervenções que serão feitas a médio e longo prazos também terá a mobilidade desejada por todos”.