Notícias

Após a abertura do período extraordinário, realizada na manhã desta quarta-feira, 26, vereadores e representantes das Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento se reuniram, no Gabinete Especial da Câmara, com secretários da equipe de transição do prefeito eleito Geraldo Júlio. Eles discutiram sobre os três projetos de lei do Executivo encaminhados a Casa em regime de urgência e que devem ser votados até esta sexta-feira.

No primeiro dia da convocação extraordinária, o presidente Jurandir Liberal (PT) abriu a Reunião Plenária de hoje (26), onde foram lidos os Projetos de Lei do Executivo de números 24/2012, 25/2012 e 26/2012, que tratam, respectivamente, da adequação da estrutura da Administração Direta e Indireta do Recife às novas diretrizes administrativas; as Parcerias Público-Privadas (PPP) e o que cria o cargo de Analista de Gestão Pública. Jurandir Liberal ressaltou que regimentalmente não caberia vista dos parlamentares e consultou todas as lideranças para dispensar o prazo de apresentação de emendas. No aparte, o vereador Carlos Gueiros (PTB) frisou a importância da dispensa. “É extremamente fundamental para que possamos apreciar ainda este ano os Projetos”, disse. Em contrapartida, Priscila Krause(DEM), criticou a celeridade para análise dos Projetos de Lei. “Não vejo necessidade das matérias, consideradas de tanta relevância, serem examinadas nessa pressa. Mas não colocarei empecilhos”, disse.

Os vereadores do Recife estiveram presentes no encerramento da Legislatura 2009-20012, realizado no Plenário da Casa de José Mariano, hoje (21). Abrindo a Reunião, o presidente Jurandir Liberal (PT) convidou a vereadora Priscila Krause (DEM), líder da oposição, para iniciar a solenidade.

Na manhã desta sexta-feira, 21, os vereadores do Recife se reúnem no plenário, às 10h, para a reunião solene de encerramento da 8ª Sessão da 15ª Legislatura. Cada legislatura representa um mandato de quatro anos e as seções legislativas são compostas por todas as reuniões ordinárias, extraordinárias, solenes e audiências públicas ocorridas no semestre.

Enfrentando uma longa fila de apartes, que durou mais de uma hora, colegas parlamentares se despediram do vereador Maré Malta (PSD), que deixa a legislatura neste ano. Ele teve mandato curto, pouco mais de ano e meio, no entanto, conforme a maioria de seus pares, deixa a marca de projetos importantes, como os que buscam mais segurança bancária, pioneiro no país, sem contar as sugestões de criação de uma secretaria municipal de segurança, acatada pelo novo prefeito. O tom da despedida além de desejar uma volta breve, pediu para que ele seja o secretário municipal de segurança.

A emoção da chegada é quase sempre diversa daquela da partida. Com os vereadores que não foram eleitos não é diferente. Vera Lopes (PPS), cujo mandato alcançou pouco mais de um ano e meio, a despedida da Câmara do Recife, na quinta-feira 19, porque ela não se reelegeu, teve sabor de muita saudade, de até breve, e muitos pedidos de volte logo. Não é para menos. A vereadora Vera Lopes, que é médica pediatra, lutou intensamente em seu curto mandato pela saúde pública, pela melhoria do atendimento no SUS, pelo Samu.

Despedindo-se da Câmara no ano de 2012, o vereador Romildo Gomes (PSD) recebeu uma homenagem da Casa, hoje (20): a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda do Legislativo Municipal. A iniciativa partiu do colega Eduardo Marques (PTB), que propôs a homenagem à Comissão Executiva.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), anunciou hoje no plenário da Casa a votação e a aprovação do projeto de Decreto Legislativo 64/2012, elaborado pela Comissão Executiva, que determina a extinção do décimo quarto e décimo quinto salários, popularmente chamados de auxílio-paletó.

Com o objetivo de discutir a reestruturação do Banco do Brasil em Recife, foi realizada uma Reunião Pública nesta quarta-feira, 19, no plenarinho da Câmara do Recife. Uma das mudanças previstas é a transferência da área de suporte do banco para Belo Horizonte, em Minas Gerais. “Recife será uma das cidades mais atingidas, por isso decidimos ouvir os dirigentes, membros do sindicato e funcionários, para formar uma opinião sobre o assunto”, comentou o presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT).

O vereador Luiz Eustáquio (PT) defendeu, na tarde desta quarta-feira, 19, a gestão do PT à frente Governo Federal nos últimos dez anos. Para ele, o Brasil melhorou em todos os sentidos e o povo conseguiu mais dignidade e melhor educação.