Notícias

Marcada por forte emoção, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 06, a entrega do Título de Cidadão do Recife a um dos mais renomados médicos da cidade, Carlos Teixeira Brandt. A iniciativa partiu do vereador Inácio Neto (PSB) e contou com a presença de familiares e amigos do homenageado. “Ele possui um currículo invejável e tão vasto que se torna impossível citar todos os seus trabalhos. O que podemos afirmar é que a sua formação teve início no Recife, mas seu nome ganhou o mundo, se tornando uma referência médica mundial, com ênfase em cirurgia pediátrica”, ressaltou Inácio Neto.

A Audiência Pública promovida pelo vereador Múcio Magalhães (PT) discutiu a aplicação da Lei 17.834/12 que dispõe sobre a gratuidade dos transportes públicos urbanos no Recife aos maiores de 60 anos de idade. O vereador iniciou o debate explicando como foi construída a ideia de elaborar a Lei. “Uma das bandeiras que adotamos no mandato foi a temática do idoso porque desde antes de eleger-me vereador já lidava com vários grupos e analisamos as necessidades. Então, passamos a discutir como elaborar uma lei como esta que tem mais impacto. Fomos estudar o Estatuto que garante a gratuidade das passagens, mas percebemos que a partir dos 60 anos até 65, deve ser objeto de regulamentação municipal. Aprovamos a Lei na Casa e o prefeito vetou. Mas a apreciação do veto veio recentemente e, depois de um trabalho de articulação, conseguimos derrubá-lo e o direito passou a valer. Só que a luta não acabou e precisa ser trabalhada, de fato, para garantirmos a nossa conquista”, disse.

Resultado da pressão de movimentos sociais, o prefeito do Recife revogou decreto que concedia área para instalação de uma usina de tratamento de lixo na Mata do Engenho Uchôa. De acordo com o vereador Almir Fernando (PCdoB) a área para instalação da usina seria de 5,5 hectares.

O vereador Aerto Luna (PRP), líder do governo na Câmara do Recife, informou que o resultado da reunião com a secretaria Jurídica da Prefeitura foi positivo. Segundo ele, o encontro se deu entre o Jurídico e a Comissão de Finanças da Casa para esclarecer dúvidas sobre o impacto financeiro que o Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento e Vencimentos da Guarda Municipal.

A vereadora Priscila Krause (DEM) repercutiu a audiência pública realizada na terça-feira, 4, para discutir sobre o projeto de lei do Executivo que cria a Parceria Público Privada para aumentar o número de edifícios-garagem no Recife. Segundo a parlamentar, se a proposta for mantida, este tipo de concessão patrocinada será executada na cidade pela primeira vez.

Tendo como objetivo garantir o acesso das pessoas com deficiência a todos os bens, produtos e serviços, a Audiência Pública promovida pelo vereador Aerto Luna (PRP) discutiu hoje (5), no Plenarinho da Câmara, a criação do serviço denominado Táxi Acessível que permitirá o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência.

A maior comenda do Legislativo Municipal, a Medalha do Mérito José Mariano, foi concedida na manhã desta quarta-feira, 05, ao bicampeão mundial e dez vezes campeão europeu de Kickboxing e de Taekwondo, Klemens Friedrich Michael Mostert. A iniciativa da solenidade partiu do vereador Maré Malta (PSD) que enalteceu as qualidades do atleta e a sua relação com o Recife. “”É uma honra prestar esta homenagem a um homem íntegro, reconhecido e aplaudido nas lutas marciais..Admiro o seu trabalho e dedicação ao povo da cidade.”

Integrantes da Guarda Municipal do Recife lotaram mais uma vez o plenário da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira. Eles querem definição do Executivo sobre o envio do relatório de impacto financeiro da implantação do PCCDV (plano de cargos, salários e desenvolvimento) da categoria. As comissões de Finanças e de Legislação e Justiça da Casa já haviam esclarecido que sem o relatório financeiro não é possível aprovar o projeto, pois conteria inconstitucionalidade.

Criado através de um projeto de lei do vereador Múcio Magalhães (PT), aprovado e transformado em lei, a 17.824/2012, o Dia do Samba, 2 de dezembro, foi comemorado na Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira 4, em grande estilo e com muito samba embalado por integrantes da bateria da Gigante do Samba. Nada mais apropriado para a primeira comemoração. O vereador destacou as origens históricas do samba e a certeza dos pesquisadores de que o samba nasceu no nordeste e veio dos índios e não dos africanos e muito menos do Rio de Janeiro como querem alguns.

Tendo como tema a “Parceria Público Privada (PPP) dos Edifícios-Garagem no Recife: rumos e objetivos”, a vereadora Priscia Krause (DEM) convocou Audiência Pública hoje (4), para discutir e analisar as propostas do projeto que disponibilizará 14.594 vagas distribuídas em 17 edifícios-garagem espalhados por diversos bairros do Recife (São José, Boa Vista, Soledade, Santo Amaro, Ilha do Leite, Graças, Encruzilhada, Afogados, Derby, Madalena, Cordeiro e Cais do Apolo). O edital para a concessão dos serviços dos edifícios ainda está sob análise e a empresa vencedora assinará um contrato que terá duração de 35 anos e envolverá investimentos de mais de R$ 500 milhões.