O coral Ágape Jovem, do Ministério da Música do Movimento de Renovação Carismática está, neste momento, ensaiando as músicas que serão cantadas durante a solenidade de entrega do título de cidadão recifense ao padre Marcelo Rossi. Ele receberá a honraria na Câmara Municipal do Recife, por iniciativa dos vereadores Sérgio Magalhães (PSD) e Liberato Costa Júnior (PMDB).
O padre Marcelo Rossi, que está no Recife participando de eventos para lançamento do seu livro “Agapinho - Ágape para crianças”, vai receber hoje o título de cidadão recifense. Enquanto aguardam a solenidade, diversas mulheres que participam do Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima rezam “o terço da misericórdia” nas galerias da Câmara Municipal do Recife.
Na tarde desta terça-feira, 12, os vereadores do Parlamento Jovem do Recife realizaram uma reunião, na sala das comissões da Câmara para discutir o evento de prestação de contas do semestre. O presidente da Comissão de Juventude da Casa, vereador Inácio Neto (PSB), disse que estava disposto a contribuir com o encontro.
Em tom de desabafo, os vereadores Múcio Magalhães (PT) e Osmar Ricardo (PT), do mesmo partido, mas em lados opostos por pertencerem a correntes internas diferentes, comentaram na tarde desta terça-feira 12, no plenário da Câmara do Recife, as decisões tomadas pela Executiva Nacional que escolheu o senador Humberto Costa como candidato à Prefeitura do Recife, anulando o resultado das prévias internas que apontaram João da Costa como o candidato.
O vereador Romildo Gomes (PSD) iniciou seu discurso agradecendo o apoio recebido pela Mesa Diretora e demais vereadores durante problema de saúde pessoal. “Dias atrás eu me encontrava na Casa, quando me senti mal. Fui encaminhado à UTI, onde passei cerca de três dias. Gostaria de agradecer todos os colegas, amigos, familiares, companheiros e funcionários da Casa que sentiram a minha ausência. Muitos rezaram para a minha recuperação”.
O vereador Maré Malta (PSD) repercutiu a data de hoje, 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. “A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos e países emergentes, como no Brasil, nas regiões mais pobres. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família, geralmente composta de pessoas pobres e com filhos”, disse.
A reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 12, vota dois projetos de lei. Um, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Bolsa Atletas do Recife, que já foi votado em primeira discussão e agora precisa de maioria absoluta para ser aprovado em definitivo. O outro é do vereador Antônio Luiz Neto (PTB), que cria a Semana Municipal da Doação do Leite Humano, que já recebeu parecer favorável das comissões de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, e de Higiene, Saúde e Bem estar social.
José Mariano, patrono do legislativo municipal morreu há 100 anos. Para celebrar a data, o grande expediente da tarde desta segunda-feira, 11, foi dedicado à abertura das atividades que marcarão o centenário de morte dele. O presidente da Câmara do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT) convidou o historiador e escritor Humberto França, para realizar palestra sobre “José Mariano: sua vida, sua luta pela liberdade”. Durante este ano outras comemorações e eventos serão realizados para marcar a data, entre elas o lançamento de um selo e a entrega de medalhas comemorativas do centenário.
O embate interno do Partido dos Trabalhadores (PT) foi o assunto abordado no pequeno expediente desta tarde pelo vereador Gilberto Alves (PTN), que aproveitou ainda a oportunidade, para comunicar a realização da convenção municipal de seu partido, no próximo domingo (17). “Estamos assistindo há muito tempo na Capital um debate promovido pelo PT. Nós que fazemos parte da frente popular do Recife e de Pernambuco, estamos excedendo nossa paciência em esperar os nossos companheiros encaminharem uma solução”, enfatizou.
O vereador Amaro Cipriano (PSB) fez dois apelos durante o Pequeno Expediente nesta segunda (11). O primeiro é para que a Prefeitura do Recife realize a dragagem do Rio Tejipió. “Os moradores das comunidades ribeirinhas estão aflitos. Faço um apelo à URB, pois é uma situação dramática. Muitas pessoas de Jardim Uchôa já estão no auxílio moradia. Apelo ao prefeito e toda sua equipe para agilizar a dragagem”, disse.