Notícias

Em seu discurso na tarde desta terça-feira, 20, o vereador Rogério de Lucca (PSL) trouxe ao conhecimento da Câmara, o caso de descumprimento de contrato por parte da Prefeitura do Recife (PCR) com a Igreja Batista dos Remédios. Segundo o parlamentar a instituição mantém um prédio de sua propriedade locado pela prefeitura.

O vereador Osmar Ricardo (PT) destacou na tribuna da Casa, na tarde desta terça-feira, 20, questões relacionadas aos servidores municipais. “Tivemos uma assembleia na Guarda Municipal do Recife sobre o plano de Cargos e Carreiras (PCC) e saímos em passeata até a sede da prefeitura para reabrir o debate sobre o PCC da Guarda”.

Na tarde desta terça-feira, 20, a vereadora Priscila Krause (DEM) abriu o pequeno expediente da Câmara, dizendo ter sido procurada por representantes de vários sindicatos de servidores da prefeitura, a exemplo de engenheiros, arquitetos, agrônomos, químicos e veterinários . “Eles relataram uma reunião que aconteceu no último sábado e muito me espantou o posicionamento da prefeitura”, ressaltou.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) informou na tarde desta segunda-feira 19, na Câmara do Recife, que vai ingressar com um pedido para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI), com base no relatório de 16 páginas do Tribunal de Contas do Estado, já encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco e ao Ministério Público Federal, que julgou irregular a operação de compra de títulos federais realizada com recursos do Reciprev.

O veto do Executivo ao projeto de lei do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), determinando a construção de banheiros públicos nas estações de metrô, facultando inclusive a cobrança pelo uso deles, não chegou a ser votado na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira 19, mas gerou debate no plenário. Além deste veto foi adiada ainda a votação do veto a outro projeto do mesmo autor, determinando o fornecimento de bancas escolares para alunos canhotos na rede pública municipal.

Cerca de 70 alunos da Escola Internacional de Aldeia, com idades entre 10 e 12 anos, estiveram na Câmara do Recife para conhecer de perto como funciona o legislativo da cidade. O grupo foi recebido pela Assessoria de Relações Públicas da Casa, pelo presidente Jurandir Liberal e pelo assessor especial da presidência, Paulo Dantas. A visita faz parte de um projeto pedagógico da escola que este ano envolve o tema da energia.

O vereador Maré Malta (PSD) abordou em seu discurso na tarde desta segunda-feira, 19, uma matéria publicada em um jornal local revelando que a partir da próxima quarta-feira, as agências bancárias que descumprirem as leis municipais de segurança serão interditadas. A decisão é inédita no Brasil e foi tomada em conjunto pelo Ministério Público de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social e Prefeitura do Recife. “Temos que comemorar essa atitude”, disse.

O vereador Gilberto Alves (PTN) destacou na tarde desta segunda-feira, 19, a audiência pública promovida na última sexta-feira pela Comissão Especial de Mobilidade Urbana, com taxistas e empresários do setor. Na ocasião o presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco apresentou um documento com oito propostas de melhorias no sistema de táxi.

Abrindo o pequeno expediente da tarde desta segunda-feira, 19, o vereador Múcio Magalhães (PT) registrou uma notícia que segundo ele é de extrema importância. “Semana passada o ministro da Previdência Social anunciou que o Governo Federal estuda a criação da Secretaria Nacional do Idoso, que teria como atribuição cuidar das políticas federais relacionadas aos idosos. Fico muito feliz com a iniciativa do Governo da Presidenta Dilma e na expectativa que a iniciativa seja logo concretizada”, disse.

Estão na ordem do dia desta segunda-feira, 19 de março, 18 projetos de lei que serão apreciados na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, prevista para começar às 15h.Dois deles serão avaliados em votação secreta e dependem da maioria absoluta dos vereadores que estiverem em plenário, conforme determina o Regimento Interno, pois se tratam de vetos do Executivo. Ambos os vetos foram dados a projetos do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) , sendo um que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação de carteiras escolares adaptadas para alunos canhotos nas escolas municipais e outro que dispõe sobre a instalação de banheiros públicos nas estações de metrô do Recife.