Abrindo o pequeno expediente da tarde desta segunda-feira, 12, o vereador Múcio Magalhães (PT) discursou em defesa da assinatura do convênio do porte de arma entre a Guarda Municipal do Recife (GMR) e a Polícia Federal (PF). De acordo com o parlamentar, alguns servidores da corporação lhe procuraram e pediram seu apoio para contribuir também com esse debate que já veio à tona outras vezes na Câmara. “Nessa situação, a pedido de agentes que interagem com meu mandato, solicito do Poder Executivo Municipal um maior empenho no sentido de agilizar os procedimentos necessários, para a concessão do porte de arma de fogo”, disse.
Em continuidade à estratégia de acelerar os trabalhos legislativos neste primeiro semestre, os vereadores da Câmara Municipal do Recife apreciam 10 projetos de lei na reunião plenária desta segunda-feira, 12, prevista para começar às 15h. Entre os projetos seis serão apreciados em primeira discussão e os demais, em votação única.
Um dia após a data oficial, a Câmara Municipal do Recife prestou homenagem às mulheres em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira, 9 de março. A iniciativa foi da vereadora Aline Mariano (PSDB), que entregou comenda a 40 profissionais liberais, empresárias, artistas, ativistas políticas, funcionárias públicas e donas de casa, durante a solenidade. Uma das mulheres festejadas, a mais aplaudida, tem 102 anos. “Presto uma homenagem aos grandes nomes que se destacaram nas suas atividades. São mulheres que nos dão orgulho não apenas pelo talento, mas pela capacidade de atuação destacada num contexto social ainda patriarcal em que vive o país”, disse.
Uma única mulher para celebrar milhares em um dia especial, só para elas. A escolha de Léa Lucas, com 83 anos, não foi à toa. A vereadora Vera Lopes (PPS) focou a homenagem em uma mulher da boa idade, para assim representar todas as mulheres recifenses, pernambucanas, brasileiras e do mundo. E ninguém melhor que Léa Lucas, que aos 83 se sente com dezoito. Carnavalesca das boas, não perde uma festa, desfila em grifes, em blocos e bailes. Modelo, atriz, mãe, avó e bisavó. Uma mulher e tanto.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife distribuiu 21 novos projetos de lei para emissão de pareceres, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 8. “Fizemos a distribuição equitativa entre os membros da comissão. O curioso é que entre os 21, quatro tratavam do mesmo assunto, que é a vistoria e manutenção de prédio localizados no Recife. Pelo Regimento Interno, quando isso ocorre, eles devem ter o mesmo relator , para que seja feito um exame do mérito dos projetos”, advertiu o presidente da comissão, vereador Carlos Gueiros (PTB). Além dele, participaram da reunião Marcos di Bria (PtdoB), Luiz Eustáquio (PT) e Estéfano Menudo (PSB).
Em sua primeira reunião deste ano, a Comissão de Saúde da Câmara apreciou na tarde de hoje, 7, oito projetos de leis que estão em tramitação na Casa. O vereador Luiz Eustáquio (PT) que preside a mesma aproveitou o momento para ressaltar a realização da audiência pública realizada recentemente, onde foram discutidas as ações de prevenção ao mosquito da dengue.
Na tarde desta quarta-feira, 7, o vereador Estéfano Menudo (PSB) falou em seu discurso no pequeno expediente da Casa, a respeito do projeto de implantação de uma Academia das Cidades no bairro da Mustadinha. “Era uma luta da comunidade e de diversas lideranças que vinham pleiteando desde o início de meu mandato”, destacou.
O vereador Estéfano Menudo (PSB), que apresentou projeto de lei à Câmara do Recife, criando cadastro municipal de deficientes ativos do município, com o objetivo de fiscalizar o exercício das atividades dessas pessoas, ressaltou a necessidade das políticas públicas facilitarem o ingresso delas ao convívio social. “Acessibilidade existe há muito tempo, mas além dela, existe também a vontade de fiscalizar e punir o preconceito e a inércia”.
O vereador Maré Malta (PSD) destacou na tarde desta quarta-feira, 7, que durante todo o ano de 2011, estudou vários projetos com o intuito de trazer maiores ganhos para a cidade, entre eles o que contempla a Guarda Municipal do Recife com o direito ao porte de arma. O parlamentar lembrou que o convênio com a Polícia Federal já se encontra pronto, porém falta só a assinatura do prefeito.