Notícias

A vereadora Priscila Krause (DEM) pediu ontem na Câmara do Recife, explicações à PCR sobre o uso de dinheiro da venda da folha dos servidores ao Banco do Brasil para pagamento de obrigações diversas. Segundo a vereadora, no mês passado o secretário de Finanças do município, Petrônio Magalhães, esteve na Comissão de Finanças da Casa exatamente para explicar como se daria a operação de venda da folha ao BB e qual seria o uso de desse dinheiro em caixa. Na ocasião, segundo ela, o secretário garantiu que dinheiro não seria usado para pagamento salarial, no entanto no Diario Oficial do dia 25 o decreto 26.290/11 do Executivo cria crédito suplementar de R$ 21 milhões.

Para apresentar o parecer das 39 emendas encaminhadas à Lei Orçamentária Anual (LOA), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife reuniu-se em caráter extraordinário na manhã desta segunda-feira, 28. O texto aprovado seguirá de imediato para votação em plenário, pois a matéria precisa ser apreciada até o dia 30, de acordo com o prazo regimental determinado pela Lei Orgânica do Recife. Caso não haja consenso até lá, o prefeito João da Costa tem a prerrogativa de aprovar o texto original da matéria que chegou à Casa de José Mariano em meados de outubro.

Encerra-se nesta segunda-feira o prazo para recebimento de emendas dos 13 projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que estão tramitando em regime de urgência, desde a semana passada, na Câmara Municipal do Recife. A partir de amanhã, os presidentes das comissões temáticas designarão relatores para elaborar os pareceres que permitirão a votação das matérias em plenário.

Por iniciativa de dois vereadores, Jurandir Liberal (PT), presidente da Casa, e Sérgio Magalhães (PSD), a Câmara do Recife prestou ontem homenagem aos 10 anos do Recife Convention and Visitors Bureau, uma entidade privada que promove o turismo. Sérgio Magalhães lembrou a trajetória de sucesso do Convention, apesar do início com muitas incertezas.

Para homenagear a Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), unidade de ensino superior da Universidade de Pernambuco (UPE) que foi fundada há 55 anos, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene, por iniciativa do vereador Marcos Menezes (DEM), na manhã desta sexta-feira, 25. A solenidade começou às 11 horas, com a execução do Hino Nacional e sob a presidência do vereador Eduardo Marques (PTB). O diretor da FCAP, Arandi Campelo, representou a instituição e foi encaminhado ao plenário por uma comissão formada pelos vereadores Jurandir Liberal (PT), presidente da Casa de José Mariano; Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Aerto Luna (PRP). Esteve presente`o vereador Inácio Neto (PSB).

A economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado, Renata de Andrade Lima Campos, recebeu na tarde desta quinta-feira na Câmara do Recife a Medalha do Mérito José Mariano, a maior comenda da Casa, proposta pelo vereador Gilberto Alves (PTN). Em solenidade rápida e prestigiada pelo governador Eduardo Campos, marido dela, pelos filhos Maria Eduarda, Pedro Henrique, João Henrique e José Henrique, pelos pais Ciro Andrade Lima e Rejane, e por dona Madalena Arraes, além de dezenas de políticos, empresários e juristas, a homenageada pregou a harmonia política como a melhor fórmula para o desenvolvimento de Pernambuco.

Os textos com os projetos de lei que dispõem sobre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que chegarão segunda-feira ao plenário da Câmara Municipal do Recife, não são os idealizados pelo Poder Executivo, autor das matérias. A Comissão de Finanças e Orçamento realizou reunião ordinária nesta quinta-feira, 24, para uma última análise das emendas apresentadas pelos vereadores e ficou claro que o parecer da relatoria, que vai à votação, modificará os projetos em vários pontos. Afinal, a LOA acatou 11 emendas do relator Carlos Gueiros (PTB) e das outras 28 encaminhadas pelos demais vereadores da casa, 18 foram rejeitadas, quatro aprovadas na íntegra e seis aprovadas com subemendas.

Em reunião solene realizada na Câmara Municipal do Recife, o vereador Aerto Luna (PRP), homenageou na manhã desta quinta-feira, 24, o Colégio Santa Barbara, que está comemorando 40 anos de fundação no bairro da Imbiribeira. ”Jovens, dedicados, aguerridos, visionários, perseverantes, sonhadores e ousados. Esses são os adjetivos da professora Maurina Arruda e seu esposo, Onildo Arruda, que fundaram em sua própria residência o Educandário Santa Bárbara. Tradição, desenvolvimento, qualidade, são algumas características marcantes da instituição particular mais antiga do bairro”, disse o vereador em seu discurso.

O Dia Nacional de Ação de Graças comemorado anualmente na quarta quinta-feira do mês de novembro, tem encontro marcado amanhã no Marco Zero, mas já foi lembrado na tarde de hoje, 23, na Câmara do Recife. Por iniciativa do vereador Jadeval de Lima (PTN), parte do grande expediente da reunião plenária foi dedicado à data.

O vereador Maré Malta (PSD) fez, na tarde desta quarta-feira, 23, um discurso em homenagem ao livro. O parlamentar ressaltou o papel importante perante a formação de cada cidadão fazendo ainda a leitura de um histórico. “Não devemos esquecer o livro, pois as futuras gerações precisam se lembrar deles. É preciso preservar a leitura tradicional convivendo com a tecnologia, mais respeitando a tradição”, defendeu.