O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) abriu seu discurso no pequeno expediente da tarde desta quarta-feira, 9, parabenizando os parlamentares por ter aprovado o requerimento de Carlos Gueiros (PTB) para homenagear a União Brasileira de Escritores (UBE), em reunião solene na Casa.
Na tarde desta quarta-feira, 9, o vereador Maré Malta (PSD), repercutiu o impasse que está ocorrendo entre as empresas de comunicação de Pernambuco e os jornalistas, em função das negociações no que diz respeito à data-base da categoria. “Tenho certeza de que o diálogo é a melhor forma de buscar o entendimento. Assim, apelo para que o sindicato volte a sentar-se à mesa de negociação e busque um acordo que ponha fim a este impasse”, disse.
Em reunião na tarde desta quarta-feira, 9, a Comissão de Segurança Pública da Câmara, presidida pelo vereador Maré Malta (PSD), deu parecer favorável ao projeto de lei nº144/2011 de autoria da vereadora Priscila Krause (DEM). A proposição determina que os estabelecimentos que exerce as atividades de “buffet” infantil, parque de diversões ou similares e que possuam equipamentos de diversão, ficarão sujeitos à apresentação de Laudo Técnico dos equipamentos existentes e de responsável técnico por sua manutenção.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto de lei 155/2011, de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB), que determina às escolas públicas municipais divulgarem em local acessível aos pais, educadores e estudantes o cardápio semanal da merenda que será servida aos alunos. “A matéria está de acordo com a Lei Orgânica, pois é esse o mérito pelo qual devemos avaliar. Consultando essa lei, percebe-se que a educação de qualidade e o bem-estar dos alunos escontram-se entre os objetivos e deveres da Cidade do Recife”, disse a vereadora Marília Arraes (PSB), relatora do projeto.
O vereador Múcio Magalhães (PT) vai realizar na próxima sexta-feira, 9 horas, na Câmara do Recife, audiência pública para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser aprovado no Congresso Nacional. O PNE foi enviado ao Congresso pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. O plano apresenta dez diretrizes e 20 metas com estratégias específicas para sua execução e melhoria da qualidade do ensino no país.
A vereadora Priscila Krause (DEM) comentou na tarde desta terça-feira 8, a posição do Recife no índice de desenvolvimento pesquisado pela Firjan, entidade do Rio de Janeiro que avalia o desenvolvimento nacional através da comparação entre capitais e municípios de cada estado. A análise é feita com base em dados fornecidos pelos municípios sobre emprego e renda, educação e saúde. Os dados são repassados pelas prefeituras, e ministérios do Trabalho, Educação e da Saúde.
O líder do governo na Casa, vereador Luiz Eustáquio (PT), abriu sua fala no pequeno expediente desta terça-feira, 8, fazendo referência ao vice-presidente do Clube Português, Pastor Ramos André. “Eu tive a honra de homenageá-lo com o título de cidadão do Recife. Hoje ele está sendo homenageado na Assembléia Legislativa e será também cidadão de Pernambuco”, disse.
Na tarde desta terça-feira, 08, o vereador Almir Fernando (PCdoB), aproveitou a oportunidade de seu discurso, para reafirmar o posicionamento do seu partido quanto ao diretório municipal. O parlamentar leu as resoluções adotadas acerca do atual quadro político do Recife que foi discutida pelo Comitê Municipal do PCdoB recentemente.
O Recife é o principal ponto de vendas de carne de Pernambuco. Mas, de onde vem a carne que o recifense consome? Ela é de boa qualidade ou está contaminada? Movido por esses questionamentos, o vereador André Ferreira (PMDB) promoveu audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, hoje, 8, com representantes dos órgãos de Vigilância Sanitária, Ministério Público, Defesa do Consumidor e Associação de Supermercados. “Esse é um debate que busca melhorar a qualidade da carne que consumimos. Mas, na essência, é um debate sobre a saúde pública. A partir desse evento, saberemos de que forma um vereador pode contribuir para sanar esse problema, seja a partir de uma regulamentação ou de um projeto de lei”, disse o vereador.
O vereador Josenildo Sinesio (PT) disse hoje na Câmara do Recife que participou de um debate no programa Geraldo Freire, na Radio Jornal, sobre as denuncias de corrupção e desvio de verbas públicas por Organizações Não-Governamentais. Ele disse que a discussão foi esclarecedora e positiva para separar o joio de trigo. Ao todo existem cerca de 338 mil entidades desse tipo atuando no país com orçamento de R$ 5,4 milhões repassados pelo governo federal, ano passado. Segundo ele, quando apareceram as denúncias a presidente Dilma Rousseff suspendeu o repasse de verbas e exigiu que se faça no país um marco regulatório criando leis que permitam melhor fiscalização dessas ONGs.