A vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica, alertou nessa segunda-feira, 13, na Câmara do Recife que os casos de dengue estão aumentando de forma assustadora na cidade. Segundo ela, os hospitais estão lotados e os números da dengue hemorrágica também crescem muito, chegando a ser clasiificada de epidemia. “É preciso educar a população para que ela colabore no combate à doença que se alastra especialmente nos bairros periféricos. É bem verdade que a população mantém hábitos que não ajudam no combate ao mosquito transmissor, mas cabe ao poder público ter ações adequadas.” Os casos de dengue hemorrágica com risco de morte cresce de forma epidêmica”.
No pequeno expediente da tarde desta segunda-feira, 13, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) questionou as obras das construtoras do Recife, que de acordo com ele, veem danificando algumas ruas da cidade e não realizando o conserto das mesmas. O parlamentar disse ainda ter procurado a Emlurb e foi informado que ao término das obras, as empresas realizariam os serviços, porém não é o que ele tem visto na cidade. “A Rua Manuel Inácio, em Jardim São Paulo, está totalmente danificada e prometeram após a construção deixá-la recapeada. Isso não aconteceu”, disse
O vereador Maré Malta (PSD) usou de seu discurso na tarde desta segunda-feira, 13, para repercutir a questão da segurança pública e cobrar a execução das leis que já foram criadas pelo legislativo municipal. “Eu quero apelar para que a prefeitura do Recife (PCR) tenha a sensibilidade de dar a atenção devida e resolva essa questão”. De acordo com o parlamentar a PCR está com um parecer da procuradoria que segundo ele, é de extrema importância a sua aprovação, para possibilitar a execução das ideias discutidas na audiência promovida recentemente no Ministério Público de Pernambuco.
Na tarde desta segunda-feira, 13, o vereador Almir Fernando (PCdoB) abriu o pequeno expediente da Câmara, repercutindo a Operação Inverno 2012, lançada na última semana. Segundo o parlamentar, os investimentos para esse ano chegarão a R$ 133 milhões, ante os R$ 57 milhões aplicados em 2011. “Temos mais de 100 pessoas trabalhando na operação, dentre elas devemos valorizar também a Codecir que realiza ações durante todo o ano”, disse.
Os vereadores da Câmara Municipal do Recife votam em primeira discussão, na reunião plenária desta segunda-feira, dois projetos de lei do vereador Múcio Magalhães. O projeto de N° 168 dá nome ao viaduto que será construído na Avenida Agamenon Magalhães ligando a Rua Dom Bosco a Rua Joaquim Nabuco. A proposta de Múcio é que seja denominado Josué de Castro, em homenagem ao médico, geógrafo e cientista político pernambucano. O segundo é o Projeto de Lei N° 171, que reserva 5% dos ingressos dos eventos não gratuitos realizados em áreas públicas para entidades beneficentes de assistência social.
Na quarta reunião ordinária deste ano, os vereadores da Câmara Municipal do Recife votarão na próxima segunda-feira, 13, a partir das 15h, pareceres das comissões temáticas sobre 12 projetos de lei. Seis deles serão apreciados em primeira discussão, um em segunda e os demais em discussão única. Estarão sendo analisadas matérias importantes para a população recifense, pois tratam de urbanismo, meio ambiente, educação, saúde e transporte público.
Nascido do sonho de uma carnavalesca, Sevy Caminha, o bloco Pierrot de São José, com 30 anos de existência recebeu nesta quinta-feira 09, a Medalha do Mérito José Mariano, proposta pelo vereador Gilberto Alves (PTN). “Posso afirmar que nossos blocos tradicionais representam a essência do que é o verdadeiro carnaval do Recife, e esta é a razão da homenagem. Fico feliz de fazer esta cerimônia no dia do frevo”.
Na manhã desta quinta-feira, 9, o secretário de Finanças da Prefeitura, Petrônio Magalhães, juntamente com auditores e assessores jurídicos compareceram à Câmara Municipal para conceder explicações aos vereadores do Recife sobre o aumento do IPTU deste ano. O convite partiu do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, Carlos Gueiros (PTB), atendendo a um pedido de André Ferreira (PMDB) que trouxe o assunto à tribuna na última segunda-feira, 6. Outros parlamentares também acompanharam a explanação, a exemplo de Luiz Eustáquio (PT) e Priscila Krause (DEM).
Representantes de entidades que defendem os direitos femininos participaram da homenagem proposta pelo presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), ao bloco “Nem com uma flor”. A agremiação, criada há 11 anos pela Prefeitura do Recife, tem como bandeira a prevenção e o combate à violência contra a mulher. O vereador Gilberto Alves (PTN) presidiu a solenidade que também teve a presença de Rejane Pereira, secretária da Mulher da Prefeitura do Recife, e das representantes do Conselho Municipal da Mulher, Silvia Dantas, e do Fórum da Mulher do Orçamento Participativo, Joselma dos Santos.
Com a intenção de promover uma prestação de contas do setor, a vereadora Aline Mariano (PSDB) promoveu uma audiência pública com a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura da Cidade do Recife, na manhã desta quinta-feira, 9, no plenarinho da Câmara Municipal. “Hoje, teremos a oportunidade de saber ações e projetos de dois importantes órgãos responsáveis pela valorização e fomento da nossa cultura”, disse a parlamentar, na abertura da reunião, às 9h30. O local da reunião ficou pequeno para acolher as dezenas de pessoas, inclusive funcionários das duas instituições, que vieram dar ao apoio às apresentações feitas pelo secretário municipal Renato L. e pela presidente da fundação, Luciana Félix.