O vereador Erivaldo Eri da Silva (PTC) utilizou o momento de seu discurso na tarde desta segunda-feira, 10, na Câmara, para certificar o compromisso assumido pelo seu partido, PTC, com o prefeito do Recife, João da Costa. “Deixo claro que quando chegar o prazo eleitoral legal para as eleições reafirmaremos o compromisso pela campanha de reeleição da frente popular”.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu a tribuna na tarde desta segunda-feira, 10, para pedir apoio da Casa na votação de três emendas a Lei Orçamentária Anual – LOA, sendo duas modificativas e uma aditiva. “Analisando a LOA tomamos o cuidado de fazer algumas alterações”, disse.
O fato histórico da morte por assassinato de Ernesto Che Guevara ocorrido no dia 8 de outubro de 1967, foi destaque no discurso do vereador Múcio Magalhães (PT), na tarde desta segunda-feira, 10. O parlamentar classificou Che “como uma pessoa humana que até os dias atuais simboliza a esperança e a certeza de que a luta dos povos é o caminho da conquista da soberania nacional e da igualdade de oportunidades”.
Com o objetivo de coibir e punir atos de pichação contra o patrimônio municipal no Recife, a vereadora Aline Mariano (PSDB) apresentou o projeto de lei 167/2011, que estabelece multa equivalente a dois salários mínimos, dobrando o valor nos casos de reincidência, a pessoas que forem flagradas no ato de escrever ou desenhar, sem autorização, nas paredes e muros das vias públicas. A matéria foi encaminhada nesta segunda-feira e será distribuída às comissões temáticas, para receber pareceres dos relatores.
O vereador Estéfano Menudo (PSB) encerra a semana legislativa, que começou segunda-feira 3, com cinco projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal do Recife. São matérias que investem no conceito de cidadania, abordam a inclusão social de portadores de deficiência, em questões ligadas à saúde trabalhador, defesa do consumidor e preservação do meio ambiente. Agora aprovadas, as matérias retornarão ao plenário nas próximas reuniões ordinárias, com o texto final revisado pela Comissão de Redação, para apreciação definitiva dos vereadores. O passo seguinte é seguir para sanção do prefeito João da Costa.
A loja Maçônica Seis de Março de 1817 recebeu na quinta-feira 6, homenagem pela passagem de seus 190 anos de existência. O autor da proposta, vereador Romildo Gomes (PSD), lembrou a história desta loja, uma das mais antigas do país. “A vida embrionária da Loja “Seis de Março de 1817” começou com movimentos cívicos iniciados em 1801, para eliminar o jugo do domínio real português. Antes de seu atual título, a Loja funcionou com a denominação de Guatimozim, pseudônimo dado a D. Pedro I que, por motivos patrióticos secretos, veio a ingressar na maçonaria. Ele recebeu o cargo de grão-mestre por antecipação”.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara presidida pelo vereador Maré Malta (PSD), discutiu na tarde de hoje, 05, a realização de reuniões nos bairros. O objetivo é ouvir e levar soluções para os problemas na área de segurança enfrentado pelas comunidades do Recife. Para isso, a ideia é mobilizar lideranças comunitárias, poder público, população e lideres religiosos para que juntos tracem alternativas para a prevenção e o combate à criminalidade.
Na tarde desta quarta-feira, 05, mais três parlamentares anunciaram a troca do partido. Os vereadores Estefano Menudo e Inácio Neto, agora ex-PHS e ex-PT respectivamente, oficializaram o ingresso ao Partido Socialista Brasileiro - PSB, já Romildo Gomes ex-Dem, comunicou a sua transferência para o Partido Social Democrático – PSD.
A implantação de mais um estaleiro no Complexo de Suape, foi um dos pontos de destaque apresentado pelo vereador Alfredo Santana (PRB), na tarde desta quarta-feira, 05, na Câmara. “Se Pernambuco já estava avançando em desenvolvimento, agora avançará mais ainda. Parabenizo o governador Eduardo Campos pelo excelente trabalho em prol do povo pernambucano”
O vereador Maré Malta (PSD), expressou na tarde desta quarta-feira, 05, a sua indignação com o que considerou um descaso da Prefeitura do Recife em relação à Maternidade Bandeira Filho, no bairro de Afogados. Ele apresentou vários problemas encontrados, durante a visita pela manhã na estrutura da unidade que possui 26 leitos e realiza atendimentos em diversas áreas.