Notícias

Na tarde desta quarta-feira, 7, o vereador Estefano Menudo (PSB) destacou na tribuna da Câmara, os 63 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos a ser comemorado no próximo dia 10 de dezembro. “É um dos documentos básicos das Nações Unidas que estão enumerados todos os direitos que os seres humanos possuem. O referido foi adotado pela ONU em 1948”, enfatizou

Está marcada para a próxima segunda-feira, 12, uma reunião conjunta das comissões de Finanças e o Orçamento e de Legislação e Justiça com representantes da Prefeitura do Recife para esclarecer dúvidas sobre os projetos de lei de origem do Executivo que chegaram no final do mês passado à Câmara Municipal do Recife, alguns em regime de urgência. Entre as matérias, a mais polêmica é que trata de planos de cargos e salários dos servidores da Saúde. Pelo Regimento Interno, os projetos têm 45 dias para tramitação, mas a expectativa é de que a grande parte seja avaliada e votada antes do início do recesso parlamentar, que começa no dia 29 deste mês.

A profissão de fonoaudiólogo foi regulamentada no Brasil no dia nove de dezembro de 1981. Para lembrar os 30 anos da publicação da Lei 6.965, que reconheceu oficialmente a atuação da categoria, o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu uma sessão solene na manhã desta quarta-feira (7) no plenário da Câmara. Em seu discurso o parlamentar ressaltou que esta é uma ciência que ajuda muitas pessoas. “Mesmo depois do reconhecimento da profissão, os fonoaudiólogos ainda lutam pela ampliação do mercado de trabalho”, afirmou.

Na tarde desta terça-feira, 6, o vereador Estefano Menudo (PSB) lembrou de uma visita às obras da cidade realizada na semana passada, juntamente com uma comitiva da prefeitura e o prefeito João da Costa. Na oportunidade eles foram acompanhar o andamento da construção da Academia das Cidades na Vila Cardeal, em Areias, do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) e do canal do Iraque, na Estância. “Aproveitei e convidei todos para conhecer as obras da Praça do ABC, na Mustardinha”, disse.

O vereador Inácio Neto (PSB) foi a tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 6, demonstrar sua indignação com as empresas operadoras de planos de saúde, que segundo ele, estão explorando os médicos. “Elas cobram uma mensalidade alta aos clientes e muitas vezes pagam um valor irrisório à classe”, criticou.

Na tarde desta terça-feira, 6, o vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou na tribuna da Câmara, o Governo do Estado pela inauguração da terceira etapa do Sistema Pirapama, no município do Cabo de Santo Agostinho. O parlamentar destacou ainda a melhoria que essa obra está trazendo na questão do abastecimento de água no Recife e na Região Metropolitana.

O projeto d elei da vereadora Marília Arraes (PSB) propondo o fechamento de bares e similares aos domingos às 22 horas no Recife para diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, na tentativa de coibir a violência, recebeu na tarde desta terça-feira na Câmara uma emenda do vereador Jurandir Liberal (PT), alterando o horário de fechamento para a meia noite do domingo. Com isso, o projeto voltou para as comissões temáticas onde deverá ser analisado de novo e só então voltar ao plenário para votação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Defesa Social do Estado, 10% das mortes violentas acontecem no domingo à noite. Chegam a três vezes mais que a média registrada nos dias de semana.

O vereador Inácio Neto (PSB) disse ontem na Câmara do Recife que estava feliz em ser integrante do Partido Social Brasileiro porque ele sabe o que quer e para onde quer ir. Segundo ele, o décimo segundo Congresso Nacional do Partido reconduziu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao cargo de presidente nacional da sigla. O parlamentar aproveitou a oportunidade para enaltecer os “altos índices de aprovação do governador que para ele só não tem 100% porque muita gente às vezes não entende a pergunta da pesquisa”.

Os projetos do Executivo que chegaram à Câmara do Recife no último dia 18 de novembro, alguns em regime de urgência, deverão ser priorizados os que tratam de planos de cargos e salários dos servidores. Eles têm 45 dias para tramitarem e se não forem priorizados podem deixar de ser votados ainda este ano. O vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da Comissão de Finanças chamou a atenção ontem na Câmara do Recife para o fato de que estes projetos chegaram à Casa dia 18 de novembro, foram lidos em plenário dia 21 e tiveram até o dia 28 para receber emendas, e apenas quatro para que as comissões emitam seus pareceres.

Requerimento do vereador Gilvan Cavalcanti (PSD) encaminhado ontem à Câmara do Recife pede que policiais civis se incorporem à operação Lei Seca do Estado, recentemente reestruturado e ampliado para coibir o uso de álcool na direção para tentar diminuir a violência no trânsito. No entender do parlamentar, deveria ser acrescida à atual estrutura das delegacias de repressão ao roubo e ao furto de veículos, além de utilizar as delegacias móveis.