O vereador Maré Malta discutiu na reunião plenária desta terça-feira, 13, o requerimento nº 3067/2011 de sua autoria, sobre a criação de uma academia para a guarda municipal do Recife. O documento é encaminhado à prefeitura e prevê o estabelecimento de um convênio com o ministério da Justiça no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do governo federal.
A vereadora doutora Vera Lopes (PPS) propôs, na reunião plenária desta terça-feira, 13, a criação da Frente Parlamentar de Prevenção aos Acidentes de Motocicleta. Ela apresentou a sugestão baseada em informações dos hospitais do Recife que mostram dados dramáticos: na cidade morre um motoqueiro por dia, todos os leitos de UTIs dos hospitais públicos estão ocupados por motoristas desse tipo de veículos, 70% do setor de traumatologia do Hospital da Restauração se ocupa com esse tipo de acidentes e 90% dos atendimentos das ambulâncias do SAMU é para fazer socorro aos acidentados de moto.
Ao subir à tribuna na tarde desta terça-feira (13) o vereador Alfredo Santana (PRB) disse que há “uma onda do mal” articulada contra o prefeito João da Costa. O parlamentar fez um rápido histórico de obras realizadas pelo atual governo nos morros e falou que houve avanço e melhorias com a continuidade da administração do PT. “Ficamos indignados com a propaganda que circula, de que a cidade está jogada às traças e baratas. Assim estava o Recife quando cheguei antes do ano 2000.”
Na reunião plenária desta terça-feira, 13, o vereador Almir Fernando (PC do B) parabenizou a Prefeitura do Recife pelo trabalho que tem realizado nas áreas de risco da cidade. Segundo ele, já foram investidos mais de 25 milhões de reais na construção de encostas, escadarias e muros de arrimo, entre outras ações.
O II Encontro Estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB) foi enaltecido pelo vereador Alfredo Santana (PRB) , na reunião plenária desta segunda-feira (12). Segundo ele compareceram mais de 500 pessoas ao encontro, realizado no último dia nove, no auditório Limoeiro do Recife Praia Hotel, em Boa Viagem. “Como militante, parlamentar e presidente municipal da sigla tive a honra de participar do evento que contou com ilustres presenças”.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) presidiu na manhã de hoje, 13, no plenarinho da Câmara, audiência pública para discutir o direito dos pacientes com lipodistrofia ao tratamento em hospitais públicos. “Lei que garante assistência a esses portadores pelo Sistema Único de Saúde já existe. Também existe uma portaria do Ministério da Saúde em vigor desde 2004”, afirmou a vereadora. A lipodistrofia, acúmulo ou perda de gordura em áreas localizadas do corpo como barriga, costas e pescoço, é um efeito colateral causado por medicamentos usados contra o vírus da Aids. O tratamento é cirúrgico e custa caro. Pode chegar a quinze mil reais dependendo do caso e não é oferecido no serviço público de saúde em Pernambuco.
O resultado da visita realizada por parlamentares que formam a chamada Mesa da Unidade (MDU) ao Alto do Eucalipto, Zona Norte do Recife, foi apresentado pela vereadora Vera Lopes (PPS) na reunião plenária desta segunda-feira, 12. “A situação é preocupante: a barreira está em risco de desabar, porque a chuva destruiu tudo e não foi feita a contenção; as escadarias estão danificadas e há muito lixo acumulado.”
A vereadora Aline Mariano (PSDB) garantiu, em reunião plenária desta segunda-feira, 12, que toda semana irá fazer questionamentos à Prefeitura do Recife que não estaria cumprindo a lei municipal número 17.490/2008, que prevê a estabilidade econômica de servidores públicos municipais. “Esta casa não vai se calar para que o prefeito João da Costa cumpra a lei. Vou bater neste assunto toda semana. Desta vez quero perguntar: o prefeito respeita o Tribunal de Contas do Estado (TCE)?”, questionou.
Por solicitação do presidente da Comissão de Mobilidade da Câmara Municipal do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN), o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, apresentou o Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), durante o grande expediente da reunião plenária desta segunda-feira, 12. O plano visa a realização de obras de intervenção viárias para promover a melhoria da mobilidade urbana como também a inclusão das populações que não têm acesso ao transporte público. Entre as importantes obras previstas estão os corredores de ônibus Leste-Oeste e Norte-Sul que vão cruzar a Região Metropolitana e a construção, no Recife, de quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães.
O vereador Sérgio Magalhães (PSD) cobrou da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 12, o cumprimento da Lei 17.490/2008que trata da Estabilidade Financeira. O parlamentar relatou que a Prefeitura encaminhou para análise do departamento jurídico da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o caso de um servidor que teria direito a ajuste salarial. “Com base na Lei, o órgão informou à Prefeitura que outras seis pessoas se encontravam na mesma situação. No entanto, só foi beneficiado o funcionário indicado. Isto se configura em apadrinhamento”.