Notícias

Ao criticar o modelo de educação que vem sendo implantando no País a partir de 2003, a líder da oposição na Câmara Municipal do Recife, Priscila Krause (DEM) convidou os vereadores para a audiência pública que está comandando na próxima segunda-feira, 31, com o tema “A educação infantil e seus caminhos”. Na reunião ordinária desta terça-feira, 25, ela acusou o Governo Federal de estar distribuindo material pedagógico que provocaria “lavagem cerebral” nos alunos da rede pública de ensino. “Há uma coleção de livros da coleção ‘Viver e Aprender’ que reproduzem na íntegra o slogan do governo federal. É uma verdadeira lavagem cerebral”, disse.

Encerrados ontem os prazos regimentais para recebimento de emendas feitas pelos vereadores da Câmara do Recife à Lei de Orçamento Anual (LOA), que expressa todas as previsões financeiras para 2012. Ao todo foram 28 emendas apresentadas. Já o prazo do Plano Plurianual 2010-2013 (PPA), que reúne os programas que deverão ser realizados nos próximos quatro anos no Recife terminaram na terça-feira, 18. Encerrados os dois prazos regimentais, o relator dos projetos de lei, vereador Carlos Gueiros (PTB), que preside a Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara do Recife, terá dez dias corridos para apresentar o parecer das duas matérias. Em seguida, eles serão votados em plenário e seguirão para sanção do Poder Executivo até 30 de novembro.

Os médicos citopatologistas Diógenes José Galvão Valença e Maria José de Souza Ferrera receberam na Câmara do Recife, na sexta-feira 21, a Medalha do Mérito José Mariano concedida pelo vereador Aerto Luna (PRP). O parlamentar ressaltou que havia quebrado o protocolo ao conceder duas medalhas ao mesmo tempo. “Os dois são merecedores por seus trabalhos prestados na busca pelo diagnóstico precoce de cânceres do colo de útero”.

Na tarde desta segunda-feira, 24, o vereador Luiz Eustáquio (PT) destacou a sua participação na apresentação dos investimentos realizados pelo Orçamento Participativo, feito na prefeitura do Recife.

O vereador Gilvan Cavalcanti PSD fez pronunciamento na tarde desta segunda-feira, 24, em defesa de um requerimento de sua autoria apresentado em meados do mês de março solicitando a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, intervenção quanto aos veículos abandonados nas vias públicas do recife.

Reforçar a atenção no que foi divulgado pelo prefeito João da Costa no sentido da autorização da revitalização de 11 canais no Recife. Esse foi o ponto chave do discurso do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), na tarde desta segunda-feira, 24, na Câmara. “Nos vereadores, como também os delegados do Orçamento Participativo e o setor publico em geral, temos a obrigação de fiscalizar essas obras que vem por ai”.

Na tarde desta segunda-feira, 24, o vereador Almir Fernando (PCdoB) debateu sobre a mobilidade urbana. Ele falou da questão da carga e descarga realizada no Recife e disse que apresentou um projeto de lei de sua autoria que foi aprovado na Câmara e vetado pelo prefeito que preferiu apresentar um plano mais amplo.

A vereadora Vera Lopes (PPS) discursou na tarde de hoje, 24, sobre a entrada de lixo hospitalar no Recife e em Pernambuco. “É inadmissível que até agora ainda não apareceram os culpados e não houve penalidades. Nós temos que zelar pela saúde de nossa população”, disse a parlamentar.

Às vésperas do Dia Nacional de Paralisação dos profissionais médicos e paramédicos conveniados pelo Sistema Único de saúde (SUS), a vereadora Doutora Vera Lopes (PPS) realizou audiência pública nesta segunda-feira, 24, na Câmara Municipal do Recife, para debater a realidade desse sistema que foi criado para ser um conjunto serviços, unidades e ações de saúde prestados por órgãos e instituições públicas Federais, Estaduais e Municipais. “Temos que lutar para que os preceitos originários do SUS sejam cumpridos, baseados na igualdade e na universalidade dos direitos do cidadão. O SUS está sucateado e em muitos casos não atende satisfatoriamente sequer à assistência básica. Também precisamos lutar contra o processo de privatização da saúde no Brasil, através das Organizações Sociais, que gerenciam serviços públicos de saúde a partir do financiamento pelo Estado”, disse a vereadora.

Mais do que uma falta de educação doméstica e um descaso para com o meio ambiente, jogar filtro de cigarro no chão das vias, praças, parques e quaisquer áreas e logradouros públicos no âmbito do município do Recife será proibido por lei. O projeto, que já foi já recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, é de autoria do vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC). Não é só filtro de cigarro. A proibição vai se aplicar aos filtros de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígero derivado ou não do tabaco.