As oito novas unidades do SAMU entregues pelo prefeito João da Costa para atendimento da população, foi destaque no discurso do vereador Estefano Menudo (PSB), na tarde desta segunda-feira, 10, na Câmara. “Se compararmos o cenário de 10 anos atrás com o atual, conseguimos constatar o quanto o serviço melhorou”.
O Vereador Maré Malta (PSD) fez um registro na tarde desta segunda-feira, 10, sobre um pedido de informação a Prefeitura do Recife para aprofundar a fiscalização em relação à CTTU e discutir a questão da falta de recurso que o órgão vem enfrentando. “Fui questionado por alguns cidadãos que querem saber para onde vai o recurso das multas aplicadas em nossa cidade”.
Em comemoração ao Dia Nacional dos Guardas Municipais, o vereador Josenildo Sinesio (PT) aproveitou a ocasião de seu discurso para prestar uma homenagem a esses profissionais. “Quero parabenizar todos os guardas municipais da Região Metropolitana e do país inteiro e de forma especial os nossos que compõem a corporação do Recife”.
“Subo a tribuna para reconhecer e parabenizar o homem público de conduta íntegra e ética que já fez muito pelo nosso Estado e hoje faz uma ação positiva no Ministério da Integração Nacional para todo o Brasil”, assim abriu o discurso o vereador Inácio Neto (PSB), na tarde desta segunda-feira, 10.
O vereador Erivaldo Eri da Silva (PTC) utilizou o momento de seu discurso na tarde desta segunda-feira, 10, na Câmara, para certificar o compromisso assumido pelo seu partido, PTC, com o prefeito do Recife, João da Costa. “Deixo claro que quando chegar o prazo eleitoral legal para as eleições reafirmaremos o compromisso pela campanha de reeleição da frente popular”.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) subiu a tribuna na tarde desta segunda-feira, 10, para pedir apoio da Casa na votação de três emendas a Lei Orçamentária Anual – LOA, sendo duas modificativas e uma aditiva. “Analisando a LOA tomamos o cuidado de fazer algumas alterações”, disse.
O fato histórico da morte por assassinato de Ernesto Che Guevara ocorrido no dia 8 de outubro de 1967, foi destaque no discurso do vereador Múcio Magalhães (PT), na tarde desta segunda-feira, 10. O parlamentar classificou Che “como uma pessoa humana que até os dias atuais simboliza a esperança e a certeza de que a luta dos povos é o caminho da conquista da soberania nacional e da igualdade de oportunidades”.
Com o objetivo de coibir e punir atos de pichação contra o patrimônio municipal no Recife, a vereadora Aline Mariano (PSDB) apresentou o projeto de lei 167/2011, que estabelece multa equivalente a dois salários mínimos, dobrando o valor nos casos de reincidência, a pessoas que forem flagradas no ato de escrever ou desenhar, sem autorização, nas paredes e muros das vias públicas. A matéria foi encaminhada nesta segunda-feira e será distribuída às comissões temáticas, para receber pareceres dos relatores.
O vereador Estéfano Menudo (PSB) encerra a semana legislativa, que começou segunda-feira 3, com cinco projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal do Recife. São matérias que investem no conceito de cidadania, abordam a inclusão social de portadores de deficiência, em questões ligadas à saúde trabalhador, defesa do consumidor e preservação do meio ambiente. Agora aprovadas, as matérias retornarão ao plenário nas próximas reuniões ordinárias, com o texto final revisado pela Comissão de Redação, para apreciação definitiva dos vereadores. O passo seguinte é seguir para sanção do prefeito João da Costa.
A loja Maçônica Seis de Março de 1817 recebeu na quinta-feira 6, homenagem pela passagem de seus 190 anos de existência. O autor da proposta, vereador Romildo Gomes (PSD), lembrou a história desta loja, uma das mais antigas do país. “A vida embrionária da Loja “Seis de Março de 1817” começou com movimentos cívicos iniciados em 1801, para eliminar o jugo do domínio real português. Antes de seu atual título, a Loja funcionou com a denominação de Guatimozim, pseudônimo dado a D. Pedro I que, por motivos patrióticos secretos, veio a ingressar na maçonaria. Ele recebeu o cargo de grão-mestre por antecipação”.