Notícias

Está confirmado: nas eleições municipais do próximo ano, o Recife elegerá 39 vereadores, dois a mais que atualmente. O projeto de emenda à Lei Orgânica do Recife, que altera o número de vereadores, foi aprovado por unanimidade em segunda e última votação realizada na reunião ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 19. O Recife é o primeiro município de Pernambuco que modifica a composição da casa legislativa, com base na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 58 que condiciona a quantidade de vereadores ao aumento populacional.

A Prefeitura do Recife renovou por mais um ano a portaria que permite aos taxistas circular nos corredores exclusivos para ônibus. Na reunião plenária desta segunda-feira, 19, o vereador Aerto Luna (PRP) comemorou a decisão e parabenizou a categoria pelo bom cumprimento da norma. “Quero parabenizar o comportamento e a forma com que os taxistas se portaram durante este período experimental de 90 dias e também o prefeito, por respeitar e dar oportunidade à categoria trabalhar da melhor forma”.

Reconhecida por promover, em caráter filantrópico, a saúde visual e a reabilitação em múltiplas deficiências, a Fundação Altino Ventura (FAV) foi homenageada em reunião solene da Câmara Municipal do Recife nesta sexta-feira, 17. A iniciativa foi realizada em conjunto pelo presidente da casa, vereador Jurandir Liberal (PT) e vereadora Doutora Vera Lopes (PPS) com o objetivo de reconhecer a importância e divulgar o trabalho da fundação, que iniciou suas atividades no bairro da Boa Vista, Recife, dia 13 de outubro de 1986 e está comemorando 25 anos de existência. Hoje, a FAV tem cinco unidades de atendimento.

Recife foi uma das primeiras cidades do país a reconhecer o direito à pensão a companheiros de servidores gays da Prefeitura. Mas o vanguardismo da capital contrasta com o título de Pernambuco como o Estado que mais mata homossexuais no Brasil. E com o objetivo de discutir sobre políticas públicas para minorias sexuais, o vereador Osmar Ricardo promoveu uma audiência pública no plenarinho da Câmara, na tarde desta quinta-feira, 15. O evento reuniu representantes do Executivo e de várias entidades ligadas ao movimento LGBT.

Na tarde desta quinta-feira, 15, a Câmara concedeu o Título de Cidadão Recifense ao cerimonialista Silas da Costa e Silva. A sessão foi presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT) que saudou a todos os presentes, entre amigos, admiradores e familiares do homenageado. Em seguida o autor da proposta, vereador Romildo Gomes (DEM) prestou as devidas homenagens a Silas “Tenho neste momento uma grande honra e alegria em saudar o amigo Silas da Costa e Silva, que recebe hoje, merecidamente, desta casa, este Título".

No dia em que completou 81 anos de idade, o maestro Jurandir Florentino de Souza recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão do Recife. A homenagem, proposta pelo vereador Almir Fernando (PC do B), foi realizada na manhã desta quinta-feira, 15, com a participação de músicos, maestros e bandas militares. O vereador Eduardo Marques (PTB) presidiu a solenidade. A mesa foi composta também pelo Tenente Oliveira, representante da Escola de Aprendizes Marinheiros, e do cantor Claudionor Germano.

A necessidade de agir em prevenção aos acidentes de trânsito com motos levou a vereadora Doutora Vera Lopes a realizar audiência pública nesta quinta-feira, 15, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “Nosso objetivo é reunir autoridades das áreas de trânsito e saúde a fim de discutir esse tema que afeta cada vez mais nosso cotidiano, ceifando vidas e incapacitando pessoas”, justificou a parlamentar. Para ela, os gestores públicos precisam criar com urgência mecanismos de prevenção desses acidentes, “pois eles acabam onerando nosso sistema de saúde e ocupando os leitos das UTIS dos hospitais públicos”.

“Os nossos projetos foram elaborados com base em pesquisas que mostram que 38% dos homicídios da Região Metropolitana do Recife, ocorrem após o consumo de álcool”, afirmou a vereadora Marília Arraes (PSB) na reunião plenária desta quarta-feira, 14. A parlamentar repercutiu na tribuna a audiência pública que ocorreu nesta manhã, sobre os três projetos de Lei de sua autoria que restringem o consumo de álcool no Recife.

Na véspera da comemoração dos 32 anos da sanção da Lei da Anistia, o vereador Múcio Magalhães (PT) ocupou o tribuna da Câmara Municipal do Recife para homenagear o ex-governador Miguel Arraes. “Neste 15 de setembro faz também 32 anos do retorno do exílio forçado do ex-governador. É sempre bom lembrarmos esses fatos para que nunca mais ocorram em nosso País”, disse.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu em plenário, durante a reunião ordinária desta quarta-feira, 14, a realização do seminário promovido pelos Diarios Associados sobre o uso e as consequências de motocicleta no trânsito do Recife. Ele aproveitou para abordar os dois projetos de lei e a emenda ao Plano de Mobilidade Urbana, de sua autoria, que tratam sobre o tema.