Notícias

A Rua Frei Cassimiro, no bairro de Santo Amaro poderá ganhar bustos de três ex-parlamentares do Recife. O projeto de lei, de autoria do vereador Marcos di Bria, foi aprovado por unanimidade, em 2ª discussão, na sessão plenária desta terça-feira (23), e será agora encaminhado para análise do Executivo.

O público, quase todo formado por mulheres, lotou o plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23), para a audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Casa de José Mariano. O presidente da comissão, vereador Luciano Siqueira (PC do B), coordenou o debate sobre o mercado de trabalho para a mulher no Recife.

Ao participar da inauguração de dois novos pavilhões e da capela do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), na manhã desta terça-feira (23), o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães (PT) ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo interventor Francisco Saboya. “Este hospital sempre foi importante para o povo pernambucano, mas estava se degradando até o instante que o Governo do Estado assumiu a sua administração, através do interventor”, afirmou. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Campos e da primeira dama Renata Campos, do vice-governador João Lyra e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Como presidente da Câmara Municipal do Recife, o vereador Múcio Magalhães estará presente na solenidade de inauguração dos pavilhões Nossa Senhora Aparecida e São Lucas e da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), nesta terça-feira, 24 de março, às 11h30. “É motivo de satisfação constatar o encaminhamento profissional que o interventor do HCP vem dando à administração. Ele está contribuindo não só com a melhoria dos equipamentos e serviços, como também para a humanização do atendimento”, disse Múcio Magalhães.

Novas normas para taxistas

16/11/2020
08h00

Vários taxistas do Recife lotaram as galerias do plenário, na sessão desta segunda-feira (22), para acompanhar a votação do projeto que altera a lei municipal 17.537 de 2009. A legislação estabelece normas para exploração do Sistema Municipal de Táxi e também para o serviço na cidade. O projeto é de autoria do vereador Aerto Luna (PRP).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães (PT) participará do Seminário “Desafios da Gestão Escolar: O processo de participação e construção de uma educação de qualidade social”, promovido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife vai promover. Com dois dias de duração, o evento começa nesta segunda (22), às 18h, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, na Cidade Universitária. Na terça-feira (23) Múcio estará no Hospital de Câncer de Pernambuco.

Na sessão realizada nesta segunda-feira, 22 de março, Dia Internacional da Água, dois parlamentares da bancada de oposição falaram sobre a importância deste bem natural para o planeta. A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou a efetivação de um política ambiental no Recife. Enquanto Daniel Coelho (PV) lamentou o fato de muitos moradores da capital ainda não terem acesso à água em suas casas. O Dia Internacional da Água foi criado pela ONU em 1992.

Tradição exclusiva do carnaval pernambucano, os blocos líricos da cidade terão agora um incentivo a mais para desfilar durante a festa de momo. Foi sancionada a lei 17.608 que cria o Prêmio Capiba de Blocos Líricos do Recife, uma homenagem ao compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, autor de frevos como É de Amargar e Juventude Dourada. A iniciativa, publicada no Diario Oficial da última quinta-feira, é de autoria do vereador Estefano Menudo (PHS).

A falta de médicos para o atendimento de pacientes nas unidades de saúde municipais preocupa o vereador Luiz Eustáquio (PT), presidente da Comissão de Saúde da Casa. Da tribuna, nesta segunda-feira (22), ele lamentou a saída dos profissionais da saúde da prefeitura que, devido aos baixos salários, acabam optando por trabalhar em outros locais. “Este é um assunto que preocupa moradores e autoridades, porque a falta de médicos vai além da capital e passa por todas as cidades da RMR e interior. Tudo em virtude da migração dos profissionais que estão indo trabalhar nas UPAs e Organizações Sociais, que oferecem melhores salários”. O vereador vai convidar o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto, para discutir junto com os parlamentares soluções para o problema.

Na sessão ordinária desta segunda-feira dez projetos de lei irão a plenário para votação: quatro já estão aprovados e esperam apenas a aprovação do parecer de redação para seguirem para o Executivo; outros dois também já aprovados em primeira discussão e serão votados pela segunda vez; finalmente os quatro restantes entram pela primeira em pauta de votação plenária.