Notícias

Em sessão solene na manhã desta sexta-feira (26), a Câmara Municipal do Recife prestou uma homenagem aos 21 anos do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep), criado no dia 19 de março de 1989. O vereador Jurandir Liberal (PT), autor da proposta, foi um dos fundadores e o primeiro presidente do sindicato.

Numa sessão solene repleta de autoridades políticas, empresários, amigos e familiares, o deputado federal Inocêncio Oliveira, natural de Serra Talhada, se tornou o mais novo cidadão do Recife. O título foi entregue no plenário da Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (25), por iniciativa do vereador Alfredo Mariano (PSDC).

Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população adulta faz doações regulares de sangue. Conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa ideal para um país manter os estoques regularizados, é tendo de 3% a 5% da população doadora. Campanhas realizadas em todo o país por entidades públicas e ONGs tentam mostrar que doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a saúde e ainda salva muitas vidas. Recife pode ser o próximo a ganhar um Programa de Incentivo à Doação de Sangue e medula óssea. O projeto de lei nº 40/09 do vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) foi aprovado esta semana na Câmara e agora segue para a sanção do prefeito.

Reduzir acidentes e preservar a integridade física de todo cidadão. Foi com este objetivo que o vereador Inácio Neto (PTN) apresentou um projeto de lei que determina a colocação de piso tátil em torno dos equipamentos urbanos instalados nas áreas de circulação do Recife, como calçadas, parques e passeios públicos. A matéria foi aprovada esta semana na Casa de José Mariano.

O tráfico de seres humanos e a exploração sexual de crianças e adolescentes foram temas do discurso desta quarta-feira (24) do vereador Estefano Menudo (PHS). Ele apresentou dados que demonstram a gravidade do problema no país e no Estado. “O tráfico de pessoas movimenta por ano 32 milhões de dólares. Valores alarmantes, quando associados com outras atividades comerciais ilegais, como o tráfico de drogas e o comércio ilegal de material bélico”.

A comissão de Legislação e Justiça emitiu parecer contrário ao Projeto do vereador Edmar de Oliveira (PHS) que prevê a gratuidade de entrada para os guardas municipais, mediante a apresentação da identidade funcional, em sessões de cinema, teatro, shows, eventos culturais e esportivos realizados no Recife. Na reunião, realizada nesta quarta-feira (24), outros onze projetos foram analisados pelos vereadores Jurandir Liberal (PT), Gustavo Negromonte (PMDB) e Marília Arraes (PSB) e agora seguem para outras comissões da Câmara.

Natural de Angelim, Agreste de Pernambuco, o prefeito do Recife, João da Costa, vai receber da Câmara o título de cidadão do Recife. A proposta, de autoria do vereador Jairo Britto PHS), foi aprovada em votação extra-pauta durante a sessão desta quarta-feira (24).

Uma pesquisa recente realizada pela Universidade Federal de São Paulo sobre a gravidez na adolescência serviu de base ao pronunciamento do presidente da Câmara do Recife, Múcio Magalhães (PT), durante a sessão desta quarta-feira (24). Segundo o estudo, feito com 116 jovens com idades entre 11 e 19 anos, a evasão escolar e a dificuldade para entrar no mercado de trabalho são os dois principais problemas das adolescentes com filhos.

Durante a sessão desta quarta-feira (24), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) cobrou da Prefeitura mais rigor ao fiscalizar as construções no Recife. “Na Av. Liberdade, em Tejipió, um conjunto habitacional com mais de 20 edifícios está sendo levantado. Não há fiscalização, nem preocupação ambiental. Para onde vão os resíduos?”. O parlamentar fez um apelo para que o Executivo e a Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) acompanhem a obra.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara, o vereador Daniel Coelho (PV), usou a tribuna do plenário, na tarde desta quarta-feira (24), para cobrar do Executivo o cumprimento da legislação que estabelece normas para carga e descarga de mercadorias no Recife. “A lei é de 1996, mas não vem sendo respeitada. Não há fiscalização nos horários de pico”.