Na reunião plenária desta segunda-feira, 30, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) fez um apelo ao presidente da Compesa, Roberto Tavares, para resolver os problemas de canos estourados na cidade, que provocam desperdício de água. Segundo o parlamentar, a quantidade de serviços é grande e a empresa está em déficit com a população por falta de profissionais.
Na reunião ordinária desta segunda-feira, 30, a Câmara Municipal do Recife irá analisar, em primeira discussão, os pareceres elaborados pelas comissões da Casa a seis projetos de lei dos vereadores Inácio Neto (PT), Alfredo Santana (PRB), Amaro Cipriano (PDT), Estéfano Menudo (PHS) e dois de autoria do Poder Executivo. A reunião terá início às 15h no plenário.
A situação dos catadores de lixo da Muribeca, que aguardam o apoio prometido pela Prefeitura do Recife desde que foram retirados do local onde trabalhavam em 2008, serviu de tema para a realização de audiência pública, na manhã desta sexta-feira, 27, promovida pela vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife. Centenas de pessoas participaram do encontro, no plenarinho. “Em abril deste ano, cerca de 200 catadores lotaram as galerias desta casa para denunciar o descumprimento do acordo no Termo de Ajustamento de Conduta, firmado em 2008”, relembrou a vereadora, justificando a realização da audiência.
Com 55 anos de existência, uma das mais tradicionais instituições de ensino do Estado recebeu uma homenagem da Casa de José Mariano. Pais, alunos e profissionais do Colégio Santa Maria foram recebidos no plenário da Câmara nesta quinta-feira, 26, numa solenidade proposta pela Doutora Vera Lopes (PPS). A reunião foi conduzida pelo presidente Jurandir Liberal (PT).
Setenta por cento dos casos de assédio moral no trabalho são contra mulheres. O número foi revelado na reunião pública que discutiu o tema na tarde desta quinta-feira, 26, no plenarinho da Câmara, por iniciativa do presidente Jurandir Liberal (PT), fruto de uma demanda do Fórum Temático de Mulheres do Orçamento Participativo (OP), encampada pela Secretaria Especial da Mulher do Recife.
Em clima de descontração e alegria, o prefeito do Recife, João da Costa, sancionou na manhã desta quinta-feira, 26, a Lei nº 23/2010 que estabelece condições de incentivo para construção, reconstrução e reforma de edificações destinadas a serviços de hospedagem na cidade. A solenidade ocorreu no Vela Branca Praia Hotel, em Boa Viagem, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT), além de secretários municipais e representantes do setor hoteleiro.
A iniciativa do Governo de Pernambuco de conceder incentivos fiscais para que as instituições públicas e privadas do Estado adquiram câmeras de segurança levou o vereador Estefáno Menudo (PHS) à tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 25. O parlamentar destacou a importância da ação, que faz parte do Pacto Pela Vida, e disse que ela ajudará a prevenir crimes e atos violentos contra crianças, adolescentes e jovens.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) disse, na tarde desta quarta-feira, 25, na Câmara que desconfia da existência de “esquema” na compra de livros paradidáticos pela Prefeitura do Recife à Multi-Marcas Editoriais que também atende pelo nome de Editora Construir, ligada ao Varejão do Estudante. “No ano de 2008 foram adquiridos mais de 137 mil exemplares por mais de R$ 4 milhões do livro paradidático “Recife no dia a dia de seus poetas”, de um autora totalmente desconhecida (Anita Pinheiro). Nem mesmo o livro de Harry Potter vendeu tantos exemplares em apenas 30 dias. Vou dar entrada em um pedido de informação à PCR e ao mesmo tempo ingressar com uma ação no Ministério Público de Pernambuco. Vou mais adiante. Acho até que caberia uma Comissão Parlamentar de Investigação ”.
A Marcha da Maconha realizada no último domingo, no Bairro do Recife, voltou a receber críticas de parlamentares da Casa de José Mariano. O vereador Luiz Eustáquio (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, afirma que a manifestação contraria a lei, já que faz apologia ao uso de drogas. “Mas, além disto, a maconha é um grande mal à sociedade. A droga é uma das razões da alta mortalidade de jovens no Recife”.
Casas de diversões e de shows, boates, hotéis, motéis, pensões, bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres que permitirem a prática ou fizerem apologia, incentivo, mediação ou favorecimento à prostituição infantil ou à pedofilia no Recife poderão ter os alvarás de funcionamento cassados. Em reunião na tarde desta quarta-feira, 25, a Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou o parecer favorável do relator Maré Malta (PPS) ao projeto de lei do vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT). Mas a matéria ainda precisa ser aprovada em plenário para seguir à análise do Executivo.