O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) parabenizou o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital pela forma como vem atendendo aos chamados da população. Ele usou como exemplo, um fato ocorrido durante o fim de semana, no bairro de Jardim São Paulo, quando o secretário foi pessoalmente verificar o problema. “Lá eles efetuaram um excelente serviço, desobstruindo uma artéria muito importante”.
Esta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil. Este ano, a campanha vem com o tema “Exploração Sexual no Turismo e nas Rodovias do Estado” e quer mobilizar a sociedade no sentido de identificar os pontos de violência contra a criança e o adolescente em Pernambuco. No Recife, a data foi marcada com uma caminhada que partiu do Parque 13 de Maio. Quem levou o assunto ao plenário da Câmara foi o vereador Almir Fernando (PCdoB).
Três vetos totais a projetos de lei da vereadora Aline Mariano (PSDB) foram discutidos na reunião plenária desta terça-feira, 17, e mantidos por 16 votos a 9. A autora das matérias questionou os argumentos do Executivo e disse que vai reapresentar as propostas com adequações para que elas possam ser sancionadas pelo prefeito.
A retirada das barracas localizadas no entorno da Universidade Federal de Pernambuco motivou o vereador Osmar Ricardo (PT) a usar a tribuna na reunião plenária desta terça-feira, 17. Segundo o parlamentar, as pessoas estão sendo retiradas sem qualquer diálogo com a associação da categoria e o Poder Executivo ainda não deixou claro para os trabalhadores a situação deles.
O vereador Osmar Ricardo (PT) reclamou na reunião plenária desta terça-feira, 17, do que ele qualificou como falta de transparência da Prefeitura da Cidade no encaminhamento das negociações sobre reajuste dos servidores municipais. “Caso não obtenha as respostas necessárias e a reabertura das negociações pela mesa composta por servidores e poder executivo, irei eu mesmo propor à categoria que faça greve”.
Uma matéria publicada no Diario de Pernambuco desta terça-feira, 17, motivou o pronunciamento do vereador Maré Malta (PPS). De acordo com a reportagem, o Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, instalado no mesmo terreno da Escola Municipal Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da cidade, virou mais um espaço para uso dos traficantes da área. Os estudantes, muitos deles com idades entre 4 e 10 anos, sofrem com a falta de estrutura do local e convivem de perto com as drogas.
Entraram em pauta na reunião ordinária desta terça-feira, 17, dois requerimentos de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB). Ela solicitava a realização de uma audiência pública e uma apresentação durante o grande expediente de uma reunião plenária. Os dois encontros pretendiam debater as ações previstas pela Prefeitura do Recife na Operação Inverno 2011. O líder governista, Josenildo Sinesio (PT) posicionou-se contra os pedidos, alegando que o assunto já estaria esgotado na Casa.
A Doutora Vera Lopes (PPS) discutiu na tribuna um projeto de lei de sua autoria que entrou na pauta desta terça-feira, 17. A proposta quer substituir o leite oferecido às crianças de zero a um ano freqüentadoras das creches municipais. Ela recebeu o parecer de aprovação da Comissão de Finanças e Orçamento, mas foi rejeitada pela Comissão de Legislação e Justiça.
No próximo dia 20, a partir da 9h, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco será lançado o Comitê pelo Desarmamento em Pernambuco. O comunicado foi feito em plenário, na tarde desta terça-feira, 17, pelo vereador Josenildo Sinesio (PT). “Estes comitês estão sendo instalados em todos os estados com o objetivo de desarmar a população. Entendo que as armas só devem ser utilizadas por aqueles que têm competência”.
A Comissão de Direitos Humanos, do Contribuinte e do Adolescente, Apoio Comunitário e da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal do Recife aprovou 19 projetos de lei durante reunião realizada na manhã desta terça-feira, 17. “Quando damos um parecer, fazemos observância quanto ao mérito do projeto. As outras c omissões temáticas, por onde as proposições terão que passar, precisam pesquisar legislações em vigor em outros municípios do porte do Recife e em outros Estados, para fortalecer o material que temos na Casa José Mariano. Quem vai ganhar com isso é a população recifense”, afirmou a presidente da comissão, vereador Aline Mariano (PSDB).