A partir de hoje, a Câmara Municipal do Recife interrompe temporariamente as atividades legislativas até o dia 31 de julho. O expediente é normal até as 13h e já não ocorrerá a sessão ordinária no plenário. Durante os dias de paralisação dos trabalhos parlamentares funcionarão normalmente as assessorias e os gabinetes. Importantes matérias como o projeto de reajuste dos servidores públicos municipais e o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade estão previstas para a volta dos trabalhos dos vereadores, no dia 1º de agosto, em reunião ordinária.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) acusou na tarde desta terça-feira, 05, na Câmara do Recife, a oposição de fazer “cortina de fumaça e “espuma” ao realizar denúncias inconsistentes com o objetivo de passar imagem negativa da gestão. Ele disse que alguns vereadores de oposição praticam o denuncismo apenas para aparecer na mídia. “Eles vêm aqui afirmando que têm uma bomba sobre o Reluz e não passa de um traque de massa. São denúncias vazias. Fazem isso para se promoverem”.
A espera durou bastante. Foram necessários 50 anos para o sonho da Rádio Frei Caneca sair do papel e entrar na casa dos recifenses. Idealizador deste sonho - que nasceu num projeto promulgado pelo Legislativo em 1960 - o vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) subiu à tribuna da Câmara nesta terça-feira, 05, para falar de suas expectativas sobre o que considera um dos mais importantes instrumentos da democracia. Semana passada o prefeito do Recife, João da Costa, anunciou que o Ministério das Comunicações concedeu a outorga e a rádio começa a funcionar em dezembro, na freqüência 101,5 FM.
A Doutora Vera Lopes (PPS) declarou seu apoio à mobilização realizada pelos profissionais de saúde da rede municipal. Eles realizaram uma paralisação de advertência na manhã desta terça-feira, 5, para decidir se entrarão em greve geral. Eles querem assegurar o reajuste salarial de acordo com as determinações da Federação Nacional dos Médicos.
A merenda escolar voltou a ser tema de pronunciamento do vereador André Ferreira (PMDB). Na reunião plenária desta terça-feira, 05, o parlamentar questionou mais uma dispensa de licitação no valor de R$ 7,8 milhões publicada no Diario Oficial de hoje para a empresa SP Alimentações.
O projeto que institui o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade foi alvo de críticas do vereador Maré Malta (PPS) na tarde desta terça-feira, 05. O parlamentar disse que participou de um fórum sobre o tema, promovido pelo Diario de Pernambuco, onde declarou que a proposta do Executivo não é um projeto e sim uma carta de intenções.
Durante a reunião desta terça-feira, 5, o vereador Múcio Magalhães (PT) parabenizou os profissionais que atuam no serviço de atendimento ao cliente, os operadores de telemarketing, cujo dia é comemorado em 4 de julho. “São uma importante peça na efetivação dos direitos do consumidor, já que o Código de Defesa do Consumidor estabelece regras que obrigam as empresas a criarem um canal de comunicação ágil e direto com os clientes”.
As comissões de Orçamento e Finanças e de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife realizaram reunião extraordinária em conjunto para discutir o projeto de lei 11/2011 do Executivo, que dispõe sobre a remuneração dos servidores efetivos e comissionados da administração direta, autarquias e fundações do Recife. “Esta é uma reunião que realizamos todos os anos, sempre que recebemos a mensagem do aumento do funcionalismo. Ela tem o objetivo de colher informações do Poder Executivo e das diversas categorias envolvidas no projeto”, explicou o vereador Carlos Gueiros (PTB), que presidiu a reunião, na manhã desta terça-feira, 5.
O presidente em exercício Marcos Menezes (DEM) leu durante a reunião plenária desta segunda-feira, 04, o projeto de lei de nº 12/2011 que institui o Plano Municipal de Transporte e Mobilidade. A matéria de autoria do Executivo e aguardada pelos parlamentares, chegou à Casa na última sexta-feira. No sábado, o presidente Jurandir Liberal convocou uma coletiva de imprensa para anunciar o projeto e a comissão responsável pela análise da proposta. Mas a decisão gerou polêmica no plenário.
O vereador Gilvan Cavalcanti (PMN) informou nesta segunda-feira, 4, na Câmara do Recife que elaborou um projeto de lei para regulamentar a profissão de flanelinhas. Segundo ele, há no meio desses profissionais muitos pais de famílias, e muitos bandidos. Ao todo são 12 artigos que deverão ser analisados pela Comissão de Segurança da Casa, onde receberá parecer.