Notícias

A notícia de um convênio entre a Prefeitura do Recife e os taxistas da cidade repercutiu na reunião desta quarta-feira, 27. O vereador Aerto Luna (PRP), que conversou com o prefeito João da Costa sobre a mudança, aproveitou para agradecer a confiança do gestor na categoria, que agora será convocada para identificar problemas na cidade e repassar as informações ao Executivo.

Durante a reunião desta quarta-feira, 27, os vereadores Almir Fernando (PCdoB) e Múcio Magalhães (PT) prestaram homenagem ao dia dos Empregados Domésticos, profissão somente reconhecida no país em 1972 e cujos direitos foram ampliados em 1988 com a nova Constituição Federal. O trabalho doméstico é a atividade que mais ocupa mulheres, chegando a 15% o total de ocupação feminina.

A Comissão de Segurança Pública promoverá uma audiência pública para discutir a segurança dos bancos e as leis municipais elaboradas para o setor, mas que não são cumpridas. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira, 04, às 9h30, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. O assunto foi um dos destaques da reunião da comissão, presidida pelo vereador Maré Malta (PPS), na tarde desta quarta-feira (27), acompanhado pelos vereadores Almir Fernando (PCdoB) e Amaro Cipriano Maguari (PDT).

O vereador Edmar de Oliveira (PHS) informou que, apesar de ter não ter participado dos recentes debates em plenário, a partir de agora irá responder ao que considera uma "perseguição" ao prefeito João da Costa. "Fiquei chocado com a perseguição desenfreada da oposição. Daqui para frente não vou aguentar calado todas as provocações".

Marcos Menezes (DEM) deu entrada na tarde desta terça-feira 26 na Câmara do Recife a um pedido de informação ao prefeito João da Costa sobre o andamento do programa Reluz, cujo convênio foi assinado ainda na gestão do ex-prefeito João Paulo. O programa recebe verba do governo federal e serve para ampliação, melhoria e colocação de novos pontos de luz nas cidades conveniadas.

Reunida na manhã de hoje, a Comissão de Legislação e Justiça decidiu requerer na reunião plenária de logo mais, às 15h, que o substitutivo ao Projeto de Lei do Executivo nº 02/11, que altera a estrutura organizacional da PCR, criando e extinguindo cargos na administração direta e indireta, seja distribuído à Comissão. De acordo com a vereadora Marília Arraes (PSB), a decisão se baseia no Artigo 357, Parágrafo 2º, do Regimento Interno da CMR, que prevê que “se houver substitutivo, o Projeto deve voltar às comissões de origem para a devida apreciação”.

Os problemas enfrentados pelos usuários de planos de saúde e médicos credenciados foram debatidos em audiência pública da Câmara Municipal do Recife, realizada por iniciativa da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS), nesta quarta-feira, 27. “A questão da saúde complementar no Recife é crítica. Para os usuários não basta um plano para se ter assistência integral ou internamento. Ao mesmo tempo, os médicos não estão sendo bem remunerados para prestar atendimento e a fiscalização dos planos é deficiente. A Agência Nacional de Saúde (ANS), responsável por essa fiscalização, deixa a desejar”, afirmou a vereadora.

A vereadora Vera Lopes (PPS) convidou na tarde desta terça-feira, 26, a todos os colegas parlamentares e à sociedade em geral para participarem de uma audiência pública que será realizada amanhã, às 10 h, no plenarinho da Câmara do Recife. A ideia é discutir o atendimento feito à população pelos planos de saúde particulares e as baixa remuneração concedida aos médicos e profissionais de saúde a eles conveniados.

Na reunião desta terça-feira, 26, entraram em pauta os pareceres das Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento ao projeto de lei do Executivo nº 02/11, que altera a estrutura organizacional da Prefeitura, criando e extinguindo cargos na administração direta e indireta. Antes de haver uma discussão da proposta, conhecida como o “Projeto da Reforma” a vereadora Priscila Krause, líder da Oposição, pediu vistas ao projeto.

O vereador Sérgio Magalhães (PTC) criticou o prefeito João da Costa pelas críticas feitas à gestão do ex-prefeito Roberto Magalhães à frente da Prefeitura do Recife. Ele pediu aos parlamentares da base governista que orientem o prefeito a “não fulanizar seu discurso” quando o que estiver em questão for o debate político e partidário. Em resposta às críticas de João da Costa, o parlamentar pretende apresentar ao prefeito, uma relatório com as ações de governo de Roberto Magalhães.