Notícias

As tradicionais sacolas de plástico distribuídas no comércio, que já estão proibidas em algumas capitais, começam a ser combatidas pela Câmara Municipal do Recife. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, na reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 8, o projeto de lei que obriga os hipermercados, supermercados, mercados e estabelecimentos congêneres do Recife a disponibilizar caixa preferencial aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis para o acondicionamento e transporte das mercadorias adquiridas. Com isso, a matéria ganha força para ser votada nas próximas sessões, em plenário.

Os vereadores da Oposição Maré Malta (PPS) e Aline Mariano (PSDB) repercutiram na reunião plenária desta terça-feira, 07, a suspeita de fraude na compra de títulos públicos realizada com o dinheiro da previdência dos servidores municipais – Reciprev - durante a gestão do ex-prefeito João Paulo. Os parlamentares apresentaram dados de reportagem publicada na imprensa sobre o relatório do Tribunal de Contas do Estado. Uma auditoria especial do Banco Central revelou um prejuízo de R$ 4,6 milhões aos cofres públicos, resultado de superfaturamento na compra. Maré Malta disse que já encaminhou ao Executivo um pedido de informação para saber se a atual gestão também realizou operação semelhante.

Em campanha salarial e em greve há dois dias, servidores municipais da Saúde como enfermeiros, auxiliares e técnicos de saúde bucal participaram da reunião plenária desta terça-feira, 07. Eles receberam o apoio da vereadora Vera Lopes (PPS) e ouviram respostas por parte do líder do Governo Josenildo Sinesio (PT).

A Doutora Vera Lopes (PPS) discutiu nesta terça-feira, 7, o parecer de rejeição da Comissão de Legislação e Justiça a um projeto de lei de sua autoria. Ela quer instituir no Recife as eleições para diretores e vice-diretores de hospitais municipais, clínicas, postos de saúde e policlínicas – tal como acontece com as escolas da rede pública – mas foi alertada pelos colegas sobre a inconstitucionalidade da proposta.

Para incentivar a assistência à criança e ao adolescente, a inserção social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em desenvolvimento, um projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB) será votado na sessão de hoje à tarde, prevista para começar às 15h, na Câmara Municipal do Recife. O projeto chega ao plenário fortalecido pelos pareceres de aprovação das comissões de Defesa dos Direitos Humanos; Educação e Cultura; Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento.

No último sábado, o Diario de Pernambuco publicou uma reportagem sobre a possível expulsão do vereador Vicente André Gomes do Partido Comunista do Brasil. Exercendo o sexto mandato parlamentar na Câmara do Recife e há dez anos militando no PC do B, o parlamentar disse na reunião plenária desta segunda-feira, 06, que leu a matéria com uma profunda mágoa e que não foi comunicado oficialmente da decisão. Ele recebeu apoio de vários colegas.

A partir de hoje a vereadora Vera Lopes (PPS) lidera temporariamente a bancada oposicionista na Câmara do Recife até o retorno da colega Priscila Krause (DEM), afastada das atividades legislativas por estar de licença-maternidade. O anúncio foi feito na reunião plenária desta segunda-feira, 06.

Uma denúncia feita pelo vereador Gilvan Cavalcanti (PMN) ao secretário Municipal de Saúde, Gustavo Couto, provocou a interdição do PSF do bairro da Mangueira. Na tarde desta segunda-feira, 6, o vereador contou que tentou conversar com o médico do posto para ele ajudar a resolver uma urgência psiquiátrica, mas foi mal recebido por vários integrantes da equipe.

Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira, 6, um requerimento pedindo à Prefeitura o reordenamento do comércio ambulante do bairro de Afogados, transformando o atual mercado numa Feira Livre Vertical. A proposta foi do vereador Gilvan Cavalcanti (PMN), que apresentou também um estudo arquitetônico para a construção de um novo espaço construído sobre pilotis e incluindo área para estacionamento. O documento foi entregue à Mesa Diretora que irá encaminhá-lo ao Poder Executivo.

Os transtornos, as dificuldades e os prejuízos causados à população em períodos de chuva motivaram o vereador Múcio Magalhães (PT) a elaborar dois projetos de lei que podem ajudar a reduzir os alagamentos e as inundações na cidade. Na reunião plenária desta segunda-feira, 06, o parlamentar falou da importância das iniciativas e disse que irá promover uma audiência pública, em data a ser definida, para debater e receber emendas às propostas.