Entrou em pauta na reunião desta terça-feira, 15, um voto de repúdio contra a decisão do pároco da Matriz de Santo Antônio de Água Fria, padre Adriano Araújo, de impedir as reuniões periódicas no auditório da casa paroquial. O requerimento foi apresentado pelo vereador Antônio Luiz Neto (PTB). Ele lembrou que as reuniões trimestrais acontecem há 35 anos no mesmo local, e reúnem fiéis com problemas físicos e mentais. O assunto provocou debate entre os parlamentares.
O vereador Aerto Luna (PRP), que também é um representante do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, parabenizou a CTTU e os profissionais da categoria pelo trabalho realizado durante as festas de Momo. “O serviço foi realizado a contento durante todo o carnaval. Não houve falta de veículos nem no Baile Municipal, nem no Recife Antigo, nem em Olinda. Estive lá para observar de perto e constatei o excelente serviço prestado”.
Na reunião plenária desta terça-feira, 15, o vereador Inácio Neto (PT) repercutiu a audiência pública da vereadora Vera Lopes (PPS) realizada pela manhã para discutir o fim da cobrança de estacionamento nos shoppings da cidade. O parlamentar disse que, apesar do sentimento da população, fica difícil conseguir a extinção da taxa porque apenas a União pode legislar sobre esse tipo de matéria.
O aniversário de duas personalidades pernambucanas foi lembrado na Câmara do Recife pelo vereador Múcio Magalhães (PT), na reunião plenária desta terça-feira, 15. Se estivesse vivo o cantor e compositor Chico Science, um dos fundadores do movimento manguebeat, teria completado 45 anos no último dia 13, mesma data do nascimento do político e líder comunista Gregório Bezerra, falecido em 1983.
A vereadora Dra. Vera Lopes (PPS) vai encaminhar à Câmara, na próxima semana, um projeto de lei que proíbe a cobrança de estacionamento nos shoppings e outros estabelecimentos comerciais do Recife. Para aperfeiçoar o projeto, a parlamentar realizou na manhã desta terça-feira, 15, uma audiência pública no plenarinho da Casa de José Mariano com a participação de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e consumidores. “A cobrança é abusiva. Tal procedimento não deveria existir onerando o bolso do consumidor, quando é de direito estacionar o veículo nas localidades que se vai receber atendimento. Mobilizando a população vamos conseguir acabar com esta injustiça”, explicou a vereadora.
A vereadora Vera Lopes (PPS) vai debater a excessiva cobrança de estacionamentos no Recife em audiência pública que realizará nesta terça-feira, 15, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Ela abordou o tema, durante sessão ordinária de segunda-feira, 14, fazendo fortes críticas à prática da cobrança do estacionamento, preparando-se para a reunião de hoje. A audiência pública, que começa logo mais às 10h, contará com a presença de promotores e representantes da Defesa do Consumidor e da sociedade civil.
A Revolução Pernambucana de 6 de março de 1817 foi exaltada pelo vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) na tarde desta segunda-feira, 14. O parlamentar destacou a importância da data histórica, que criou a primeira República do País, com duração de 68 dias. “Ninguém pensa e nem lembra quanto representa ser um vereador do Recife, a cidade mais constitucionalista, humanista e histórica do Brasil”.
O vereador Gilvan Cavalcanti (PMN) ingressou na tarde desta
segunda-feira com um requerimento pedindo ao Promotor da vara de
Execuções Penais para transferir e reduzir a pena de uma mãe que
perdeu três filhos queimados. Segundo o vereador, a mãe saiu de casa
para trabalhar e deixou os filhos sozinhos em casa. “O barraco pegou
fogo e as crianças faleceram, mas ela estava na rua trabalhando. Seu
ato foi qualificado como abandono de incapaz. Não é preciso lembrar
que a perda maior foi dela mesma que ficou sem os filhos”.
Preocupado com o alto número de arrombamentos de caixas eletrônicos em todo o país, o vereador Maré Malta (PPS), está elaborando um projeto de lei que quer garantir mais segurança para estes equipamentos. Na reunião plenária desta segunda-feira, 14, o parlamentar considerou o perigo dos arrombamentos e iniciou o debate sobre formas de controlar este tipo de ação onde, em geral, são utilizados fortes explosivos. “Estes métodos são ousados e altamente perigosos, porque são usados por pessoas que não sabem como manusear este tipo de material altamente explosivo”.
A vereadora Vera Lopes (PPS) criticou na tarde desta segunda-feira, 14, a excessiva cobrança de estacionamentos na cidade. Para debater o assunto, a parlamentar promove amanhã, no plenarinho da Câmara, uma audiência pública com a presença de promotores e representantes da Defesa do Consumidor e da sociedade civil.