Notícias

A quantidade de acidentes de motos, que levam à morte uma pessoa por hora em todo o país, mobilizou na tarde desta terça-feira, 16, os vereadores da Câmara do Recife. Vera Lopes (PPS) considera esses acidentes como uma verdadeira epidemia, lotando as Utis dos hospitais e aumentando o rombo da previdência social. A vereadora está convocando uma audiência pública, dia 15 de setembro, para discutir os acidentes com motos e a falta de fiscalização no trânsito.

O vereador Estéfano Menudo (PHS) foi à tribuna, nesta terça (16), informar sobre o resultado da reunião realizada ontem na comunidade do Vietnã. Os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PDT), Erivaldo da Silva (PTC) e Jadeval de Lima (PTN) também participaram do encontro onde foram levantadas diversas discussões em torno da busca para melhorias daquela comunidade, junto com lideranças comunitárias, religiosas e agentes de saúde.

Com pareceres favoráveis das comissões temáticas de Segurança Pública, Defesa dos Direitos Humanos, Defesa do Contribuinte e do Consumidor, Apoio Comunitário, da Criança e do Adolescente, o projeto de lei 36/2011, do vereador Maré Malta (PPS), vai a segunda votação na reunião plenária desta terça-feira, que começa às 15h. O projeto obriga todas as instituições bancárias que são autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, todos os correspondentes bancários, bem como todas as empresas especializadas no transporte e na guarda de numerários (valores de moeda corrente) que utilizam “carro-forte”, e estabelecidas no Recife, a utilizar equipamento de segurança tipo malote que contenham dispositivo interno que inutilizem as cédulas nos casos de arrombamento ou de abertura não autorizada.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, as doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão lidera as estatísticas de morte provocadas pelo câncer. Os dados foram trazidos ao plenário na tarde desta segunda-feira, 15, pelo vereador Alfredo Santana (PRB), que se mostrou preocupado com o aumento e as consequências do consumo do cigarro.

O sucesso do evento Recife sem Drogas, desse final de semana no Parque Dona Lindu, foi para o vereador Luiz Eustáquio (PT) o pontapé inicial de uma longa caminhada. Ele disse na tarde desta segunda-feira, 15, que fez a distribuição de camisas e adesivos para incentivar a sociedade a se engajar na luta, que deve ser sem tréguas. Além da Prefeitura do Recife, a ONG Oásis da Liberdade, participou ativamente do evento. Ele lembrou a criação da Frente Parlamentar contra o Crack, que já realizou diversas audiências públicas e viagens a outros estados para conhecer a realidade e como eles tratam a questão. “Essas experiências foram proveitosas e nos ajudaram a aprofundar a luta contra as drogas”.

Mustardinha deve ganhar Cmei

16/11/2020
08h00

O vereador Estéfano Menudo (PHS) comemorou na reunião plenária desta segunda-feira, 15, o início das obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil no Centro Social Urbano da Mustardinha (Cmei). Ele disse que vem travando essa luta desde o início de seu mandato. “A Prefeitura implantou o `Programa Primeira Escola para melhorar a qualidade do ensino, garantindo acesso a crianças d e0 a 5 anos. Para isso, foram propostos os centros de educação infantil, os Cmeis, com projeto próprio para atender a esta clientela”.

Os vereadores da Comissão Especial de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara se reuniram na manhã de hoje, 15, com o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, para discutir o projeto de lei do Poder Executivo que institui o Plano de Mobilidade Urbana para o Recife. Botler explicou aos parlamentares a proposta da prefeitura. “Observei que existe integração com o plano de mobilidade estadual, o que vai facilitar a implantação”, afirmou Gilberto Alves (PTN), presidente da comissão.

Foi enviado ao Executivo Municipal para efeito de sanção da lei e publicação no Diário Oficial, o projeto de autoria do vereador Marcos di Bria (PTC), que declara de utilidade pública, no âmbito municipal, o Projeto Barnabé, hoje uma associação civil sem fins lucrativos. A matéria foi aprovada em duas votações realizadas na semana passada na Câmara Municipal do Recife e o prefeito João da Costa terá 15 dias úteis, a partir do dia em que receber o projeto, para analisá-lo. O prazo está previsto na Lei Orgânica do Recife, artigo 34, o qual determina que se a autoridade do Executivo não se pronunciar, haverá automaticamente uma sanção tácita.

O programa TV Câmara do Recife volta a ser apresentado a partir desta segunda-feira, 15, através da TV Universitária, canal 11, com o objetivo de democratizar a informação e dar ainda mais transparência às atividades dos vereadores. O programa diário, mais ágil e moderno, terá meia hora de duração e será apresentado sempre das 6h50 às 7h20. Ele vai permitir ao cidadão recifense acompanhar em casa os debates políticos que são realizados no plenário, além de ficar conhecendo os projetos de lei que podem alterar a realidade da cidade.

A maior comenda da Câmara Municipal do Recife, a Medalha do Mérito José Mariano, foi entregue ao ex-prefeito e deputado federal João Paulo (PT) em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 11. “É com grande alegria que hoje retorno à Casa José Mariano, onde iniciei minha carreira parlamentar, em 1988, como o primeiro vereador do PT no Recife, num período em que o Brasil vivia o processo de redemocratização. Como prefeito do Recife estabeleci com essa Casa uma relação pautada pelo diálogo e respeito com os meus colegas de partido, a base aliada e todas as forças políticas aqui representadas. Isso me permite estar aqui hoje muito à-vontade, lisonjeado e feliz para receber essa homenagem”, disse João Paulo.