Mais de um 1,1 milhão de pessoas, 99% de ocupação da rede hoteleira, 340 apresentações em palcos, 8 polos no centro da cidade e 9 descentralizados, 43 polinhos e 800 agremiações. Números apresentados pelo líder do governo, Josenildo Sinesio (PT), ao comemorar na reunião plenária desta segunda-feira, 14, o sucesso do carnaval do Recife 2011. Vários parlamentares também parabenizaram a prefeitura pela organização e exaltaram a beleza da festa.
A Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema "Fraternidade e a vida no Planeta - A criação geme em dores de parto". O lançamento feito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) repercutiu na sessão desta segunda-feira, 14. O vereador Josenildo Sinesio (PT) apresentou requerimento para discutir no plenário da Câmara a importância da iniciativa. O debate será ainda esse mês, em data a ser definida, e terá a presença do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Em seu discurso na tarde desta segunda-feira, 14, o vereador Gilberto Alves (PTN) apoiou uma iniciativa pioneira no campo da cultura, a Federação Nacional da Economia Criativa – FNEC, lançada no mês passado, durante a programação do Porto Musical, no Recife. “Coloco minha atuação parlamentar à disposição de suas causas por entender a cultura como um dos setores mais dinâmicos da nossa economia e um dos mais importantes agentes de transformação social”.
Quatro pareceres a projetos de lei serão votados, em primeira discussão, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 14, na Câmara Municipal do Recife, prevista para começar às 15h. O primeiro altera os quantitativos do grupo ocupacional de assistência social; o segundo, institui novos imóveis de proteção de área verde – IPAVs – situados no município do Recife; o terceiro, dispõe sobre a doação de guaritas para instalação em logradouros públicos e o quarto, que cria o sistema cicloviário.
Neste domingo, 13, o programa Em Off apresentado por Mário Neto, na Rede Estação, canal 14 (UHF), vai exibir entrevista com o presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT). O parlamentar falou dos desafios da gestão na Casa de José Mariano no biênio 2011/2012, dos principais projetos, do relacionamento entre as bancadas de oposição e do governo, além de discutir a mobilidade urbana no Recife. O programa vai ao ar às 22h30.
Neste sábado, quando o Recife comemora 474 anos de existência, não é feriado municipal. O dia é apenas uma referência ao aniversário da cidade - uma das mais antigas do Brasil -, mas ninguém sabe dizer com precisão quando foi criada. Por ser uma data simbólica (histórica) e não oficial, só é considerado feriado nas escolas municipais, quando ela cai em dias úteis. Já o comércio, por exemplo, funciona normalmente.
Alunos com deficiência poderão praticar esportes de várias modalidades reconhecidas pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, como basquete em cadeira de rodas, atletismo e natação. O esporte paraolímpico, voltado aos estudantes da rede pública de ensino do Recife, é um projeto de lei autorizativo do vereador Alfredo Santana (PRB).
A próxima ponte ou viaduto a ser inaugurado no Recife receberá o nome do ex-governador de Pernambuco, entre os anos de 1959 e 1963, Cid Feijó Sampaio. O autor da homenagem, vereador Antônio Luiz Neto (PTB), teve seu projeto de lei sancionado pelo prefeito João da Costa. O texto foi publicado no Diário Oficial do município, edição do dia três de março.
Um projeto de lei do vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) obriga as empresas de telefonia fixa e móvel a atender aos usuários num tempo de até vinte minutos em dias normais e de até trinta minutos em dias anteriores ou posteriores a feriados prolongados. De acordo com o projeto, este tempo foi calculado levando em consideração o fornecimento dos serviços essenciais à manutenção do ritmo normal das atividades, tais como energia, telefonia e transmissão de dados.
Na reunião desta quarta-feira, 2, da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Romildo Gomes (DEM), foi feita a distribuição de um projeto de lei de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS). O presidente, juntos com outros membros da Comissão, fez um minuto de silêncio pela morte do filho do vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT), Michel Cipriano, assassinado esta semana.